Cleverson Siewert assumirá a Casa Civil do estado de SC…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) nomeou Marcelo Mendes, procurador de carreira do Estado, no cargo de Secretário Adjunto da Casa Civil. A nomeação saiu na quinta-feira (11) em Diário Oficial.
Marcelo responderá temporariamente pela pasta até que o governador Jorginho organize e alinhe a missão junto com Cleverson Siewert, posteriormente assinando sua nomeação, Cleverson assumirá a função na secretaria mais importante do governo. Capacidade tem e confiança pelo governador também, Cleverson é o atual secretário da Fazenda do estado, assumindo em seu lugar o secretário adjunto Augusto Piazza, ambos com alto prestígio por todo alto escalão do poder executivo.
É fake news que o governador não quer solução caseira, o governador Jorginho Mello presa pelo nome de toda a sua equipe, e não vê qualquer problema nomear líderes que já estão comandando alguma secretaria com maestria, até porque a preferência é justamente para nomes que já fazem parte da equipe para a secretaria mais importante do estado.
TP LINK EM SC
Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) assinou na quinta-feira, 11, um protocolo de intenções com a empresa chinesa TP Link. O grupo fabricante de roteadores e acessórios de tecnologia é líder no segmento no mundo e viu em Santa Catarina um atrativo para operar parte de seu estoque e logística de importação.
No encontro, o governador Jorginho Mello, acompanhado por secretários de Estado, colocou Santa Catarina à disposição para atender as necessidades da empresa. “É um esforço do Governo para que a gente consiga atrair investimentos para Santa Catarina, para gerar renda, tributos e emprego. É uma empresa exemplo no que produz e tem envergadura para estar no nosso estado”, disse com propriedade o governador.
PRIMEIRA EXPORTAÇÃO DE MPES
Internacional – A criação do pioneiro SC-Export teve êxito logo na sua largada, no mês de novembro do ano passado. Projetou o fechamento de US$ 2,096 milhões em negócios no Paraguai e US$ 1,45 milhão em exportações com o Chile, para os próximos 12 meses, para as 41 micro e pequenas empresas (MPEs) que participaram desta primeira etapa do projeto. O objetivo do SC-Export é impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses, promovendo e implementando políticas públicas para exportação.
Liderado pela vice-governadora Marilisa Boehm, o SC-Export é uma parceria do Governo do Estado (representado pela Secretaria de Articulação Internacional – SAI e pela Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço – SICOS) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
“Para o Governo do Estado, este projeto piloto se destaca como uma política pública inovadora em promoção comercial internacional. Ele tem também o objetivo de desenhar parcerias com os alunos beneficiados pelo programa Universidade Gratuita por meio do sistema Acafe, a exemplo do que aconteceu nessas duas viagens pelos alunos e pesquisadores da Univali, que trabalharam para fazer a preparação das empresas por meio de geração de catálogos, estudos de demanda, formação de preço, websites em língua estrangeira, estudo logístico, plano de exportação, dentre outras ações”, explicou o secretário da Articulação Internacional do estado de SC, Juliano Froehner.
OPERAÇÃO ESTAÇÃO VERÃO
Santa Catarina – Os órgãos envolvidos com a Operação Estação Verão apresentaram, quarta-feira,10, um balanço parcial ao governador Jorginho Mello (PL). As áreas da saúde, segurança pública, serviços essenciais e turismo trabalham integradas desde o mês passado para assegurar um período de tranquilidade aos catarinenses e aos turistas que visitam o estado na temporada.
“Unimos esforços e o resultado é esse aí. Números positivos, de um verão tranquilo e seguro para moradores e visitantes. Não tenho dúvida que será uma grande temporada. Seguiremos vigilantes e atuantes”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
ENCONTRO DE GIGANTES
Santa Catarina – O Procurador-Geral do Justiça, Fábio de Souza Trajano, recebeu em seu gabinete a visita do deputado estadual Marquito. O Subprocurador-Geral de Justiça para assuntos institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, também acompanhou a reunião. Na pauta, assuntos de interesse institucional relacionados ao meio ambiente e questões sociais. Marquito é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc.
É MENTIRA
Santa Catarina – Recentemente foi publicado em um jornal impresso por um grupo de comunicação catarinense uma fake news grave sobre a assessoria e articulação política do vosso governador do estado Jorginho Mello (PL) e o tema da nomeação do seu filho o conceituado advogado e gestor público Filipe Mello. Na fake news o colunista afirma mentiras descaradas que o governador estava sendo assessorado e tendo trabalhos de articulação com o Secretário de Comunicação da prefeitura de São José e ainda envolvendo nomes dos líderes do partido PSD em SC e principalmente do atual Secretário de Comunicação do Estado. Tudo mentira. As informações são infundadas e desqualifica o colunista que tem uma longa data de experiência no jornalismo estadual. Os comentários no cenário são negativos para o jornalista que acreditou na mentira e publicou sem antes comprovar a veracidade, e mais ainda para o Secretário da prefeitura de São José, pois os catarinenses sabem que o Secretário afundou diversos políticos e agora está afundando o nome do prefeito Orvino Coelho de Ávila. A tentativa do Secretário de São José de se aproximar da Secretaria de Comunicação do Estado de SC e voltar a ter as “tetas” que tinha como no governo passado ficaram claras e nítidas, mas segundo informações precisas e próximas do governador, a atual equipe do poder executivo está assistindo em silêncio e observando, para no momento correto agir.
ELEITORES TÊM QUATRO MESES PARA REGULARIZAR TÍTULOS
Santa Catarina – Neste ano serão realizadas as Eleições Municipais 2024, e para que a Justiça Eleitoral tenha tempo de organizar a votação com base no eleitorado apto, a Lei das Eleições prevê que o fechamento do cadastro ocorra 150 dias antes do primeiro turno do pleito.
Sendo assim, para votar nas eleições deste ano, é preciso estar com sua situação regular até o dia 8 de maio. Emissões de novos títulos, transferências de domicílio e quitação de débitos são serviços que ficam indisponíveis após essa data.
Em 2024, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos mais de 5.500 municípios brasileiros. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro. No dia 27 de outubro ocorre o segundo turno — apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato alcançou mais da metade dos votos válidos na primeira votação.
EXCELENTE NOTÍCIA PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS
Brasil – Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado do índice calculado pelo IBGE estimula a volta dos consumidores e permite uma redução dos custos operacionais das micro e pequenas empresas.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, encerrou o ano abaixo do teto da meta pela primeira vez desde 2020. O índice de 4,62%, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi menor que os 5,79% registrados em 2022. A meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), ligado ao Ministério da Fazenda, para este ano era de uma inflação de 3,25%, mas com uma margem de tolerância que poderia ir de 1,5% até 4,75%.
NAVIO OPERANDO NO PORTO DE ITAJAÍ
Itajaí – O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmaram, após encontro com o presidente Lula, que o Porto de Itajaí será entregue com navio operando. Agora, a empresa vencedora da licitação do contrato temporário por dois anos, a Mada Araújo Asset Management, terá concluído as questões burocráticas para a outorga da infraestrutura portuária. A intenção é promover uma reinauguração do Porto de Itajaí, com a presença do presidente Lula, quando também deverá ser lançada a licitação para a concessão do porto, que será mantido público por meio de delegação municipal da autoridade portuária, por 25 anos.
FILIAÇÃO DE LULA NO PL?
Brasil – A Polícia Federal instaurou um inquérito a quinta-feira (11) para investigar a falsa filiação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Partido Liberal (PL), partido de Jair Bolsonaro. O TSE já detectou que a senha utilizada, imediatamente cancelada, seria de uma advogada do PL. A informação foi confirmada com interlocutores da corporação. Na prática, a alteração de qualquer filiação partidária de um eleitor só pode ser feita pela própria sigla responsável pela filiação, mediante um representante da legenda que acesse o sistema Filia com senha pessoal. O sistema de filiação está funcionando normalmente, o que descarta um ataque ao sistema ou falha na programação. Interlocutores do TSE informaram que houve uso de credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa. As informações apontam que Lula estava ligado ao PL em São Bernardo do Campo, tendo sido desligado do PT desde 15 de julho do ano passado.
A SEGUNDA NOMEAÇÃO DE LEWANDOWSKI
Brasil – O presidente Lula (PT) anunciou o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino. A posse oficial acontece no dia 1º de fevereiro, informou o presidente.
Ricardo Lewandowski é jurista e tem 75 anos. Dedicou 17 de seus 33 anos de magistratura à Suprema Corte do país. Foi presidente do STF de 2014 a 2016 e presidiu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no Senado. Ele se aposentou em abril de 2023 e atualmente ocupa a presidência do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.
Foto destaque: Divulgação