Amor por Criciúma e por SC…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Criciúma – O candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi (PL) segue em ritmo acelerado de campanha. O governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL), aproveitou os compromissos na região Sul no domingo, 18, e esteve na cidade para participar do jogo entre Criciúma x Vasco, no Heriberto Hülse, ao lado de Guidi.
O governador é um dos grandes apoiadores de Guidi na caminhada eleitoral e tem participado de inúmeros eventos no município em apoio ao projeto. Humildade e simpatia, o que estamos presenciando é a naturalidade de uma dupla que trabalha por Santa Catarina e pela região carbonífera também, o candidato Ricardo Guidi e o governador Jorginho Mello mostraram mais uma vez os valores e o carinho pelo povo catarinense e criciumense. “Não tenho dúvida que a chapa Guidi e Acélio é a melhor opção para Criciúma e vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, pontuou Jorginho Mello.
Guidi reforçou a importância da presença do governador na cidade. “O governador Jorginho Mello tem se empenhado para transformar Santa Catarina em um lugar melhor para todos, assim como queremos fazer em Criciúma. O apoio, presença e parceria dele são essenciais para uma trajetória de sucesso”. O candidato ainda enalteceu a torcida ao Tigre. “Esse carinho pelo nosso Criciúma Esporte Clube vem de berço, não perco nenhum jogo – ao lado do meu filho Antonio – e o governador também tem coração tricolor”.


SÍLVIO SANTOS, UMA LENDA ETERNA

Brasil – Recebi com muita tristeza a notícia da partida de Sílvio Santos. Ao longo de toda a minha trajetória na televisão, percebi sua generosidade e preocupação genuína com a população que marcaram profundamente minha vida como jornalista.
Sílvio foi sem dúvidas um dos maiores apresentadores do mundo, a maneira de apresentar e conduzir programa não tem paralelo, um modelo internacional.
É com carinho que me recordo também da relação de amizade com diversos contatos profissionais para quem trabalhei, admiração e respeito mútuos que tinha com as emissoras e repetidoras, temos três grandes paixões: a comunicação, a televisão e o Brasil.
À família, aos amigos, aos colegas do SBT e aos fãs, fica aqui a solidariedade do Portal Hora Política e de todo o Grupo Replay.


19 MIL PEDIDOS DE REGISTRO DE CANDIDATURA EM SC

Santa Catarina – Encerrou na quinta-feira (15) o prazo para os partidos políticos apresentarem à Justiça Eleitoral seus candidatos às Eleições Municipais de 2024. Até o momento, 19.267 pedidos de registro de candidatura constam no sistema do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). São 832 candidatos às prefeituras, outros 832 ao cargo de vice-prefeito e 17.603 a vereador.
Os números podem variar nos próximos dias considerando as entregas feitas pessoalmente nos cartórios eleitorais, além de pedidos individuais de pessoas escolhidas como candidatas em convenção cujo requerimento não foi feito pelo partido, e ainda as indicações para vagas remanescentes, que podem ser preenchidas até o dia 6 de setembro.


FAVORITA: EM SÃO JOSÉ ADELIANA PERCORREU AS RUAS CONVERSANDO COM A POPULAÇÃO

São José – Uma caminhada pelos loteamentos Lisboa e Ceniro Martins, no bairro Forquilhas, marcou a arrancada da campanha de Adeliana Dal Pont e do PL de São José para eleição municipal, na manhã do sábado (17). Acompanhada por candidatos da coligação e apoiadores, Adeliana percorreu as ruas conversando com a população. Na oportunidade, a candidata teve a oportunidade de falar sobre seus objetivos e propostas para o bairro e para a cidade.


JOÃO COBALCHINI ENTENDE DE MANEZINHO

Florianópolis – Percorrendo os cantos da cidade de Florianópolis ouvindo cada munícipe e tentando sua reeleição é João Cobalchini (MDB), fala todas as línguas, entende de manezinho, preocupado com a capital, bem relacionado, promete uma votação expressiva, na presidência da Câmara Municipal, mostrou firmeza e experiência com diversas situações, vai longe, é mais um nome forte nestas Eleições de 2024, uma promessa linda na política catarinense.


VOTAÇÃO NO MPSC: MEMBROS DO CONSELHO SUPERIOR SÃO ELEITOS

Santa Catarina – Na sexta-feira (9), foi definida a composição do Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina (CSMP) para o biênio 2024/2026. Por meio de uma votação eletrônica, foram eleitos oito Procuradores de Justiça que atuarão como representantes da primeira instância e três que serão representantes do Colégio de Procuradores da instituição. Os eleitos deverão tomar posse no dia dois de setembro, em uma sessão solene do Colégio de Procuradores.
Vale destacar o mais votado, representante da primeira instância, com uma votação expressiva, Paulo Antonio Locatelli com 324 votos, aceitação excelente, fruto de dedicação e comprometimento, quem conhece sabe.
O CSMP é formado por 13 Procuradores de Justiça, que analisam os procedimentos finalizados pelos Promotores de Justiça para verificar se a decisão de arquivar, propor um acordo ou ajuizar ação foi a mais correta. O órgão também decide as promoções na carreira e as remoções dos Promotores de Justiça (mudança de comarca ou de Promotoria) e verifica se o membro que esteja respondendo a processo disciplinar deve ou não ser afastado.
Além de 11 Procuradores de Justiça eleitos, com mandato de dois anos, o Conselho Superior é formado por mais dois membros natos: o Procurador-Geral de Justiça e o Corregedor-Geral do Ministério Público.


GEDCLIMA PROPÕE INCLUSÃO DE POLÍTICAS DE PROTEÇÃO CLIMÁTICAS NAS PLATAFORMAS DE CANDIDATOS A PREFEITO E VEREADOR

Santa Catarina – O Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (GEDCLIMA) presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) elaborou e divulgou um enunciado para as campanhas de candidatos a prefeito e vereadores nas eleições deste ano. No documento, o grupo destaca que os candidatos devem incluir, nos planos de governo e de ações, políticas públicas concretas de proteção climática como política permanente de Estado.
“Independentemente do partido político ao qual pertençam, é essencial que os(as) candidatos(as) a prefeitos e vereadores prevejam políticas públicas concretas voltadas ao enfrentamento de eventos climáticos extremos e desastres socioambientais em seus planos de governo e de ações”, ressalta o documento do GEDCLIMA.
Além disso, na manifestação, o grupo enfatiza a importância de os eleitores avaliarem cuidadosamente as propostas de campanha dos candidatos no que se refere à gestão de riscos no âmbito das mudanças climáticas e desastres. “Essas propostas devem se traduzir em ações concretas durante os mandatos políticos, considerando um cenário que não permite mais retrocessos e omissões”, reforça o enunciado.


GOVERNANÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

Santa Catarina – O Delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, recebeu na sexta-feira (16) o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. O Ministro veio a Santa Catarina para participar do evento Governança e Segurança Pública, promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis.
O Ministro André Mendonça explorou o tema governança pública e crime organizado e começou sua manifestação dizendo que a governança nas instituições de segurança pública é fundamental para o enfrentamento das associações criminosas. Para uma plateia formada por policiais civis e integrantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, dentre outras autoridades, o Ministro elencou quatro grandes desafios para o enfrentamento do crime organizado: a falta de liderança política; governança no setor de segurança pública; atuação do sistema de justiça e gestão do sistema penitenciário.
O Procurador do MPSC, Fábio Trajano de Souza elogiou o desempenho da PCSC. “A Polícia Civil de Santa Catarina é uma das que mais combate corrupção, facções criminosas, identificação de autores de crimes digitais. E isso acontece porque temos harmonia e integração entre as polícias e um Poder Judiciário que dá uma resposta rápida e célere”, observou.
O Delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, destacou que a PCSC vem alcançando índices históricos como, por exemplo, 80% na resolução de crimes e que isso é resultado da cooperação entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. “Nossos bons resultados vem de um planejamento estratégico pautado na determinação do Governador Jorginho Mello que é atuar mantendo uma linha dura contra o crime e prestar um atendimento qualificado ao cidadão”.
A solenidade também contou com a presença do secretário da Casa Civil, Marcelo Mendes; do Primeiro Vice-presidente do TJSC, Cid José Goulart; da Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, presidente do TRE, entre outras autoridades.


Foto destaque: Caio Marcelo