Em SC partidos políticos mostram organização e concentração para as Eleições 2024…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – Mais duas edições do Bora 15 – Mobiliza MDB foram realizadas, desta vez, no Oeste catarinense. Na noite de sexta-feira (24), o encontro aconteceu no hotel Lang Palace, em Chapecó e no sábado (25) foi a vez de São Miguel do Oeste. O presidente do MDB-SC, deputado federal Carlos Chiodini, destacou que o momento é fundamental para que a sigla tenha sucesso nas eleições de outubro.
“Tenho certeza de que faremos uma boa eleição em 2024, pois temos organização, trabalho e competência. O MDB continuará sendo o maior partido em número de prefeitos e vereadores em Santa Catarina. Esse ano será um divisor de águas, pois nosso partido está unido como há anos não se via”, enalteceu Chiodini.
O encontro de sexta-feira reuniu representantes das 59 cidades que compõem as coordenadorias regionais de Chapecó, São Lourenço do Oeste, Seara, Quilombo, Xanxerê, Palmitos e Concórdia. No sábado, estavam emedebistas das 32 cidades que compõem as coordenadorias regionais de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Dionísio Cerqueira e Maravilha. Um dos anfitriões do encontro na região Oeste, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal, também ressaltou o legado do partido, que completou 58 anos recentemente. “Falar do MDB é muito bom, pois nossa história é de orgulho, de conquistas, de luta, de transformação, de redemocratização”, lembrou de Nadal.
Para vice-presidente do MDB-SC, deputado federal Valdir Cobalchini, a palavra união define o atual momento. “Não há mais espaço no nosso partido para divisão ou iremos sucumbir. Precisamos nos abraçar para fortalecer o nosso partido” disse. Cobalchini falou, ainda, sobre o que vem fazendo por Santa Catarina na Câmara Federal. “Enquanto uns vivem de discurso, de redes sociais, outros trabalham e mostram resultados. Nós do MDB estamos lá para trazer o que as pessoas precisam”, declarou.
O deputado estadual Antídio Lunelli falou da sua experiência como prefeito, para motivar os pré-candidatos participantes dos encontros. “Eu era iniciante na política, estava concorrendo pela primeira vez quando conseguimos êxito em 2016 para a prefeitura de Jaraguá do Sul. Já em 2020 concorremos em chapa pura do MDB e, desta vez, ganhamos com mais de 73%. Deixei a prefeitura em 2022 para assumir uma cadeira na Alesc. E qual o segredo? Trabalhar muito, fazer tudo bem-feito e com muito amor. Lembrar que estamos aqui só de passagem, mas que temos um dever, temos que honrar nossas responsabilidades com a população”, argumentou Lunelli.
Participaram também dos eventos o presidente de honra do MDB-SC, Neuto de Conto; o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, o deputado estadual licenciado, Jerry Comper; a presidente do MDB Mulher de Santa Catarina, Dirce Heiderscheidt; o presidente da JMDB, Rennã Fedrigo; além de prefeitos, vices, vereadores e demais lideranças na região.
PL OFICIALIZA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE CLAUDIR BITTENCOURT
Capivari de Baixo – Um dos maiores eventos políticos da história de Capivari de Baixo. Foi com essa responsabilidade que o PL, MDB, PRD e AGIR se reuniram na noite da sexta-feira (24), para sacramentar uma grande parceria. O encontro aconteceu no Salão Paroquial do Bairro Três de Maio. No evento, a comunidade conheceu os pré-candidatos a Vereador e Prefeito do município.
O empresário Claudir Bittencourt foi oficializado pré-candidato a Prefeito pelo PL. “Montamos um grande time, pois Capivari de Baixo merece. Sou 100% capivariense e quero retribuir tudo que essa cidade fez por mim”, afirma.
Presidente do PL de Tubarão, o Deputado Estadual Estêner Soratto também participou do encontro. “Foi um grande evento! A união desses quatro partidos demonstra um pensamento comum para Capivari de Baixo: o da mudança”, destaca.
Pelo MDB, a empresária Samira Porto também foi lançada pré-candidata à Prefeita. O PRD lançou as pré-candidaturas de Edvan Borba Rodrigues e Fernando Izidoro de Oliveira. Já o AGIR lançou as pré-candidaturas de Marcos de Souza e Luiz Aroldo.
O evento da sexta-feira contou com as presenças do Deputado Estadual Volnei Weber (MDB), da Deputada Federal Júlia Zanatta (PL) e da Coordenadora Regional do PL Mulher, Graziele de Souza Soratto. Pré-candidatos a Prefeito e Vereador de outras cidades da Amurel também estiveram em Capivari de Baixo. O encontro também teve intérprete de libras.
GOVERNADOR JORGINHO MELLO E O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE E ECONOMIA VERDE, RICARDO GUIDI, LANÇARAM O PLANO ESTADUAL DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA
Criciúma – O Governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi, lançaram na segunda-feira, 27, em Criciúma, o Plano Estadual de Transição Energética Justa. A iniciativa visa diminuir impactos sociais, ambientais e econômicos diante da transição para energias mais limpas.
“É um programa para que a gente possa fazer uma transição do carvão, que é uma energia fóssil para uma energia renovável, acima de tudo preservando o emprego das pessoas. Precisamos aplicar a nossa inteligência técnica, para que a gente consiga através de projetos criar novos produtos, fazer essa transição de forma gradual, tecnológica, ambiental. Então a gente tem que criar formas, mecanismos, é por isso que a gente fez esse plano e o Ricardo Guidi que é o coordenador desse programa, da implantação dele, tem o DNA dele, tem a digital dele lá no Congresso da lei para que a gente consiga dar aos empresários e à economia e principalmente aos empregados do Sul de Santa Catarina vida longa”, disse o governador Jorginho Mello.
O sul catarinense foi o local escolhido para o lançamento por ser a região de maior impacto, devido à readequação das Termoelétricas, isso porque 15% da economia local vem do setor. A atividade garante mais de 20 mil empregos e beneficia cerca de 100 mil pessoas de forma direta e indireta. Além disso, fatura mais de 6 bilhões de reais por ano e movimenta diferentes setores da região.
“O plano é um marco para a cidade de Criciúma e para toda a região Carbonífera, o objetivo principal do plano é descarbonizar, sair do modelo de alta emissão de carbono para o modelo de baixa emissão de carbono, mas minimizando os impactos sociais ambientais e econômicos na região. A gente espera com esse plano criar um novo modelo de negócio, trazer novas oportunidades para que a gente possa gerar mais empregos e incrementar a economia”, pontuou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi.
PARCERIA GOVERNAMENTAL ENTRE O URUGUAI E SC
Brasília – O governador Jorginho Mello (PL) reuniu-se em Brasília, na segunda-feira, 20, com o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, para discutir a relação comercial entre Santa Catarina e o país vizinho. Durante o almoço, Jorginho Mello destacou os produtos que o estado produz e vende, além de enfatizar a importância do turismo.
“Muitos uruguaios visitam o estado para passar férias no verão. E queremos que eles continuem nos visitando também agora na Estação Inverno. Esse foi um dos meus convites ao povo do Uruguai”, disse o governador Jorginho Mello.
A reunião reforçou a parceria governamental entre o Uruguai e Santa Catarina, resultando no acordo de um futuro encontro entre o corpo diplomático uruguaio e o governo catarinense para fortalecer ainda mais os laços bilaterais.
EM CRICIÚMA, ISMAEL DO SANTOS E DARCI DE MATOS REFORÇAM APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE GUIDI A PREFEITO
Criciúma – O deputado federal Ismael dos Santos (PSD) esteve no sábado, 25, em Criciúma, para o Congresso de Jovens da Assembleia de Deus, igreja na qual ele é pastor. Na oportunidade, esteve acompanhado do deputado federal e secretário de estado do meio ambiente e da economia verde, Ricardo Guidi (PL).
Durante o evento, Ismael declarou mais uma vez seu apoio ao projeto de Ricardo Guidi pela prefeitura de Criciúma. “Minha amizade com Ricardo está acima de todas as coisas, estarei com ele nesta caminhada. Temos uma história antiga, desde o tempo dos nosso pais e isso não se apaga”, colocou ele reforçando também o potencial de Guidi e o quanto acredita no projeto.
Outra liderança importante do PSD é o deputado federal Darci de Matos que na semana passada também declarou apoio ao projeto de Ricardo Guidi pela prefeitura de Criciúma.
CELESC É FORÇA E APOIO NO RS
Rio Grande do Sul – A força-tarefa enviada pelo Governo do Estado e a Celesc para o Rio Grande do Sul segue firme nos trabalhos de recuperação e reconstrução do sistema elétrico do estado vizinho.
As equipes trabalham há mais de uma semana nas regiões afetadas, o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, também ressaltou o papel das distribuidoras de energia. “Distribuidoras de todo o Brasil estão unidas pela reconstrução do estado. A solidariedade e a cooperação são fundamentais neste momento, e a Celesc está orgulhosa de contribuir para a recuperação da rede elétrica do Rio Grande do Sul. Agradecemos a todos os envolvidos nesta missão pelo esforço e dedicação”, afirmou o presidente.
“As atividades têm sido intensas, mas recompensadoras. As equipes seguem trabalhando engajadas e com atenção especial na segurança diante das adversidades”, resumiu o coordenador dos trabalhos, Felipe Cassias Pereira, gerente da Divisão de Projetos e Construção (DPPC/DVPC). “Ainda existem muitas áreas alagadas ou com risco de desabamento, mas com o trabalho dos profissionais da Celesc, muitas localidades já tiveram a energia restabelecida, o que vem sendo muito comemorado pela população local”, acrescentou.
ATIVIDADE ECONÔMICA CATARINENSE SOBE 3% NO PRIMEIRO TRIMESTRE
Santa Catarina – A economia de Santa Catarina cresceu 3% de janeiro a março de 2024 em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o indicador de desempenho econômico medido pelo Banco Central (IBC-BR). O IBC do primeiro trimestre superou a média nacional do período, que foi de 1%. O indicador, considerado uma prévia do PIB, subiu 2,7% no acumulado dos últimos 12 meses no estado, também acima da média nacional do período, que foi de 1,7%.
MINISTRO DOS TRANSPORTES ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA RECUPERAÇÃO DE BR’S NO OESTE
A confirmação de assinatura de ordem de serviços para recuperação de trechos de rodovias federais no Oeste catarinense foi comemorada, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB).
Os trechos a serem beneficiados estão na BR-282, a partir de Chapecó em direção ao extremo Oeste; na BR-158, desde a divisa com o Rio Grande do Sul até a BR-282, e na BR-480, nas imediações de Chapecó. O montante de recursos previstos é de R$ 194 milhões.
A iniciativa confirma a disposição de recuperação das rodovias que fazem parte da malha rodoviária federal no Oeste. A informação sobre a ordem de serviço foi antecipada em recente visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, em abril, quando esteve em Palhoça, na grande Florianópolis, e conversou pessoalmente com De Nadal.
“Foi a terceira vinda de Renan a Santa Catarina em um ano e meio, sempre trazendo boas notícias. Da última vez, reforçamos o pedido de atenção para das rodovias federais que cortam o nosso Oeste, que são muito importantes para o escoamento da produção”, ele salienta.
Serão destinados cerca de R$ 80 milhões para este contrato já neste ano de 2024, iniciando os trabalhos pelo trecho de Pinhalzinho da BR-282/SC. O contrato firmado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê serviços de restauração do pavimento, com execução de reciclagem da base do asfalto, recapeamento e pintura, entre outros serviços de melhorias na pista. Também serão contemplados os trabalhos de roçada, poda e limpeza de bueiros e galerias.
A ampliação dos serviços no oeste é considerada prioritária pelo DNIT devido às condições das rodovias, que sofreram uma série de danos após as fortes chuvas dos últimos meses. A expectativa do DNIT é que os trabalhos iniciem o mais rápido possível.
As equipes vão atuar com tapa-buraco emergencial ao mesmo tempo em que avançam com serviços de revitalização completa do pavimento. O Departamento já possui recursos disponíveis para dar início ao investimento e vai avançar conforme condições climáticas favoráveis.
CLEITON FOSSÁ ASSUME CADEIRA NA ALESC
Santa Catarina – Com o intuito de prestigiar o Oeste catarinense e os suplentes do partido, o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) anunciou que se licenciará do cargo por 30 dias, a partir de 1º de junho. Quem assume a cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) durante o período é Cleiton Fossá (MDB), advogado de Chapecó, que conquistou 12.364 votos na última eleição.
Fossá foi eleito vereador de Chapecó em dois pleitos: 2012 e 2016. Durante os mandatos, foi primeiro-secretário da Mesa Diretora e também presidente da Comissão de Segurança Pública e Cidadania. Ainda, foi autor da resolução que criou a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara Municipal de Chapecó e foi membro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.
O futuro deputado ainda concorreu a prefeito de Chapecó em 2020, quando com chapa pura do MDB fez 21.940 votos, ficando em segundo lugar. Fossá vai atuar da Alesc principalmente em pautas relacionadas ao grande Oeste, como na infraestrutura rodoviária e demandas do Hospital Regional do Oeste. Lunelli retorna ao cargo de deputado estadual no dia 1º de julho.
LELA RECEBE APOIO DO PV
Florianópolis – O pré-candidato a prefeito de Florianópolis pelo PT, Vanderlei Farias, o Lela, recebeu apoio do Partido Verde para a disputa na capital. Em encontro no último final de semana, o PV reforçou que Lela é a melhor opção para liderar uma frente democrática e popular na capital.
Além do apoio à disputa majoritária, o PV apresentou os seus nomes para a disputa de cadeiras na Câmara Municipal. Por estarem na mesma federação, PT, PV e PCdoB disputarão vagas na Câmara na mesma chapa. Devem disputar pelo partido o fisioterapeuta Jean Ramos e a empreendedora Cris Tizoco. Nas eleições de 2012, Jean concorreu pelo PT e ficou como primeiro suplente.
O PV também contribuirá com a formulação das propostas para a área ambiental no plano de governo que será apresentado à população. As mudanças climáticas e o desenvolvimento aliado à preservação ambiental da cidade devem estar na centralidade das propostas.
Recentemente o PCdoB também declarou seu apoio à candidatura de Lela. Nas últimas eleições, em 2022, o presidente Lula chegou a quase 50% dos votos na capital, um percentual bem acima da média no estado. O candidato a governador, Décio Lima, levou a esquerda pela primeira vez ao segundo turno e também teve votação expressiva em Florianópolis. Os partidos da Federação Brasil da Esperança mantém diálogos com outras agremiações para ampliar esta frente.
DELTAN DALLAGNOL EM BLUMENAU
Blumenau – Casa lotada. Assim deve ser a palestra do ex-procurador da República que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, em Blumenau. O encontro será hoje, terça-feira (28), às 19h, no espaço de eventos do Restaurante Moinho do Vale.
Foram disponibilizadas 270 vagas gratuitas e todas foram rapidamente preenchidas. Na palestra, Dallagnol promete revelar detalhes sobre sua trajetória como jurista; as investigações dos crimes de corrupção na Petrobras e outras estatais; e o que o levou para a política.
Dallagnol, que exerceu o cargo de deputado federal pelo Paraná entre fevereiro e junho de 2023, agora é filiado ao Novo. O evento é uma promoção do diretório do partido em Blumenau, que se consolida com um crescente número de filiados na cidade.
PSOL APRESENTA UMA MULHER PARA A VAGA DE VICE NA CHAPA DE ARLINDO ROCHA (PT)
Criciúma – O PSOL deve se unir à frente de esquerda em Criciúma, endossando a pré-candidatura de Arlindo Rocha (PT), ancorada nos partidos de esquerda da cidade e movimentos sociais. Na construção da chapa, a Federação PSOL/Rede apresenta o nome de Mariana Furlan Sartor (PSOL) para vice de Arlindo (PT).
Seguindo a política nacional nas eleições presidenciais de 2022, o PSOL repetirá o apoio ao Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais. Inspirado pelas eleições estaduais, o partido quer uma vice mulher na chapa.
A federação PSOL/Rede defenderá um programa de frente ampla, em defesa da democracia e no enfrentamento à extrema direita. O programa defendido será estruturado em torno de políticas de combate à crise climática, voltado para as demandas da classe trabalhadora, a valorização dos servidores e dos serviços públicos, e dos movimentos populares da cidade.
Mariana, de 28 anos, nascida em Criciúma, é bióloga graduada pela UFSC e mestre pela mesma instituição. Atualmente é servidora municipal em Treviso, na Fundação Municipal de Meio Ambiente. Além disso, é militante do Resistência, corrente interna do PSOL, e dirigente do PSOL em Criciúma.
A decisão ainda será definida em convenção entre os partidos que compõem a frente. No entanto, a Federação PSOL/Rede enfatiza que Mariana é o melhor nome para ser vice de Arlindo, pois tornará a chapa mais plural e representativa.
Foto destaque: Divulgação