PCSC: evolução com credibilidade…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – A Polícia Civil de Santa Catarina está sendo valorizada e atendida com excelência pelo Governo do Estado, há muitos anos nossa Polícia Civil não era tão bem cuidada como está sendo agora pela gestão de Jorginho Mello (PL) e o delegado geral Ulisses Gabriel.
A PCSC adquiriu sacos de recolhimento de provas, sacos de custódia de provas/evidências e também lacres numerados. Com o mesmo valor e com respeito ao dinheiro público forma comprados cadeiras descentes e reforçadas, também foram adquiridos 296 novos computadores de alto desempenho que serão distribuídos pelo estado. São mais 3 milhões nessa compra. Importante citar que das aquisições de 2024, 156 computadores de alto desempenho foram adquiridos com verba do FRBL, que é presidido pelo MPSC.
Evolução com credibilidade, a análise de dados da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de SC, revelou o menor número de homicídios desde 2008.
2024 também foi o segundo menor ano em números de feminicídios desde o início da medição em 2016, ficando atrás apenas de 2018.
A PCSC registrou ainda sua maior marca histórica em prisões. A soma de prisões em flagrante e por mandado alcançaram a marca de 7.291.
Em buscas a apreensão o aumento de 2023 para 2024 foi de 8,48% (ao todo 8.791 em 2024).
SORATTO É O PRESIDENTE DA AMUREL
Tubarão – O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, foi escolhido por aclamação como o novo presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) durante assembleia realizada na manhã da terça-feira (7), na sede da entidade, em Tubarão.
A nova diretoria conta ainda com o prefeito de Laguna, Petterson Crippa, como 1º vice-presidente; e Lindomar Ballmann, prefeito de Rio Fortuna, como 2º vice-presidente.
O Conselho Fiscal será formado por Anelise Wiemes, prefeita de São Martinho; Siuzete Baumann, prefeita de Santa Rosa de Lima; e Claudir Bittencourt, prefeito de Capivari de Baixo. Os suplentes serão Paulo Sérgio Lorenzetti, prefeito de São Ludgero; Michell Nunes, prefeito de Imbituba; e Lauro Boeing, prefeito de Braço do Norte.
Soratto assume o comando da entidade com a missão de fortalecer a integração entre os municípios e buscar soluções regionais que contribuam para o desenvolvimento da Amurel. “Agradeço a confiança de todos os prefeitos que integram a Amurel. Nosso objetivo é construir uma gestão participativa e voltada para os interesses regionais, com foco no fortalecimento dos municípios e na melhoria da qualidade de vida da população. Trabalhando juntos, seremos mais fortes e eficazes nas demandas coletivas”, destacou o novo presidente.
A assembleia contou ainda com a presença do deputado estadual Volnei Weber e do presidente da Federação Catarinense de Municípios, Kleber Wan-Dall, ex-prefeito de Gaspar.
DEDICAÇÃO E COMEMORAÇÃO
Santa Catarina – A Secretaria de Estado da Comunicação fechou 2024 com muito o que comemorar. O fruto do trabalho da equipe liderada pelo secretário João Paulo Gomes Vieira e pela secretária adjunta, Gabriela Mager, pode ser visto no conteúdo digital das redes sociais, nos conteúdos jornalísticos com alcance em tvs, rádios, portais e jornais de todo o estado, além da divulgação por intermédio de campanhas publicitárias.
O conteúdo jornalístico produzido pela Secretaria da Comunicação rompeu as divisas do estado e alcançou os veículos nacionais. O aumento foi de mais de 300% no conteúdo em jornais, revistas, portais e demais veículos de comunicação do Brasil. Para todo esse alcance regional e nacional, os jornalistas da secretaria produziram mais de 10.100 releases (matérias jornalísticas) e cerca de 4.600 sonoras (entrevistas gravadas em áudio e vídeo).
Em outra frente os profissionais da Secom produziram o Programa de Media Training pela primeira vez na história da gestão estadual. O trabalho busca a preparação das assessorias e o treinamento de secretários e chefes de autarquias para entrevistas aos veículos de comunicação.
“Foi um ano de crescimento, fruto de muito trabalho de uma equipe qualificada. A gente busca seguir a determinação do governador Jorginho Mello de dar transparência a todas as ações de governo. E como o governo realiza muito, a Secom trabalha bastante também. Então, o digital se destacou com as redes sociais, com mais de 250% de crescimento em relação a 2023; o conteúdo jornalístico está cada vez mais forte e a nossa divulgação publicitária chega a muito mais pessoas. Também passamos a distribuir informações mais segmentadas, dando ênfase ao que acontece em cada região do Estado. A secretaria busca estar sempre atualizada em termos de novidades tecnológicas para estarmos presentes em todos os espaços e chegando a todos os públicos com conteúdo e informações que permitam aos catarinenses conhecer e fiscalizar as ações do governo”, explicou o secretário João Paulo.”
O secretário lembra ainda que em sua gestão houve uma reestruturação da equipe com a chegada de profissionais de análise de dados e acompanhamento de tendências. Vale ressaltar também que em 2024 a Secom ganhou o maior prêmio da publicidade brasileira, o Profissionais do Ano, com a campanha “O Estado Mais Seguro do Brasil”.
ALEX BRASIL NA ALESC
Santa Catarina – No dia 6 de janeiro de 2024, Alex Brasil foi oficialmente empossado como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ele inicia seu mandato com a determinação de representar os catarinenses e promover os valores que marcaram sua trajetória política, como liberdade individual, defesa da família, educação de qualidade e combate à corrupção.
A trajetória de Alex começou nas ruas de Florianópolis, onde liderou movimentos como o Vem Pra Rua, que tiveram papel decisivo na história recente do Brasil. Em 2015, ele esteve à frente das manifestações históricas contra a corrupção e em defesa do impeachment de Dilma Rousseff, mobilizando milhares de catarinenses. Sob sua liderança, o movimento Vem Para a Direita cresceu no estado, reunindo cidadãos em carreatas, passeatas e motociatas, consolidando Alex como uma referência no ativismo conservador.
VENDAS DO COMÉRCIO DE SANTA CATARINA CRESCEM
Santa Catarina – O comércio varejista de Santa Catarina registrou crescimento no volume de vendas de 6,9% em novembro em relação ao mesmo período de 2023. O percentual ficou acima da média nacional, que somou alta de 4,7% na mesma comparação. Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta quinta-feira, 9, por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Além disso, em novembro de 2024 Santa Catarina teve elevação de vendas em nove de 11 segmentos do comércio pesquisados. Os melhores desempenhos foram na área de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, com elevação de 11,2%, seguida dos supermercados e hipermercados, com alta de 10,2%. Também se destacaram as vendas de combustíveis e lubrificantes (5,8%) e de móveis e eletrodomésticos (4,9%).
CONSOLI NO REPUBLICANOS
Rio do Sul – O time do Republicanos filiou Gerri Consoli, um grande líder de Rio do Sul que chega para somar forças e trabalhar por Santa Catarina.
Na mesma data o partido filiou diversas lideranças comprometidas em construir um futuro melhor. Projetos e prospecções para às eleições de 2026, com foco em união e resultados. O trabalho continua firme e cada vez mais forte.
SECRETARIADO IÇARENSE
Içara – Foi na tarde desta terça-feira (7), no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti, que a prefeita Dalvania Cardoso e o vice-prefeito Alex Michels anunciaram os 19 nomes que irão compor o governo em Içara. Metade deles já estava no secretariado.
Ander Luiz Warmling segue à frente da Procuradoria Geral do Município; Márcio Folis na Secretaria da Fazenda; Israel Rabelo na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Myla Cechinel na Fundação Cultural de Içara; Nerilda Vandir Felisberto na Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia. Jéssica Laurindo Calegari continua superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente; Vitor Cardoso Dutra, coordenador da Defesa Civil; Márcio Toretti, chefe do Pátio de Máquinas e Giovani Martins da Silva, chefe de gabinete.
Entre as novidades está o ex-vice-prefeito Jandir Sorato, como presidente do Comitê Gestor; Jhonata Carpes, como presidente da Fundação Municipal de Esportes; Jairinho Manoel da Silveira, como secretário de Agricultura; Acélio Casagrande, como secretário de Saúde; Adilson Bertan, como secretário de Obras; Davi Nazário, como secretário de Indústria e Comércio; Haudrey Mafiolete Colombo, como diretora do Departamento de Comunicação; Itamar da Silva, no comando do Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Andinho Marcelino, como Secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda.
Em seu discurso, a prefeita Dalvania lembrou a aprovação de seu primeiro governo, 86%, e destacou o quanto cada novo nome terá que se dedicar para alcançar a mesma avaliação dos munícipes. Para finalizar, lembrou uma passagem de Isaías. “A cana trilhada não será quebrada.”
CLEITON FOSSÁ ESCLARECE E RESPONDE
Chapecó – Através de Nota Oficial enviada pela assessoria de comunicação do vereador Cleber Fossá (MDB) à redação do Portal Hora Política, o presidente do partido MDB no grande oeste, Cleiton Fossá respondeu as afirmações do suplente de vereador Eduardo Macieski. Segue a íntegra da Nota Oficial:
Diante das inverdades declaradas pelo suplente de vereador Eduardo Macieski à imprensa, venho a público, como Presidente do MDB de Chapecó, Coordenador Regional e Membro do Diretório Estadual, restabelecer a verdade com a transparência e a responsabilidade que sempre pautaram minha conduta política.
É lamentável que o Sr. Macieski utilize a imprensa como palanque para propagar suas frustrações pessoais e deturpar as decisões democraticamente tomadas pelo partido. As acusações infundadas, frutos de sua imaginação, não condizem com a realidade e demonstram um profundo desconhecimento – ou talvez uma deliberada tentativa de ignorar – o funcionamento coletivo do MDB.
Ao afirmar que “o MDB de Chapecó tem dono”, o Sr. Macieski demonstra não compreender a essência democrática do nosso partido. O MDB é guiado por um Diretório eleito legitimamente, do qual ele próprio faz parte. Todas as decisões, incluindo a coligação em Chapecó, foram debatidas, votadas e registradas em ata, com a aprovação unânime de todos os membros, inclusive o próprio Sr. Macieski. A convenção, realizada por aclamação, reforça a unidade e o alinhamento interno em torno dessa decisão.
A força do MDB não se mede apenas por cadeiras no legislativo, mas pelo impacto de suas ações e pela sua representatividade. Os quase 22 mil votos que obtive na eleição para prefeito em 2020, o crescimento expressivo da Regional de Chapecó com a eleição de 3 prefeitos e 1 vice, e a esmagadora vitória da coligação em Chapecó em 2024, demonstram a força e a vitalidade do partido. Isso é resultado de trabalho, não de fraqueza, e sempre respeitando as decisões coletivas do partido. Aliás, meu mandato temporário como Deputado Estadual reforça ainda mais minha experiência e capacidade de liderança.
Acusações infundadas de nepotismo e acordos não cumpridos são tentativas vazias de macular a minha reputação e a do partido. O Policial Cleber Fossá, eleito vereador, optou por honrar seus eleitores, permanecendo na Câmara de Vereadores. Quanto aos cargos no executivo, quando existirem, serão preenchidos conforme as deliberações partidárias já tomadas, registradas em ata, e não por preferências pessoais, como insinua Macieski.
A insinuação de interferência externa na coligação em Chapecó, é mais uma demonstração do desapego de Macieski com a verdade. Diálogos com diferentes forças políticas são naturais e fazem parte do processo democrático. No entanto, a decisão final de coligar em Chapecó foi tomada de forma autônoma pelo MDB de Chapecó, com o apoio dos deputados estadual e federal. Destaco que, caso a decisão fosse por candidatura própria, meu nome estaria pronto para liderar o MDB, como sempre fiz.
O MDB é maior do que ambições individuais! Reafirmo meu compromisso com um partido forte, ético e democrático. Convido o Sr. Macieski a reavaliar sua conduta e a respeitar as decisões coletivas do partido e se retratar, caso contrário, o diretório, como agiu em casos anteriores, avaliará as declarações e tomará as medidas cabíveis.
Aos filiados do MDB de Chapecó, reitero minha dedicação e meu trabalho incansável em prol o fortalecimento do partido e do desenvolvimento da nossa cidade. A verdade, como sempre, prevalecerá. Aos insatisfeitos com as decisões coletivas e democraticamente tomadas pelo partido, o caminho é claro: disputem internamente, aceitem o resultado ou sigam outro rumo. Mas, acima de tudo, respeitem o MDB e sua história.
Atenciosamente,
Cleiton Fossá
Presidente do MDB de Chapecó
Coordenador Regional e Membro do Diretório Estadual do MDB/SC
Foto destaque: Divulgação