Sucesso: Alesc 190 anos, Mauro de Nadal e deputados levam o parlamento até o povo…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), fez um balanço positivo da primeira edição do Programa Alesc Itinerante, realizado nesta semana em Blumenau, no Vale do Itajaí. Durante dois dias (terça e quarta), os deputados estaduais realizaram reuniões de comissões e sessões ordinárias em Blumenau, além de abrirem espaço para manifestações de entidades da região.
“Nossa avaliação é positiva, pois, conversando com os representantes das entidades, percebemos a alegria deles de ter a oportunidade de conversar com os parlamentares e, principalmente, de poder se manifestar na tribuna do Parlamento”, afirmou De Nadal. “Isso nos dá a segurança de que estamos no caminho certo.”
Para o presidente, a presença da Alesc em Blumenau cumpriu, ao mesmo tempo, o objetivo de comemorar os 190 anos do Legislativo estadual e de aproximar os catarinenses do Parlamento.
“Ao comemorar esses 190 anos, estamos aproximando o Parlamento da nossa gente. Somos os representantes do povo e quando nos aproximamos das pessoas e elas de nós, temos a certeza de que as ações que serão desenvolvidas daqui para frente estarão embasadas naquilo que é a vontade do cidadão catarinense.”


NÚMEROS

Santa Catarina – Além de abrir espaço para as entidades regionais, o Programa Alesc Itinerante também priorizou a aprovação de projetos de interesse do Vale do Itajaí durante a edição realizada em Blumenau. Ao todo, foram votadas e aprovadas 57 matérias, entre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, moções, entre outras.
O Parlamento abriu espaço para que 25 entidades se manifestassem. Tudo isso foi acompanhado por profissionais de cerca de 30 veículos de comunicação da região.


PRÓXIMA EDIÇÃO

Santa Catarina – O Alesc Itinerante terá, até o fim do ano, mais quatro edições. A próxima está programada para os dias 4 e 5 de junho em Joinville.
Após Joinville, o programa estará em Criciúma (julho), Lages (outubro) e Chapecó (novembro).


ECONOMIA DE SC CRESCE 5,1% EM FEVEREIRO

Santa Catarina – IBC-BR mostra que a atividade econômica da indústria apontou aumento de 6,6% no período; economia catarinense supera média brasileira em todos os setores.
A atividade econômica catarinense cresceu 5,1% no segundo mês do ano, em relação a fevereiro do ano passado. O percentual está acima da média brasileira, de 2,6% no mesmo período. De acordo com análise do Observatório FIESC, o desempenho foi motivado pelo ciclo de redução da taxa de juros no Brasil e pela manutenção do consumo das famílias.


RECONHECIMENTO

Santa Catarina – Com a presença do governador Jorginho Mello (PL), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) realizou na manhã desta sexta-feira, 10, o reconhecimento de pessoas que prestaram relevantes serviços às causas da segurança pública de Santa Catarina. Elas receberam a medalha de Mérito da Segurança Pública “Luiz Carlos Schmidt de Carvalho”.
A solenidade aconteceu no complexo administrativo da SSP-SC, em Florianópolis, e contou com a presença também do secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, do secretário-adjunto da Segurança Pública, Flávio Graff, dos comandos e representantes das forças de Segurança de SC ­– Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica ­–, de integrantes do Judiciário e do Ministério Público, servidores da Secretaria de Segurança e dos homenageados com a medalha da Segurança Pública.
O governador Jorginho Mello foi um dos agraciados com a honraria, prevista no decreto número 2.420, de 14 de outubro de 2014. Além do chefe do Executivo estadual, outras 17 pessoas receberam a medalha, entre elas, os chefes das forças de Segurança de SC e servidores das instituições de Segurança, o procurador-Geral do Estado, Márcio Vicari, o promotor Daniel Paladino, o juiz da Vara Criminal da Região Metropolitana, Elleston Lissandro Canali, entre outros.


DECRETO DE MEDIDAS DO TRANSPORTE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Santa Catarina – No mesmo ato, houve a assinatura pelo governador Jorginho Mello (PL) do decreto que estabelece à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) a adoção de medidas para organizar, coordenar, monitorar e avaliar o transporte intermunicipal de cidadãos em situação de vulnerabilidade social.


PL DIABETES AVANÇA NA ALESC

Santa Catarina – O projeto de lei que propõe conceder validade indefinida aos laudos médicos que confirmam a condição dos portadores de diabetes mellitus – tipo 1 (DM1) foi aprovado na Comissão de Saúde da Alesc. Essa medida visa reduzir a burocracia e proporcionar mais comodidade aos catarinenses. A proposta, apresentada pelo deputado Lucas Neves (Podemos), agora avança para votação em plenário.


ADVOGADA TRIBUTARISTA COORDENOU DEBATE NO ITAJAÍ COMEX SUMMIT

Itajaí – A advogada Kelly Martarello, especialista em Direito Tributário e vice-presidente Jurídica da Associação Empresarial de Itajaí, coordenou um debate na quinta-feira, 9, sobre A Reforma Tributária e os Impactos no Comércio Exterior, no Itajaí Comex Summit 2024, que acontece até hoje, sexta, dia 10, no Expocentro Julio Tedesco, em Balneário Camboriú.
Do painel mediado por Kelly Martarello, participaram: Ramon Santos de Medeiros, Auditor Fiscal da Receita Estadual/SC; Thális de Andrade, advogado, professor de Direito Aduaneiro, Doutorando em Direito na USP e Especialista na área Jurídica, Tributária e em Comércio Exterior; empresária Rosicleia Dos Santos; e o advogado Victor Macedo Vieira Gouvêa, mestre em Direito Tributário pelo Programa do Mestrado Profissional da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
Com 20 anos de atuação, Kelly Martarello é referência em Direito Aduaneiro e tem escritórios em Itajaí (SC) e em São Paulo/SP, com atuação em todo o País e no exterior.


Foto destaque: Divulgação