Ratinho Júnior confirmou para Bolsonaro que o foco é uma vaga no Senado…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Brasil – O prefeito de Chapecó, no Oeste Catarinense, João Rodrigues (PSD), que se apresenta como aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), participou na quinta-feira (30) de uma reunião em apoio ao projeto de Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, de disputar a presidência da república em 2026, porém não é que afirma o próprio Júnior.
A reunião aconteceu um dia após Gilberto Kassab, cacique do PSD, afirmar que o partido pode ter projeto próprio em 2026, mesmo fazendo parte do governo Lula (PT), com o comando de três ministérios.
De acordo com fontes ligadas ao PSD, Kassab estaria articulando candidaturas em vários estados do país. Além de Santa Catarina, com João Rodrigues na disputa pelo governo, Kassab gostaria que Rodrigo Pacheco (PSD), atual presidente do Senado Federal, fosse candidato ao governo de Minas Gerais, contando ainda com o apoio do PT. Em coletiva, na quinta-feira (30), Lula afirmou que “gostaria que Pacheco fosse governador de Minas”.
Segundo fonte muito próxima, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter conversado com Ratinho Júnior que afirmou estar convicto e focado para disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026 pelo estado do Paraná. Segundo a fonte, Bolsonaro mostrou a mensagem no seu próprio telefone que Ratinho Júnior teria lhe enviado afirmando a vaga no Senado. Ainda, segundo informações, Bolsonaro afirmou que seu trabalho em Santa Catarina é e sempre foi com Jorginho Mello (PL), muito embora respeite e considere sua amizade com João Rodrigues, “os projetos são todos direcionados à Jorginho Mello” afirmou com firmeza Bolsonaro. Mas que, tudo que Kassab estaria anunciando seria exagero e até mesmo dever como presidente do partido para ter nomes no cenário e mostrar abrangência do partido, natural, até certo momento que as escolhas e caminhos se encurtam no início das campanhas.


TRABALHO PELOS BRASILEIROS

Brasília – O deputado federal Valdir Cobalchni (MDB) se manifestou na data de ontem (30) sobre a eleição da Mesa da Câmara.
É crucial que as ações dos parlamentares estejam focadas em resultados concretos, que mudem a vida das pessoas para melhor. É o que esperam de nós.
Temas essenciais, como saúde, infraestrutura, educação e segurança pública, precisam avançar e receber mais recursos do Orçamento da União. O nosso país investe muito pouco em infraestrutura, isso precisa mudar. Também é necessário que avancem questões sensíveis, como o combate às drogas, os limites ao STF e a defesa do direito à propriedade, recebendo o tratamento sério e responsável que merecem.
Com os valores que sempre pratiquei – pontualidade, compromisso e seriedade – é possível construir um Congresso que esteja à altura das necessidades da população. Espero que as duas Casas trabalhem juntas, a favor do Brasil. E eu continuarei fazendo a minha parte, contribuindo com os debates construtivos nas comissões e no plenário.


CELESC É PIONEIRA E GRANDE INCENTIVADORA DA MOBILIDADE ELÉTRICA

Santa Catarina – Nesta semana, a Celesc lançou Chamada Pública para seleção de locais onde serão instaladas novas estações de recarga do Corredor Elétrico Catarinense. Com mais de R$ 5 milhões em investimentos, a nova etapa do projeto pretende contar com 65 novos eletropostos que, somados aos já existentes, deve totalizar 100 unidades até o fim do ano, em todas as regiões do estado, com no máximo 50 quilômetros de distância entre um e outro.
“A Celesc é pioneira e grande incentivadora da mobilidade elétrica. Nos últimos dois anos focamos na instalação de novas unidades dos nossos eletropostos e também no desenvolvimento de um modelo de negócio para viabilizar a manutenção desta rede. A iniciativa consolida Santa Catarina como um dos maiores incentivadores da mobilidade elétrica no país, com uma malha viária preparada para circulação de veículos elétricos e híbridos”, comemora o presidente da Companhia, Tarcísio Rosa.


ATENDENDO O PEDIDO ANTIGO DA COMUNIDADE

Florianópolis – O governador Jorginho Mello (PL) anunciou nesta quinta-feira, 30, o início do processo de desativação do Complexo Penitenciário da Agronômica, na região Central de Florianópolis. Esse é um pedido antigo da comunidade. Jorginho Mello declarou que a retirada da penitenciária do Centro da Capital irá ocorrer até 2026 e a iniciativa faz parte de um grande pacote para o Sistema Penal de Santa Catarina.
“Nós estamos reformulando todo o sistema prisional de Santa Catarina. Passando tudo a limpo. Tiramos o Estado do cheque especial e agora vamos investir para abrir 9 mil novas vagas. Um investimento que nunca foi feito antes”, disse o governador.
Com as novas vagas abertas nos próximos dois anos, o déficit no sistema prisional de Santa Catarina será zerado. Além disso, será possível redistribuir os apenados do Complexo da Agronômica para outras penitenciárias. Em 2024, já foram inauguradas uma estrutura anexa ao Presídio Regional de Tubarão, espaço projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto, e a nova Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, que tem capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado.
A penitenciária de Florianópolis foi construída em 1930 e tem uma área de 170 hectares (equivalente a 17 campos de futebol). A ideia do Governo do Estado é usar a área para fins de interesse social, com equipamentos culturais, de lazer, esporte e entretenimento para o território, que já é próximo ao Centro Integrado de Cultura (CIC). Também se discute a ideia de ter um local de aprendizado, que contribua ainda para a geração de oportunidade e renda.
O assunto tem sido discutido pelas secretarias de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), do Planejamento (Seplan), pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI), além da InvestSC.


TOPÁZIO E SORATTO PRONTOS PARA ORGANIZAR E LIMPAR A FECAM

Santa Catarina – O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD) assumiu a presidência da Fecam, junto com ele, seu segundo vice, o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto (PL). Dois nomes fortes e de muito apreço na política catarinense, o que levam todos a crer que ambos faram de tudo para a gestão à frente da Federação ser o mais organizada e clara possível, isso porque o que vemos hoje é uma verdadeira desorganização, sujeira e mamata em cargos e setores, a casa precisa ser organizada, isso todos já comprovaram, principalmente no setor da comunicação. É o esperado por centenas de prefeitos catarinenses.


SENADO ELEGE NOVA MESA NO SÁBADO

Brasília – A Mesa do Senado será renovada neste sábado (1º de fevereiro) com a eleição do presidente, às 10h, dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes para mandato de dois anos.


Foto destaque: Eduardo Valente/Secom GovSC