Tubarão será a Capital Catarinense do Turismo Ferroviário…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Criciúma – Para virar lei, proposta depende da sanção do Governador Jorginho Mello (PL). Os Deputados Estaduais aprovaram, na sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) da terça-feira (2), realizada em Criciúma, o projeto de lei apresentado pelo Deputado Estêner Soratto (PL), que transforma Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário. A proposta, discutida na Alesc, pretende fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região, aproveitando o rico patrimônio histórico e cultural ligado à ferrovia.
O reconhecimento de Tubarão como a Capital Catarinense do Turismo Ferroviário potencializa ainda mais esse setor, colocando a Cidade Azul em destaque no cenário nacional. “Como tubaronense, tenho um orgulho imenso da história ferroviária de Tubarão e do potencial que ela tem para impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico local. Agradeço aos meus colegas Deputados pela aprovação do projeto e por acreditarem nesse potencial,” comemora Soratto.
Tubarão teve seu desenvolvimento impulsionado pela urbanização e a chegada de imigrantes europeus. A inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina em 1884 foi um marco importante, conectando Tubarão a outras regiões e gerando prosperidade, especialmente após a instalação das oficinas centrais. O Museu Ferroviário de Tubarão, fundado em 1997, mantém viva essa história com uma coleção de máquinas a vapor, vagões e documentos históricos. Além disso, o Passeio Turístico Ferroviário Expresso, realizado em uma máquina a vapor, continua a atrair turistas, beneficiando dezenas de municípios.
O projeto agora segue para sanção do Governador Jorginho Mello (PL). Se sancionado, Tubarão ganhará um novo título que certamente fortalecerá o turismo local. Apenas no ano passado, mais de cinco mil pessoas visitaram o Museu Ferroviário, e os passeios de Maria Fumaça atraíram mais de 12 mil turistas de todas as partes do Brasil.
PARTIDO LIBERAL CATARINENSE É SINÔNIMO DE ORGANIZAÇÃO E TRABALHO
Santa Catarina – Dedicação, o Partido Liberal catarinense é sinônimo de organização e trabalho, com milhares de filiados mostra sua força e união, partido que mais cresceu no Estado vai chegar nas Eleições de 2024 muito bem organizado, liderado pelo vosso Governador Jorginho Mello, tem força e foco, com nomes fortes no cenário para disputa de pleitos municipais é o favorito do povo catarinense.
Grandes nomes também para a disputa de vereadores engrandece o PL-SC, tendo como uma das bases o Presidente Jair Bolsonaro, não esquece os princípios e capricho quando a palavra é seriedade.
PEC QUE GARANTE RECURSOS DA ALESC PARA AS REGIÕES SEGUE PARA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO
Santa Catarina – Está pronta para ir a plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2024, de autoria do deputado Mauro de Nadal (MDB) e subscrita por vários deputados, que acrescenta o parágrafo 14 no artigo 120 da Constituição do Estado de Santa Catarina. A condição foi alcançada na manhã desta quarta-feira (3), quando a Comissão de Finanças e Tributação apresentou parecer favorável à matéria.
O objetivo da proposta é assegurar que no mínimo 25% dos recursos financeiros devolvidos anualmente pelo Legislativo estadual ao governo, sejam aplicados em demandas apresentadas pelas bancadas regionais da Alesc. Na exposição de motivos que acompanha o projeto, o autor aponta a intenção de proporcionar aos deputados maior possibilidade de atender as necessidades das localidades que representam.
“Esta medida assegura que os parlamentares, representantes diretos das diversas regiões do Estado, tenham maior influência sobre a destinação dos recursos financeiros, garantindo que esses recursos sejam aplicados em projetos e iniciativas que realmente atendam às demandas específicas de suas comunidades.”, finalizou Mauro de Nadal.
TRE-SC REALIZARÁ REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA AS ELEIÇÕES 2024 COM TODOS OS JUÍZES ELEITORAIS DE SC
Santa Catarina – A Presidência do TRE-SC convocou os magistrados para que participem presencial ou virtualmente do encontro, uma reunião de preparação para as Eleições Municipais de 2024 com todos os juízes de primeira instância responsáveis pelas 100 Zonas Eleitorais de Santa Catarina. Será na sexta-feira, dia 5 de julho, das 14h30 às 18h. O encontro é fechado por tratar de assuntos internos.
PROGRAMA BRUSQUE MAIS INTELIGENTE
Brusque – O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SCTI, Marcelo Fett, esteve nesta terça-feira, 2, no Vale do Itajaí, representando o governador Jorginho Mello no lançamento do Programa Brusque Mais Inteligente. A iniciativa pioneira conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da SCTI, do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e tem como objetivo implantar ações no município que fortaleçam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores, principalmente a partir de ações inovadoras e tecnológicas.
“Compete a secretaria fazer a interlocução com os principais players nacionais e internacionais de tecnologia para as cidades inteligentes. Essa é uma das missões que o governador Jorginho Mello nos propôs desde a criação da SCTI”, destacou o secretário Fett.
O modelo de cidade inteligente deve ser implantado aos poucos em outros municípios pelo estado. Brusque, na ocasião, é o projeto inicial que poderá servir de referência para as outras cidades.
SUSPENSÃO IMEDIATA DE COMPRA DE ARROZ DO EXTERIOR
Santa Catarina – Um requerimento endossado por todos os membros da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc será elaborado e encaminhado para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e para o Ministério da Agricultura e Pecuária solicitando a suspensão imediata do leilão que prevê a importação de arroz beneficiado pelo governo federal. Essa foi a principal deliberação da reunião da comissão, realizada na manhã desta quarta-feira (3), em Criciúma, dentro do Programa Alesc Itinerante.
O assunto foi trazido à comissão pelo deputado José Milton Scheffer (PP), que contextualizou a situação do setor em Santa Catarina e no Brasil. A reunião contou com as participações de lideranças do segmento no estado como o presidente do Sindicato de Arroz do estado (Sindiarroz-SC), Walmir João Rampinelli, e o presidente da Cooperja e da Ocesc, Vanir Zanatta. A Conab foi convidada mas não enviou representante.
Foto destaque: Divulgação