Mauro de Nadal estreita relações com a Câmara de Comércio de Dubai…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Internacional – Com o intuito de estreitar as relações comerciais entre Santa Catarina e Dubai, o presidente da Assembleia Legislativa liderou uma comitiva que se reuniu com a Câmara de Comércio de Dubai. O grupo foi recebido pelo presidente do órgão, Mohammad Ali Rashed Lootah.
Na ocasião, De Nadal representou o governador Jorginho Mello (PL), e apresentou os potenciais catarinenses. O deputado destacou que Santa Catarina está interessada não somente em exportar, como importar produtos e tecnologias dos Emirados Árabes Unidos.
Além disso, a comitiva buscou entender quais as necessidades dos empresários de Dubai: “foi uma reunião muito produtiva. O presidente da Câmara convidou as empresas catarinenses a conhecer as oportunidades de Dubai. Além disso, demonstrou interesse na área de tecnologia catarinense”, afirmou De Nadal.
Para o presidente da Câmara de Comércio de Dubai, há espaço para um crescimento das relações entre os Emirados Árabes e o Brasil, o que inclui Santa Catarina.
Mohammad adiantou que uma delegação da Câmara de Comércio de Dubai estará no Brasil, em março. “Vamos trabalhar para arranjar um encontro com o grupo, de preferência em solo catarinense. Assim, eles poderão conhecer de perto o nosso estado”, finalizou Mauro De Nadal.

Ouça o presidente da Alesc, Mauro de Nadal

COMITIVA DE SC VISITA GIGANTE ÁRABE DO RAMO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS E ITAJAÍ ENTRA NA PAUTA

Internacional – A comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello (PL) visitou na manhã da terça-feira (20) a DP World, nos Emirados Árabes Unidos. A empresa é considerada uma gigante no ramo de operações portuárias, chegando a movimentar 10% de toda carga transportada no mundo.
Durante a visita, as potencialidades de investimentos no setor catarinense foram apresentadas pelo governador. Ao final da reunião, os representantes da operadora adiantaram que conhecem Santa Catarina e que têm a intenção de participar da disputa pela operação do Porto de Itajaí, no Litoral Norte.


SENADO APROVA RESTRIÇÃO A ‘SAIDÕES’ DE PRESOS

Brasília – O Senado aprovou na terça-feira (20) o projeto de lei (PL) 2.253/2022 que restringe o benefício da saída temporária para presos condenados. O projeto, relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), previa a revogação total do benefício, mas foi alterado para permitir as saídas de presos que estudam. Na prática, o texto extingue a liberação temporária de presos em datas comemorativas e feriados, que tem sido chamada popularmente de “saidão”. O texto, aprovado com 62 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, voltará para a análise dos deputados.


INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA EM SÃO JOSÉ

São José – A Câmara de São José abriu caminho na terça-feira (20) para que o projeto de lei 011/2024, que trata da internação involuntária de dependentes químicos, recebesse sugestões e as adequações necessárias e venha a beneficiar a sociedade. Foi promovida uma Reunião Pública, com a presença dos vereadores, entidades representativas da sociedade civil, Ministério Público, poder executivo e forças de segurança.
Cryslan (Novo), um dos vereadores que mais se destaca com seu trabalho na Câmara Municipal de São José afirmou, e salientou que a prefeitura precisa agir também, “A internação involuntária pode ser um avanço na atual situação dos nossos bairros, além de ajudar a salvar a vida daqueles dependentes químicos que não respondem mais por si. Então, mais do que aprovar a lei, precisamos que os órgãos da Prefeitura tirem ela do papel e trabalhem de forma interligada com a saúde, assistência social e segurança pública.” destacou o vereador.
De acordo com a proposta, a internação será indicada diante da avaliação sobre o tipo de droga utilizada e também o padrão de uso e se não houver alternativas ao tratamento. O MPSC deverá ser notificado sobre cada internação. A família ou o representante legal poderão pedir a interrupção do tratamento, que deverá ser, por padrão de até 90 dias, mas até prolongado se o médico avaliar a necessidade.


FAZENDA ESTADUAL TEM NOVAS DIRETORAS

Santa Catarina – A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) tem duas novas servidoras à frente da Diretoria de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos (DIAI) e da Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR). Analista da Receita, Débora Müller assumiu a DIAI em 10 de janeiro, quando o auditor fiscal e ex-secretário Renato Lacerda passou a ocupar oficialmente a presidência da SCPar a convite do governador Jorginho Mello. Já a auditora de finanças públicas Loreni Pizzi está à frente da DIOR desde 2 de fevereiro, substituindo a também auditora de finanças públicas Mayana Dos Anjos Damiani. A SEF/SC conta hoje com sete diretorias, todas ocupadas por servidores concursados.
Para o secretário Cleverson Siewert, a posse do ex-diretor Renato Lacerda na SCPar e a nomeação da analista Débora Müller para a DIAI e da auditora de finanças Loreni Pizzi na DIOR demonstram o compromisso do governador Jorginho Mello em qualificar a gestão pública e valorizar o quadro altamente preparado de servidores.


Foto destaque: Divulgação