Em janeiro de 2023 o Hora Política revelou a pretensão do Dr. Zany…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O ex JUIZ eleitoral que setores da mídia estão dando com ares de exclusividade e primeira mão, como concorrente à vaga só quinto da OABSC junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC já foi adiantado pela nossa equipe de jornalistas como candidato forte a tal vaga no início do ano, em janeiro de 2023 o Hora Política publicou com credibilidade, líder no jornalismo de política e economia está servindo para jornalistas e veículos de comunicação basearem e divulgarem com replicação as informações dando ares de exclusividade e primeira mão. Não sob “as vestes” de juiz eleitoral que não mais é, mas como procurador do estado, condição que ostenta a mais de década. Assim, Zany Estael Leite Júnior é o bendito entre as mulheres com chances de chegar na vaga do 5o ante a aposentadoria da Desembargadora Sommariva, fato também já adiantado em janeiro por esta coluna.


CARGOS COMISSIONADOS DE LIVRE NOMEAÇÃO E A HIPOCRISIA DE SETORES DA MÍDIA

Santa Catarina – Uma torrente de publicações em tom forjado de pretensa incredulidade por ter sido nomeada a filha de Michele Bolsonaro (PL) (ex primeira dama) em cargo comissionado no governo do Estado de Santa Catarina.
Primeiro, a nomeação é válida. Os pais da nomeada não ocupam cargo público.
Segundo, e mais importante ainda, cargos comissionados notoriamente há séculos no Brasil são direcionados a apoiadores.
Décio Lima (PT) concorreu pelo governo do Estado, foi ao segundo turno, e naturalmente agraciado num cargo comissionado na presidência do Sebrae no governo Lula (PT). E não há também nada de errado nisso.
Errado é o seletivismo e hipocrisia de setores da mídia em querer dar ares de anormalidade ao o quê é do dia a dia político, e de quebra, legal.
Engraçado que parentes e amigos e até ex-namoradas de colunistas e políticos locais que passam a vida em cargos comissionados nunca chocou a mídia local.
Anormal, e nepotismo, seria se Jorginho Mello (PL) tivesse nomeado a filha da Janja. Raciocinem e larguem de hipocrisia.


OS ATOS CRIMINOSOS DO DIA 8 EM BRASÍLIA, O QUÊ CAROLINE DE TONI TEM A DIZER?

Santa Catarina – Quem queria intervenção militar? Quem gravou ataques reiterados ao STF? Quem acampou na frente dos Quartéis queria o quê? Democracia? Vai quê alguém do novo governo/PT tenha feito corpo mole? Ok, que seja punido também. Agora qual a reclamação da Turma da deputada Caroline de Toni (PL)? Só ver de quem eles “tem pena” que saberá a sociedade quem tá no lado do quebra-quebra ou efetivamente da democracia. Assumir os próprios atos seria menos feio, embora falta coragem para muitos e muitas…


MERÍSIO COM UM PÉ NO PP E UMA INUSITADA TRÍPLICE ALIANÇA SENDO CONSTRUÍDA PARA 2026

Santa Catarina – Corre de bastidores que Gelson Merísio estaria a um passo de entrar no PP.
Fontes revelam ainda que o Governador Jorginho Mello (PL) pode vir a contar ao lado do PL em 2026 com MDB e PP, os dois últimos rivais históricos em SC.
Esse movimento isola o PSD de Kassab, de João Rodrigues, Julio Garcia e Eron Giordani e, coloca a esquerda novamente na muito provável disputa de vaga em 2o turno em Santa Catarina, e pode fazer de Merísio e Antídio Lunelli (MDB) Senadores catarinenses.
O entrave talvez seria o apoio de Merísio a Lula (PT) em 2022, mas até 2026 a tendência é a política local se divorciar muito do cenário nacional, o que se desenha também a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Assim, deve cair a polarização em SC e, o jogo local, com duas vagas a Senado, realinhar-se em torno de Jorginho, Merísio e Antídio.


BINÁRIO: MORADORES ACHARAM HORRÍVEL

Florianópolis – O binário que envolve os bairros Pantanal e Carvoeira, no entorno da Universidade Federal de Santa Catarina, foi implementado na última sexta-feira (21), mas teve na manhã desta segunda o seu verdadeiro teste. A comparação entre os tempos de trajeto anteriores à implementação – calculados pela PMF -, e os praticados durante a manhã de hoje, também mostrou diminuição de tempo.
O trajeto foi acompanhado durante toda a manhã por equipes da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, além da Guarda Municipal, posicionada nos principais pontos do binário para orientar motoristas até a familiarização com as mudanças.
Porém para os maradores, os relatos é que não está sendo bom, inciando pelo barulho constante pois aumentou o fluxo do trânsito, posteriormente ficou mais difícil de atravessar a rua e, dificuldades extremas de tirar os carros das garagens, um exemplo aconteceu no domingo na rua João Motta Espezim, se não tivesse guarda municipal atuando no momento o morador não teria conseguido retirar o carro da garagem para sair, ou seja, para quem passa pelas ruas melhorou, mas para quem mora, ficou terrível.


PALHOÇA É DESTAQUE

Palhoça – Parceria público-privada (PPP) implantada pela Prefeitura de Palhoça para a otimização e o gerenciamento da iluminação pública no município foi um dos cases de sucesso apresentados durante o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em Bento Gonçalves (RS), entre os dias 13 e 14 de abril.
Prefeitos, gestores e servidores de cerca de 100 cidades do RS estiveram reunidos na Fundação Casa das Artes para tratar sobre inovações que resultem em uma melhor prestação dos serviços públicos. É o caso da PPP da iluminação pública de Palhoça, que hoje tem um parque com 100% de luminárias LED e tecnologia de telegestão – quando os postes enviam notificação automática de funcionamento para uma central de monitoramento, por exemplo, entre várias funcionalidades possíveis. O projeto vem reduzindo custos e possibilitando a aplicação de outras soluções inteligentes na gestão municipal de Palhoça.
A questão das parcerias e de modelos de contrato cada vez mais dinâmicos e inovadores é tão importante para a Prefeitura de Palhoça que será abrigada em uma secretaria própria, a Secretaria Executiva de Concessões e Parcerias. Cristina Schwinden deve comandar a pasta. A criação da nova secretaria está em tramitação na Câmara de Vereadores de Palhoça. “Nós temos, na administração de Palhoça, o slogan ‘Trabalho que constrói o futuro’, e nós já estamos trazendo o futuro para dentro da administração pública, com modelos modernos e bem estruturados para a gestão de serviços, e quem ganha com isso é a população”, afirmou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PSD).


FORÇA-TAREFA NACIONAL INÉDITA

Santa Catarina – A partir desta segunda-feira (24), o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) inicia auditorias em 20 escolas municipais dentro da Operação Educação, uma fiscalização ordenada nacional inédita, realizada por 32 tribunais de contas com a meta de verificar a infraestrutura de mil escolas estaduais e municipais no país. Os auditores avaliarão 200 itens, entre eles a situação dos refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas, além de aspectos ligados à segurança, prevenção de incêndio, higiene e limpeza. As visitas terminam na quarta-feira (26), e a divulgação dos primeiros resultados da avaliação está prevista para quinta-feira (27), a partir das 15 horas.


QUEM TRABALHA NA INDÚSTRIA CATARINENSE TEM FUTURO

Santa Catarina – A conquista do primeiro emprego é um marco importante na busca dos jovens por autonomia e independência. Por isso, programas de aprendizagem industrial são essenciais para inserir este público no mercado de trabalho. Em Santa Catarina, quase 15 mil jovens participam de programas de aprendizagem industrial do SENAI, sendo que pouco mais de 60% estão frequentando o ensino médio na rede pública do estado.
As vantagens para quem contrata um aprendiz são inúmeras, afirma o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira. “Além de contribuir para a profissionalização de adolescentes e jovens, a indústria que investe em programas de aprendizagem forma profissionais ainda mais alinhados à cultura e à demanda”, frisa. Outra vantagem é a vivência do dia a dia da indústria. “A educação profissional e as experiências práticas estão se tornando extremamente valiosas para jovens, pois podem ser o pontapé inicial na carreira”, acrescentou Pereira.


MISSÃO À COREIA ABRE PERSPECTIVAS DE PARCERIAS COM SC

Internacional – A missão empresarial da Federação das Indústrias (FIESC) à Ásia encerrou a agenda na Coreia do Sul e conheceu iniciativas ligadas às cidades inteligentes, inovação e tecnologias avançadas. A comitiva, liderada pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, visitou, por exemplo, o Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), um dos institutos de maior prestígio da Ásia. “Temos a possibilidade de firmar parcerias para intercâmbio tecnológico com SENAI e SESI, aproveitando o conhecimento da Coreia”, resumiu Aguiar.


AMPLIAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA

Santa Catarina – o Estado exportou 150,2 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos), com receitas que passam de US$ 362,7 milhões no primeiro trimestre de 2023. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, os valores correspondem a altas de, respectivamente, 11,2% e 25,3%. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
Os resultados positivos do trimestre devem-se ao crescimento dos embarques para a maior parte dos principais destinos, em especial a China, com 9,5% em quantidade e 32,7% em valor, e o Chile, com 98,3% em quantidade e 132,7% em valor exportado.


Foto: Divulgação