Julio Garcia decidirá, Ricardo Guidi ou Arleu da Silveira?…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Criciúma – Entre conversas e uma boa reunião, estavam 4 importantes políticos reunidos: Gilberto Kassab, Julio Garcia, Ricardo Guidi e Jorge Bornhausen. O motivo? A palavra e o compromisso de Julio Garcia assumir quem estiver na frente nas pesquisas para o importante pleito municipal da belíssima cidade de Criciúma.
Todos sabemos que Ricardo Guidi está na frente não apenas de uma pesquisa, mas de todas as pesquisas feitas até o presente momento na cidade, deixado claro que a decisão, o compromisso e a palavra devem ser cumpridas.
Até porque existe uma discrepância grande entre Ricardo Guidi e Arleu da Silveira, se menosprezar ninguém e com todo o respeito, mas Ricardo já foi deputado estadual, deputado federal e atualmente é Secretário de Meio Ambiente e Economia Verde do estado de Santa Catarina, já Arleu da Silveira, vereador e secretário-geral do Município de Criciúma, um grande aliado do prefeito atual Clésio Salvaro, lembrando que Clésio não pode mais disputar o pleito.
Julio Garcia sabemos que é um dos maiores e bem renomados políticos do estado, tendo um eleitorado comprometido e de respeito em toda a região carbonífera catarinense, o que muitos dentro do PSD/SC esperam é que Julio cumpra com sua palavra. Podendo aproximar ou então afastar Ricardo Guidi do partido. O tempo é o senhor da verdade, ele dirá, aguardamos dia 06 de março o resultado.


EM LAGES, CARMEN ZANOTTO DISPUTARÁ O PLEITO MUNICIPAL

Lages – A competente Secretária de Saúde do estado de SC, Carmen Zanotto, disputará a eleição municipal para a prefeitura de Lages, capital da região serrana catarinense. A aceitação de Carmen na cidade é extremamente positiva, além também da experiência da pré-candidata, tendo um currículo que poucos políticos em SC tem.


JORGINHO MELLO FOI O ÚNICO

Brasil – O governador Jorginho Mello foi o único governador de estado presente dia 25 na avenida paulista ao lado de Jair Bolsonaro sem pretensões para concorrer a um cargo, Tarcísio, Caiado e Zema, todos sabemos das pretensões, já Jorginho estava ao lado de Bolsonaro porque é fiel, homem de palavra, leal. Reparem.


MARYANNE MATTOS VICE DE TOPÁZIO NETO

Florianópolis – Em Florianópolis o Partido Liberal está prestes a definir o nome para o vice do prefeito Topázio Neto (PSD), a grande maioria cogita o nome da querida vereadora Maryanne Mattos, um nome forte que somara positivamente, representando as mulheres na política, será um baita acerto do presidente do partido no estado, Governador Jorginho Mello e do presidente do partido municipal, Heleno Orlandino.


CASA CIVIL CONTINUA SOB COMANDO DE MARCELO MENDES

Santa Catarina – A Casa Civil do estado de Santa Catarina continuará sob o comando de Marcelo Mendes, profissional competente, continua à frente da Casa até que o governador Jorginho Mello defina outro nome com calma, por enquanto nenhum definido, mesmo diante, está altamente zelada e administrada, Marcelo é maestro.


TSE REGULAMENTA USO DA IA NAS ELEIÇÕES

Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou regulamentações para o uso de inteligência artificial (IA) nas eleições municipais de 2024. As medidas proíbem explicitamente a veiculação de deepfakes em propaganda eleitoral, estabelecendo a necessidade de identificação de conteúdo sintético multimídia por meio de rótulos. A decisão visa combater a desinformação, e candidatos podem enfrentar a cassação de mandato e registro se a IA for usada inadequadamente. O TSE busca mitigar o uso ilícito da IA, vedando a disseminação de conteúdo fabricado ou manipulado. Além disso, recentes decisões proíbem a aplicação de chatbots e outras ferramentas para interlocução entre candidatos e outras partes, bem como a transmissão e retransmissão de lives eleitorais por canais na Internet ou veículos de rádio e TV, considerando-as atos de campanha eleitoral.


SALOMÃO RIBAS É DESTAQUE

Santa Catarina – O ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina Salomão Ribas Junior recebeu, na tarde da segunda-feira (26), durante a sessão plenária, a comenda “Colar do Mérito Ministro Miguel Seabra Fagundes”, instituída pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entidade que também presidiu. A honraria é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao controle externo e à administração pública brasileira.
Uma entrega simbólica da comenda havia sido feita durante o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em dezembro, em Fortaleza, quando o vice-presidente do TCE/SC, conselheiro José Nei Ascari, representou o homenageado.


UNESC SERÁ A GESTORA DO CRIO

Criciúma – A convite da reitora da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense e presidente da ACAFE, Luciane Ceretta, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, esteve nesta quarta-feira, 28, em Criciúma. Ele participou de reunião com integrantes do Conselho Municipal de Inovação da cidade. No encontro foi formalizado que a UNESC será a gestora do Centro de Inovação de Criciúma e Região – CRIO, que será inaugurado no dia 26 de abril.


VERGONHA ONTEM NO CÂMARA FEDERAL

Brasília – A absurda homenagem ao MST feita na Câmara dos Deputados na quarta-feira, 29, foi simplesmente uma vergonha. Todos sabemos que o MST é um movimento criminoso e terrorista, merece apenas o repúdio da Casa da Democracia brasileira e principalmente do povo brasileiro, eis que a sessão estava tão boa e importante que a imagem diz por mil palavras.


TRE-SC ABSOLVE DEPUTADO FEDERAL EM JULGAMENTO DE AIJES

Santa Catarina – O Pleno do TRE-SC, por unanimidade, reconheceu a improcedência das Ações de Investigação Judicial Eleitoral propostas pelos candidatos ao cargo de deputado federal nas Eleições de 2022, Ricardo João Peluso Alba, do Partido União Brasil, e Luiz Armando Schroeder Reis, do Partido Liberal – PL, em que pediam a cassação do diploma e a inelegibilidade do deputado federal Fábio Luiz Schiochet, do Partido União Brasil, eleito para o cargo no pleito de 2022.


Foto destaque: Divulgação