Orita Fernandes do Amaral, a primeira vereadora em SC…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Em Rio Negrinho, norte de Santa Catarina está Dona Orita Fernandes do Amaral, a primeira vereadora eleita no estado em 1966, esbanjando saúde e vitalidade, Dona Orita recorda que na época seu marido, era militante do MDB, o professor Lotar do Amaral incentivou para filiar-se ao partido, no mesmo tempo os deputados estaduais do MDB em Florianópolis, surpreendidos, foram ao norte do estado visitá-la, em Rio Negrinho convenceram Dona Orita a se candidatar para vereadora, desde então Dona Orita não abandou mais a política, extremamente participativa, não perde uma reunião do MDB na região, sempre opinativa Dona Orita nos seus 88 anos é inspiração para milhares de mulheres, principalmente na política.

Foto: Gabriela Kreutz


DUPLA COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Santa Catarina – Combater a violência contra a mulher foi a pauta do encontro da deputada Geovania de Sá (PSDB) com a desembargadora Salete Silva Sommariva, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC. Sommariva é atuante na defesa dos direitos das mulheres. Desenvolve diversos projetos e campanhas voltados à conscientização, à educação e ao esclarecimento da sociedade no que se refere à prevenção e combate da violência doméstica.
Geovania de Sá é autora da Lei 13.882/2019, que garante vaga aos filhos da mulher vítima de violência doméstica. É também relatora do Projeto de Lei 1742/22 na Câmara dos Deputados, que estabelece perda automática de cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo para os condenados por violência contra a mulher. A punição envolve apenados por crimes de feminicídio, estupro ou lesão corporal.


JORGINHO MELLO É CARREIRA SOLO

Santa Catarina – Após reuniões e conversas, forte pré-candidato ao governo do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) encerrou articulações com o partido Progressistas de Esperidião Amin, definindo que o Partido Liberal catarinense disputará em chapa pura, garantindo o direito de todos os candidatos do partido a concorrerem no pleito de 2022.


PROGRESSISTAS FIRME

Santa Catarina – O partido da família Amin em Santa Catarina segue firme e forte no projeto, Esperidião Amin garantiu que nada mudará os traços até sábado (23) no dia da convenção do partido na capital catarinense, o que voltou muito a se comentar ainda na quarta-feira (20), após a decisão de Jorginho Mello seguir em chapa pura, foi que o governador Carlos Moisés (Republicanos) voltou amadurecer a hipótese de Amin ser seu vice para a disputa nas eleições de 2022.


MDB NA PANELA DE PRESSÃO

Santa Catarina – Os bastidores revelam que o clima dentro do MDB está pior que uma panela e pressão ligada na maior boca do fogão, o partido permanece dividido até sábado, quando as especulações acabam a há uma definição entre Antídio Lunelli (MDB) ou Udo Dohler (MDB), no início da semana lamentações, para após o trem andar e todos se unirem.


MOISÉS LEMBRA DE AMIN

Santa Catarina – Especulações por todos os lados, mas uma fonte de informação direta que trabalhava no gabinete do vosso Governador revelou que Carlos Moisés (Republicanos) após a decisão de Jorginho Mello (PL) na quarta-feira (20), cogitou a hipótese de ligar para a assessoria de Amin marcando um almoço na Casa d’Agronômica – residência oficial do Governador de Santa Catarina.


HILDEBRANDT E ESPEZIM NO VALE

Blumenau – Mário Hildebrandt (Podemos) agradeceu todas as manifestações de apoio que ambos têm recebido no projeto do pré-candidato a deputado federal André Espezim (Podemos), juntos, ainda reforçam o compromisso de trabalharem ainda mais pelo desenvolvimento de Blumenau e de todo o Vale do Itajaí.
Desde o dia em que a pré-candidatura à Câmara dos deputados ficou definida, Espezim cumpre agenda com lideranças políticas e marca presença em grandes eventos. “Já passamos em mais de 50 cidades e fazemos questão de olhar para as pessoas, saber dos seus anseios e mostramos o quanto precisamos de um representante comprometido com as demandas do Vale em Brasília”, finalizou André.


CIRO VAI

Brasil – O PDT aprovou em convenção nacional nesta quarta-feira (20), por aclamação e sem votos contrários, a escolha de Ciro Gomes (CE) como candidato à Presidência da República.
A oficialização da candidatura foi realizada na sede nacional da sigla, em Brasília, no primeiro dia do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará, Ciro vai disputar o Palácio do Planalto pela quarta vez. Embora não tenha chegado ao segundo turno nas últimas três tentativas (1998, 2002 e 2018), registrou o melhor desempenho no último pleito, com pouco mais de 13,3 milhões de votos.


ODAIR TRAMONTIN É O PRIMEIRO

Santa Catarina – Odair Tramontin (Novo) é o primeiro pré-candidato a governador de Santa Catarina que vai disputar as eleições de 2022 confirmado por uma convenção partidária. A reunião do Diretório Estadual do NOVO ocorreu de forma virtual na manhã de quarta-feira (20), comprovando aquilo que o partido vinha anunciando na fase de pré-campanha: uma chapa pura, sem coligações.
Na majoritária, ao lado do Promotor de Justiça, está o empresário Ricardo Althoff indicado ao cargo de vice-governador. Para o Senado, o partido anunciou o nome do médico oftalmologista Luiz Barboza Neto, que já foi candidato a deputado federal pelo NOVO, em 2018, e candidato a vice-prefeito de Florianópolis, em 2020.
O time ainda é composto por 31 candidatos a deputado(a) estadual e 13 candidatos a deputado(a) federal. A convenção estadual, com um total de 11 pessoas (cinco dirigentes estaduais e seis presidentes municipais) aprovou os nomes por aclamação, de forma unânime.


FRENTE PARLAMENTAR DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Santa Catarina – Foi lançada nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional. O ato de lançamento foi realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e contou com a presença de representantes de órgãos e entidades que atuam direta ou indiretamente com a questão da segurança alimentar em Santa Catarina.
A criação da Frente Parlamentar é extremamente importante para nossa sociedade, foi proposta pelo deputado Fabiano da Luz (PT), que coordenará os trabalhos do grupo. Segundo justificativa do requerimento que pediu a instalação da frente, entre os anos de 2004 e 2013, Santa Catarina apresentou aumento da prevalência de insegurança alimentar. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).
De acordo com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, cerca de 10% da população catarinense vive em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, passam fome.
A Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional tem como principal objetivo desenvolver ações efetivas que garantam o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidades suficientes para toda a população catarinense. A partir das ações do grupo, sugestões serão apresentadas ao Poder Executivo.


INACEITÁVEL NEGACIONISMO ELEITORAL

Brasil – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, rebateu as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL), sobre as suspeitas de fraude na eleição deste ano e da eleição de 2018.
Ao participar do lançamento da Campanha de Combate à Desinformação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, o ministro disse que há um “inaceitável negacionismo eleitoral” em curso.
Segundo Fachin, as ações no combate à desinformação são de extrema importância para garantir a preservação da democracia.
Durante o discurso de abertura do evento, o magistrado falou sobre as suspeitas de fraude. Em resposta, definiu a acusação como ‘grave’ e ainda citou que não foram apresentadas nenhuma prova.


Foto: Divulgação