Encontro de gigantes em Tubarão…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Tubarão – Os pré-candidatos a Vereador em Tubarão pelo PL se reuniram na manhã do sábado (4). O objetivo foi discutir as demandas da Cidade Azul. O encontro aconteceu na sede municipal do Partido.
Os pré-candidatos foram recepcionados pelo Deputado Estadual Estêner Soratto, Presidente do PL em Tubarão e pré-candidato a Prefeito. “Foi a confirmação de que montamos um ótimo time. Nossos pré-candidatos estão preparados para fazer uma grande eleição. Vamos defender os valores da direita, comprometidos em cuidar da nossa Tubarão”, destacou.
Além dos pré-candidatos, o encontro do PL contou com a presença do Vice-prefeito Moisés Nunes e do Presidente da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), Dionísio Bressan.
SC É O QUE MAIS TEM BOMBEIROS MILITARES ATUANDO EM APOIO AOS GAÚCHOS
Rio Grande do Sul – Santa Catarina enviou mais bombeiros para atuar em apoio ao Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira, 6, o governador Jorginho Mello (PL) acompanhou o momento da troca das equipes de Força-Tarefa, no quartel da corporação em Araranguá. Agora serão 39 bombeiros militares de SC em apoio às operações de resgate no estado gaúcho.
“Fomos o primeiro estado a enviar ajuda aos nossos irmãos gaúchos e nesta segunda-feira, com o revezamento das equipes, Santa Catarina passa a ser a maior equipe de bombeiros militares atuando em apoio ao Rio Grande do Sul. Junto com a nossa solidariedade, essas equipes representam um trabalho técnico de excelência que vai salvar vidas e levar esperança às famílias que estão sofrendo nessa tragédia”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Os 32 bombeiros que atuam no Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira, 01, retornam para Santa Catarina para serem substituídos por bombeiros militares das equipes de FT dos Batalhões de Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José e Balneário Camboriú.
Nesta segunda etapa do trabalho, Santa Catarina está enviando 39 bombeiros militares especializados para este tipo de ocorrência, totalizando 09 células de FT, além da equipe de drones e o novo comando da operação. Entre os demais recursos empregados estão 10 viaturas 4×4, 17 embarcações, 11 motores de popa, drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas.
GUIDI DESTINA R$250 MIL PARA O ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
Criciúma – O deputado federal e secretário de estado do meio ambiente e da economia verde, Ricardo Guidi, oficializou nesta semana a entrega de um novo recurso para o Asilo São Vicente de Paulo, no valor de R$250 mil. A quantia, viabilizada por meio de emendas parlamentares, se soma a outros valores já encaminhados por ele à instituição.
A emenda irá assegurar o atendimento aos idosos que atualmente vivem na casa. “Nós temos uma história com o asilo e sempre que conseguimos colaboramos com este trabalho que é tão importante na nossa cidade”, frisou Guidi. Ele reforçou a parceria com a entidade, reconhecendo o importante trabalho realizado por todos os funcionários e apoiadores.
Participaram do ato os vereadores Jair Alexandre, Juarez de Jesus, Manoel Rozeng, Nícola Martins, Obadias Benones e também o ex-secretário de saúde do município Acélio Casagrande.
DIREITOS DA COMUNIDADE SURDA NA EDUCAÇÃO
Santa Catarina – O Deputado Estadual Estêner Soratto (PL) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que busca estabelecer a obrigatoriedade da educação bilíngue para todos os educandos surdos no estado. A proposta, fruto de reuniões com diretores e representantes ligados à educação dos surdos, especialmente com a Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos (Alpas), pode representar um marco na busca pela equidade educacional e inclusão dos surdos na sociedade catarinense.
Uma das modificações propostas por Soratto para simplificar o entendimento, é garantir que o professor bilíngue possa ser surdo. “Um dos pontos centrais do projeto é garantir a participação de professores surdos na educação bilíngue para promover uma educação mais inclusiva e eficaz para os estudantes surdos”, afirma o Deputado.
Outra alteração relevante proposta por Soratto é incluir a Libras no currículo do ensino infantil e fundamental. Além disso, a administração pública fica responsável por oferecer cursos para formação de intérpretes da Libras, manter em suas repartições o atendimento aos surdos, incentivar empresas concessionárias de serviços públicos a apoiar o uso da linguagem e oferecer cursos para formação de professores bilíngues em Libras e Língua Portuguesa escrita.
Por fim, a proposta visa garantir a equidade no acesso às escolas e oferecer melhores condições de aprendizado para os estudantes surdos, permitindo que sejam direcionados para instituições de ensino que atendam melhor às suas necessidades educacionais. O projeto ainda aguarda análise e votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
SENADO PROMOVE SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO PILOTO AYRTON SENNA
Brasília – O Senado promove sessão especial no próximo dia 10 de maio para lembrar os 30 anos de falecimento de Ayrton Senna. O piloto brasileiro de Fórmula 1 morreu no dia 1º de maio de 1994, aos 34 anos, após um acidente no Grande Prêmio de San Marino, realizado no circuito de Ímola, na Itália.
A homenagem foi sugerida pelos senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Chico Rodrigues (PSB-RR), Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE), Izalci Lucas (PL-DF), Jaime Bagattoli (PL-RO), Jorge Kajuru (PSB-GO), Mara Gabrilli (PSD-SP) e Sergio Moro (União-PR). No requerimento (RQS 223/2024), os parlamentares afirmam que a morte de Ayrton Senna foi “um dos dias mais tristes da história do nosso país”.
Foto destaque: Divulgação