Lá na frente: Partido Liberal catarinense é o gigante…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Lá na frente: Partido Liberal catarinense é o gigante exemplo na política brasileira, à frente do seu tempo, comandando pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, partido político cresce exponencialmente e aponta ainda mais sucesso no futuro…
Santa Catarina – Estratégias bem elaboradas e com extremo profissionalismo, trabalhos em equipe bem alinhados, com apoio total do presidente Jair Bolsonaro e comandado pelo Governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, o Partido Liberal catarinense mostrou sua força e grandeza, assertivo nas escolhas e decisões, comandará a partir de primeiro de janeiro do ano que vem 3,5 milhões de pessoas em noventa municípios de Santa Catarina. Em termos gerais, isso corresponde diretamente a 46% da população total do estado que é de 7,6 milhões de pessoas, de acordo com o senso divulgado pelo IBGE, em 2022.
Este apontamento leva em consideração as cidades que elegeram prefeitos do PL, sem contar aqueles em que a sigla possui o vice-prefeito ou apoio do partido ao candidato agora eleito, que é o caso de Lages e de Florianópolis. Juntos estes dois municípios somam mais 702 mil catarinenses.
Para o presidente do PL estadual, Jorginho Mello, este crescimento é reflexo de um trabalho que está se consolidando em todas as regiões. “A gente percebe que a população catarinense está alinhada às bandeiras e ao trabalho que o PL vem fazendo no estado. As pautas do conservadorismo, da família e da liberdade seguem mais vivas do que nunca e o resultado desta eleição é a prova disso. Além disso, mostra que a figura do presidente Bolsonaro está cada vez mais fortalecida aqui em Santa Catarina” destacou Mello.
Além disso, o PL garantiu posição de destaque no estado figurando como o maior partido de Santa Catarina. Passa a ter 90 prefeitos, 55 vice-prefeitos, 585 vereadores, doze deputados estaduais, seis federais, dois senadores, uma vice-governadora e o governador.
UM NOVO TEMPO PARA TUBARÃO
Tubarão – Estêner Soratto (PL) foi eleito Prefeito de Tubarão para os próximos quatro anos com uma votação expressiva. O pleito foi realizado no domingo (6) e o resultado saiu às 19h46, com 100% das urnas apuradas. O candidato da coligação Um Novo Tempo foi eleito com 73,30% dos votos e tomará posse no dia 1 de Janeiro de 2025. Foram 42.767 votos.
CONCÓRDIA É MASSOCCO
Concórdia – Edilson Massocco (PL) venceu com 48,78% dos votos válidos na cidade de Concórdia. O novo prefeito a partir de janeiro de 2025 fez uma campanha avassaladora, representou a família, o conservadorismo e o trabalhador com firmeza, o que já era esperado, sua votação como Deputado Estadual na eleição anterior também lhe deram a posição número um na cidade, sabe fazer acontecer, gestão pública com inteligência e dedicação. Merece os parabéns.
MERECE
Joinville – Uma moção de aplauso da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) foi concedida na tarde da quarta-feira (9) ao vereador de Joinville, Willian Tonezi (PL), que foi o parlamentar mais bem votado em Santa Catarina nas eleições realizadas no último domingo (6). A homenagem foi proposta pelo deputado estadual, Sargento Lima (PL).
COMPROMETIDA COM IÇARA
Içara – 25.035 votos. Esse foi o número de eleitores que foram às urnas para depositarem o desejo da continuidade do governo Dalvania Cardoso (PL), em Içara. A diferença com o segundo colocado, na disputa à prefeitura da cidade, chegou a 19.429 votos.
Dalvania faz uma gestão de excelência e maestria na condução do município, que conquistou o 1º lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de toda Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera); também é a cidade que mais alfabetiza na idade certa na região; tem a melhor nota da saúde no Previne Brasil, entre as cidades catarinenses com mais de 50 mil habitantes; recebeu o Selo Diamante da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil, por ser a cidade mais transparente do estado.
POR TODA SANTA CATARINA
Santa Catarina – Abençoado por Luiz Henrique da Silveira (in memoriam) nas eleições municipais realizadas no domingo (6), o MDB elegeu 70 prefeitos, além de 60 vices em todo o Estado.
O partido reelegeu prefeitos com boa margem em cidades como Araranguá, onde Cesar Cesa fez 83,51%; Três Barras, que deu 82,86% dos votos à Ana Claudia Quege; em Balneário Piçarras, que deu a vitória a Tiago Balt por 73,91%; em Xaxim, com Chico Folle fazendo 71,61% da votação; em Biguaçu, onde o prefeito Salmir da Silva registrou 70,01%; em Mafra, com Emerson Mass vencendo por 66,33%; Jaraguá do Sul, onde o atual prefeito Jair Franzner fez 58,14% dos votos; e em São Francisco do Sul, o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho fez 53,48%.
Foram eleitas 13 prefeitas pelo MDB no Estado. Além de Ana Cláudia Quege, foram reeleitas Solange Back, em Anitápolis; Neiva Tonielo, em Presidente Castello Branco; e Gislaine da Cunha, em Sombrio. Também foram eleitas Barbara Baron, em Modelo; Marta Tozetto, em Coronel Freitas; Iara Perin, em Nova Erechim; Danuza Rodrigues, em Matos Costa; Maria Juraci Alexandrino, em Penha; Stela Talamini, em Urussanga; Lucia Ortiz, em Correia Pinto; Tainara Raitz, em São José do Cerrito; e Diangele Marmitt, em Princesa.
PEIXER RETORNA À ALESC
Santa Catarina – Maurício Peixer (PL) assume de forma efetiva no Parlamento. Grande liderança do PL nas regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina, áreas que contaram com sua presença forte e estratégica na eleição de diversos prefeitos e vereadores da base do Partido Liberal e coligações.
Peixer retorna à Alesc com projetos para fortalecer a representação dos catarinenses e alavancar a captação de recursos para sua base de atuação.
GALÍPOLO NO BANCO CENTRAL
Brasil – O Senado aprovou na terça-feira (8) a indicação do economista Gabriel Galípolo para ser presidente do Banco Central do Brasil entre 2025 e 2028. Em votação secreta, o painel do Plenário totalizou 66 votos a favor e 5 contrários. Ele deve assumir o posto em 1º de janeiro.
Atual diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Muricca Galípolo foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para substituir o atual presidente da autarquia, Roberto Campos Neto.
INVESTIR EM FERROVIAS PARA ESCOAR CARGAS COM URGÊNCIA
Brasília – Investimentos urgentes em ferrovias — para que elas se tornem a principal matriz do transporte de cargas no país, visando ao escoamento de grãos, carnes e outros produtos agrícolas, além de itens da indústria — foram defendidos pelos participantes do debate promovido na quinta-feira (10) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) no Senado Federal.
Representantes do setor privado pediram celeridade na aplicação de recursos e mais investimentos do setor público, além de clareza quanto aos projetos de ampliação da malha ferroviária nacional. Eles também afirmaram que é necessário reforço na fiscalização que compete à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O debate foi promovido a pedido de dois senadores: Rosana Martinelli (PL), que conduziu a reunião, e Alan Rick (UB).
Foto destaque: Eduardo Valente