QUEM SOMOS


O HORA POLÍTICA é um portal inteiramente compromissado com a análise e cobertura das principais pautas da política regional, estadual, nacional e internacional. Foi fundado em 1976, possuindo mais de 48 anos de atuação.


NOSSOS COLUNISTAS

O jornalista Plinio Ritter iniciou sua carreira na comunicação aos 13 anos de idade, entregando jornal nas cidades do interior do RS, aos 15 anos começou a declamar em concursos e shows, em 1961 ingressa no jornalismo profissional, na Rádio de sinal analógico Montenegro FM.
Cursou as faculdades de Comunicação Social e Direito, tem mais de 66 anos de experiência na área do jornalismo político e econômico. Em 1974 transferiu-se para Santa Catarina onde teve participações na transmissão e cobertura de vários fatos históricos e eventos. Em 1976 fundou o Hora Política, assessoria de comunicação política e articulação parlamentar, iniciou escrevendo colunas comentários políticos, atualmente o Hora Politica tem mais de 48 anos de atuação. Foi presidente do Clube de Imprensa da cidade de Chapecó no grande oeste do estado. Foi homenageado pela Associação Catarinense de Imprensa – ACI com 50 anos de atuação e dedicação na área da comunicação, também foi homenageado pelo Poder Legislativo da Cidade de Chapecó pelos 50 anos de contribuição no jornalismo profissional. É comentarista e colunista de política e economia com passagem por 5 Rádios de sinal analógico, 2 Agências de publicidade e propagada, 2 Jornais, 1 Editora, 6 TVs de sinal aberto, 1 Rádio de sinal digital, 2 TVs de sinal digital e 1 Portal de Internet. Ao longo do tempo conquistou renomados prêmios na comunicação.
Atuou na Rádio Atlântida FM do Grupo RBS e na Rádio Garibaldi, também na Agência OMP, no Jornal Zero Hora do Grupo RBS e no Jornal Diário Catarinense do Grupo NSC, passou pela TV o Estado SBT e TV Lages SBT do Grupo SCC, na ND TV Record do Grupo ND, na TV Barriga Verde Band do Grupo BV, na TV Alto Uruguai Globo e RBS TV Globo do Grupo RBS. Atua na TV R, na Rádio R, no Portal Hora Política e na Editora Olhou Achou do Grupo R.
No jornalismo político, acompanhou de perto 10 eleições municipais e 13 eleições estaduais em Santa Catarina, foi mediador de 7 debates eleitorais em TVs de sinal aberto em nível estadual. Viu o poder catarinense passar pelas mãos do governador eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa, Antônio Carlos Konder Reis e Jorge Bornhausen, após governadores eleitos em sufrágio universal, Esperidião Amin, Pedro Ivo Campos, Casildo Maldaner, Vilson Kleinübing, Paulo Afonso Vieira, Luiz Henrique da Silveira, Leonel Pavan, Raimundo Colombo, Eduardo Pinho Moreira, Carlos Moisés, Daniela Reinehr e Jorginho Mello.
Cobriu passagens históricas da política brasileira, como o impeachment de Fernando Collor de Mello e de Dilma Roussef, as posses de Ernesto Geisel, João Figueiredo, Tancredo Neves, José Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
No marketing político, elegeu mais 22 políticos renomados, no marketing eleitoral, conquistou mais de 18 campanhas eleitorais ao longo da sua carreira.


O jornalista Richard Ritter iniciou sua carreira na comunicação aos 13 anos de idade, em 1999 teve sua carteira assinada como office boy em uma agência de comunicação, foi diretor de diagramação e edição, onde aperfeiçoou-se em computação e animação gráfica quando era novidade o ramo no Brasil. Ainda adolescente porém profissional na área, foi repórter cinematográfico aéreo, adulto, conquistou o cargo de chefe de jornalismo e direção de conteúdo e produto, além de atuar como editor de política e economia, adquiriu know-how em direção de jornalismo, conteúdo, produto e também atuou como consultor em comunicação, conquistou renomados prêmios jornalísticos. Cursou a faculdade Comunicação Social e mestrado em Política e Economia, é catarinense, tem 25 anos de atuação na comunicação, sendo 19 deles no jornalismo de política e economia, desde 2005.
Com passagem por renomados veículos de comunicação atuou em Agência de Publicidade e Propaganda, em Agência de Merchandising e PDV, em Editora, em Jornal, em Indústrias Gráficas, em TV de sinal aberto, em Produtora de Vídeo, em TVs de sinal fechado a cabo, em TV de sinal digital, em Rádio de sinal digital e em Portal de Internet.
Tem grande experiência em liderança de equipes na comunicação, passou pela Agência OMP, por produtora de vídeo especializada em 3D, por agência de merchandising e PDV de nível nacional, atuou na RBS TV Globo do Grupo RBS, na TV SporTV e na TV Premiere do Grupo Globosat, passou pelo Jornal Zero Hora do Grupo RBS, por indústrias gráficas sendo uma delas o Parque Gráfico Jayme Sirotsky do Grupo RBS, referência em indústria gráfica jornalística na América Latina. Atua na TV R, na Rádio R, no Portal Hora Política e na Editora Olhou Achou do Grupo R.
Acompanhou de perto 6 eleições municipais e 6 eleições estaduais em Santa Catarina. Viu o poder catarinense passar pelas mãos do governador, Luiz Henrique da Silveira, Leonel Pavan, Raimundo Colombo, Eduardo Pinho Moreira, Carlos Moisés, Daniela Reinehr e Jorginho Mello.
Cobriu passagens históricas da política brasileira, como o impeachment de Dilma Roussef, as posses de Luiz Inácio Lula da Silva, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
No marketing político e eleitoral, fez gerenciamento de risco em gestão municipal e estadual, mapeamento dos perfis ideológicos dos veículos e comunicação, monitoramento de notícias e controle de crise, planejamento de novas estratégias e alinhamento de imagem e valores dos assessorados, atuou em campanhas eleitorais estaduais fazendo parte das equipes de estratégia. Elegeu os políticos Geraldo Alckmin no estado de São Paulo, Beto Richa no estado do Paraná e Eduardo Leite no estado do Rio Grande do Sul.


O Jornalista Laudelino Sardá iniciou sua carreira como repórter, aos 12 anos, do jornal Correio do Estreito (maior bairro de Florianópolis).
É catarinense, nascido em Florianópolis, é doutor em Comunicação, e divide suas atividades entre universidades e veículos de imprensa.
É graduado em Literatura e Comunicação pela UFSC; pós-graduado em Jornalismo Científico, pela Academia de Ciência de São Paulo; mestrado e doutorado pela UFSC, com especialidade em comunicação nas organizações.
Tem passagem por 5 Jornais, 1 Editora, 3 TVs, 1 Rádio de sinal analógico e 1 Portal de Internet. Trabalhou na UFSC, Udesc e Unisul. Foi chefe-de-redação do jornal O Estado durante15 anos; repórter do Jornal do Brasil, Correio Braziliense e de outros; âncora do telejornal Fala Santa Catarina da Rede Catarinense de Emissoras; editor de opinião do Diário Catarinense do Grupo RBS, foi integrante do Programa “Papo de Redação” na Rádio Guarujá e foi um dos fundadores da TV UFSC e da Unisul TV.
É autor de seis livros e continua desenvolvendo estudos sobre a comunicação como desafio das organizações na busca da sua humanização. Atua no Portal Hora Política do Grupo R e escreve para alguns jornais.