Exemplo no Brasil, programa Universidade Gratuita é realidade…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Exemplo no Brasil, o programa Universidade Gratuita é, sem dúvidas, um dos maiores programas governamentais da história de Santa Catarina.
Elaborado pelo Governador Jorginho Mello (PL), os catarinenses poderão cursar a universidade dos seus sonhos, não se limitando apenas às opções que conseguem pagar.
Isso é possibilitar o acesso a oportunidades, comprovando mais uma ação prometida na campanha eleitoral pelo vosso governador, o futuro do desenvolvimento do nosso Estado a cada dia que passa aumenta nas mãos do atual governo. Quando existem erros é necessário a imprensa criticar, as criticas são feitas, da mesma forma quando existem acertos, é necessário elogiar, essa baita sacada do Jorginho ficará na história. Merece o reconhecimento não só de Santa Catarina mas do Brasil.


SC E EMBAIXADA DOS EUA NO BRASIL FIRMAM PARCERIA

Santa Catarina – Na manhã desta quarta-feira, 17, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu a visita da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, na Casa d’Agronômica. O governador falou dos potenciais do estado e apresentou um vídeo institucional com informações sobre a economia, turismo, serviços e demais potenciais catarinenses.
Jorginho Mello destacou a importância de manter a boa relação, principalmente, com países que já fazem negócios diretos com Santa Catarina. “Eu recebi hoje a embaixadora dos EUA e pudemos mostrar dados e números do que a gente é exemplo para o Brasil. Esse é o tipo de relação e parceria que é bom para os dois lados, pelo que representamos e pelo que fornecemos dentro da balança comercial brasileira”, destacou o governador.
O objetivo do encontro é garantir parcerias e a cooperação nas áreas de comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação; direitos humanos; cooperação internacional e internacionalização; negócios internacionais; melhores práticas na resolução de problemas administrativos; e segurança pública. Além de colaborar para a definição de metas, parâmetros e resultados claros, visando o intercâmbio das melhores práticas, serviços e tecnologias. Também foi debatido o intercâmbio de especialistas e a promoção de visitas técnicas. Com a assinatura do memorando as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico buscando entendimento recíproco.
O secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, disse que esse encontro vai estreitar ainda mais a relação entre esses dois grandes parceiros, já que Santa Catarina e os EUA tem muita coisa em comum. “Nós temos a economia, projetos, a indústria que tem presença nos Estados Unidos. E várias industrias importantíssimas com presença em solo catarinense e uma grande vantagem competitiva no sentido de apoio tecnológico, logístico e aproximação econômica”, reforçou o secretário Juliano.


ZENA E EDUARDO SÃO OS NOVOS SECRETÁRIOS

Florianópolis – Em de decorrência das investigações que Edmilson Pereira e Fábio Braga estão respondendo na Polícia Civil, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), fez duas mudanças no colegiado da capital na quinta-feira, 18 de janeiro. Zena Becker, que já fazia parte do governo municipal, assume a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, por conta do afastamento de Edmilson Pereira. Já o administrador Eduardo Sardá, secretário-adjunto da Casa Civil, assume como titular da pasta do Meio Ambiente após afastamento de Fábio Braga.
“Ambos os secretários já estavam integrados nos projetos da prefeitura e vão dar seguimento ao trabalho sem prejuízo para a cidade. Temos carnaval nas próximas semanas e precisamos continuar o trabalho”, disse Topázio.


IMPORTANTE REUNIÃO DO PL

Florianópolis – Com a presença do governador do estado de SC e presidente do Partido Liberal no estado, Jorginho Mello, a executiva do PL municipal de Florianópolis, liderada pelo presidente Heleno Orlandino, vem desde o ano passado trabalhando para apresentar nomes fortes, principalmente, para garantir aos que irão concorrer pela primeira vez, a real chance de se elegerem. Por isso o alinhamento para a construção da chegada do vereador Bericó, que já se declarou fiel ao projeto do PL na eleição para governador em 2022, a chegada do vereador Gemada e do vereador Gabrielzinho mostram estarem fortes para elegerem a maior bancada na câmara da capital. Existem outros nomes fortes que serão apresentados no decorrer do tempo.
Na reunião foi discutido o planejamento para o ano de 2024, visando um futuro ainda mais promissor para a capital dos catarinenses.
A vereadora Maryanne Mattos como Líder do PL na Câmara, presidente do PL Mulher municipal e vice-presidente da executiva municipal afirmou, “sou grata ao governador pela confiança e por estar nos guiando no melhor projeto político que Floripa já teve.”.


O MELHOR ARROZ DO BRASIL

Massaranduba – Na quinta-feira, 18, foi realizada a 6ª Abertura Oficial da Safra de Arroz de Santa Catarina, em Massaranduba, considerada a capital catarinense desse grão. O evento foi realizado com apoio do Governo do Estado, o governador Jorginho Mello (PL) participou da programação.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária esteve presente com suas empresas vinculadas: Epagri, Cidasc e Ceasa, que compartilham conhecimento sobre as novas tecnologias para uma produção mais rentável e sustentável do arroz.
SC é o 2º maior produtor de arroz do Brasil, e o campeão em produtividade. Segundo dados da Epagri/Cepa publicados pelo Observatório Agro Catarinense, o Estado deve produzir 1.244.485 toneladas do grão na safra 2023/24 – aproximadamente 12% da produção nacional, com uma produtividade média de 8.541 Kg/ha.


PAGAMENTO DIGITAL

Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) sancionou a Lei 18.824/2024, proposta pelo deputado Matheus Cadorin (Novo), que incentiva o uso do Pix para quitação de tributos estaduais em Santa Catarina. A nova legislação concede aos contribuintes catarinenses a opção de utilizar meios de pagamento digital, como o Pix, para saldar débitos tributários, taxas e contribuições. Com o objetivo de modernizar e agilizar a arrecadação de impostos no estado, a iniciativa terá efeitos em até 120 dias a partir de sua publicação na terça-feira (9).


DNIT ANUNCIA NOVO VIADUTO NA BR-282

Santa Catarina – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) emitiu a ordem de serviço para o início das obras de um novo viaduto na BR-282, localizado em Rancho Queimado, na subida da Serra. O projeto visa aprimorar a infraestrutura viária, proporcionando maior segurança e fluidez ao tráfego na região.
O deputado estadual Lucas Neves (Podemos), presidente da Frente Parlamentar da 282 na Alesc, expressou sua satisfação com a notícia, destacando a importância de projetos como esse para o desenvolvimento regional. “A BR-282, vital na ligação entre o litoral e o Oeste Catarinense, demanda restauração e duplicação para assegurar a fluidez e a segurança. Estaremos atentos para garantir que essas ações se concretizem.”


GERALDO ALCKMIN E PRESIDENTE DO SEBRAE SE REÚNEM

Brasília – O presidente do Sebrae, Décio Lima, esteve reunido na quinta-feira (18), com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Na pauta do encontro estavam o programa Brasil Mais Produtivo, que tem como objetivo aumentar o nível de produtividade e competitividade dos pequenos negócios e o programa que o Sebrae e o governo federal devem lançar em breve para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito.


MODERNIZAÇÕES OPERACIONAIS

Santa Catarina – O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Locatelli, e o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Durval Amorim, estiveram na quinta-feira, 18, em audiência com o Presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus de Nadal, para tratar de assuntos referentes à parceria entre os dois órgãos que agem no combate à corrupção.
Um dos principais assuntos foi a implantação de modernizações operacionais pelo Ministério Público para que os dados do TCE oriundos do sistema e-Sfinge possam continuar a ser utilizados pelos Promotores de Justiça nas investigações de desvios de recursos públicos.


IMPOSTOS SOBRE GRANDES FORTUNAS

Internacional – Um grupo de cerca de 250 bilionários e milionários pediu oficialmente para pagar mais impostos. Uma carta aberta, divulgada nesta quarta-feira, 17, exige que a elite política global, reunida nesta semana no Fórum Econômico Mundial de Davos, aumente os impostos sobre grandes fortunas. O objetivo é combater as desigualdades e possibilitar melhoras nos serviços públicos. Dentre os nomes que assinaram o documento, está o único brasileiro na lista, João Paulo Pacifico, fundador do grupo de investimentos Gaia. Além de empresário, Pacifico, de 45 anos, atua como escritor, ativista e conselheiro do Greenpeace. Autor dos livros “Onda Azul” e “Seja Líder Como o Mundo Precisa”, ele foi apresentador de programas na Rádio Globo, assinou colunas e escreveu artigos sobre bem-estar corporativo. Atualmente, ele investe em projetos sociais e colabora com as cooperativas do Movimento dos Sem Terra (MST). Em 2009, Pacifico fundou o Grupo Gaia, uma empresa de investimentos. Através dela, inseriu cooperativas agrícolas ligadas ao MST no mercado financeiro.


Foto destaque: Divulgação