Com visão de futuro, Comseg traz para SC políticas públicas positivas para crianças e famílias catarinenses no ambiente escolar…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Internacional – Visão de Futuro é outro nível para administrar sua população, um exemplo é o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal (MDB), que viajou com a equipe do Comseg para Medellín, para trazer à Santa Catarina políticas públicas positivas para aplicação no ambiente escolar das nossas crianças e famílias catarinenses.
A visita de três dias por Medellín, que teve foco na segurança nas escolas, foi considerada muito positiva pelo presidente da Alesc, que também coordena o Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg).
De acordo com Mauro de Nadal, a missão permitiu conferir de perto diversas políticas públicas positivas que, segundo ele, podem ser aplicadas à realidade de Santa Catarina.
Acompanhado de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, UFSC e Polícia Militar, De Nadal de uma série de visitas à comunidades, escolas, espaços culturais, e centros de formação de professores e de atendimento à famílias, por exemplo.
A proposta foi conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo município de Medellín para reduzir a violência nas últimas décadas. “A experiência é muito interessante. Medellín, hoje, é uma das cidades mais seguras da Colômbia, uma realidade muito diferente dos anos 90”, destacou Mauro.
O parlamentar explicou que, além das ações de segurança, Medellín apostou muito no envolvimento das famílias nos ambientes escolares. Igualmente, fortaleceu a formação constante dos professores, sempre levando em consideração a realidade de cada região. Ainda ofereceu acompanhamento psicológico aos profissionais.
Outro ponto destacado pelo deputado é que esses professores estão em contato constante com as famílias dos alunos, o que permite que ações sejam tomadas sempre que os estudantes apresentem comportamentos considerados anormais.
MAURO DE NADAL É GRANDE
Santa Catarina – Mostrem qual foi o presidente da Alesc que arregaçou as mangas e foi em busca de conhecimento para trazer ao nosso estado em situações de tanta delicadeza que a segurança vive, Mauro está à frente do seu tempo, com todo o respeito aos antigos, o que é bom para Santa Catarina precisa ser divulgado.
PRÓXIMOS PASSOS
Santa Catarina – Nos próximos meses, está prevista uma viagem para ver de perto ações implementadas em cidades dos Estados Unidos, igualmente com foco na redução da violência escolar.
Na sequência, serão compiladas todas as informações num projeto de lei amplo, o qual será apresentado à Assembleia Legislativa neste segundo semestre.
A ideia é contemplar questões de segurança, acompanhamento pedagógico de alunos e professores e envolvimento das famílias. O foco é fortalecer a cultura da paz nas escolas catarinenses.
COMSEG ESCOLAR
Santa Catarina – O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas, constituído pela Assembleia Legislativa logo após o fato triste ocorrido em Blumenau. Desde então, o grupo vem trabalhando na construção um projeto de lei amplo.
Neste período, foram constituídos grupos temáticos de trabalho, assim como realizadas audiências públicas em todas as regiões de Santa Catarina para ouvir a sociedade.
As missões à Medellín, São Paulo e Estados Unidos são mais uma parte do processo de construção do projeto.
INDÚSTRIA CATARINENSE É EXEMPLO NO BRASIL
Santa Catarina – No primeiro semestre do ano, a economia catarinense gerou mais de 61,5 mil novos postos de trabalho formais. A indústria teve contribuição decisiva para esse resultado, com a abertura de 27,1 mil vagas no período. Destas, 17,5 mil foram geradas na indústria de transformação e 9,6 mil foram abertas na construção civil.
JORGINHO É FIRMEZA
Santa Catarina – Precisamos dar valor para quem tem palavra, e principalmente cumpre com suas promessas, é o caso do vosso governador Jorginho Mello (PL). Ao analisarmos os seis primeiros meses de gestão do governador Jorginho conseguimos concluir que está existindo muito trabalho e dedicação pelo próprio e toda sua equipe, o que Mello prometeu na sua campanha eleitoral vem se cumprindo, sabemos que não é fácil administrar um governo, ainda com heranças não agradáveis. Mas Jorginho tem sido assertivo, e cumprindo com o dever de um excelente gestor público.
60 MIL NOVOS EMPREGOS EM 2023
Santa Catarina – O Estado abriu 61.533 vagas formais de trabalho nos seis primeiros meses de 2023, o quinto melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas ficando atrás apenas de São Paulo (276.800), Minas Gerais (144.298), Rio de Janeiro (74.387) e Paraná (70.927). Além disso, nos últimos 12 meses Santa Catarina criou 64.369 novas oportunidades.
O governador Jorginho Mello (PL) destacou que os resultados são robustos, mas ainda tem espaço para melhorar. “Somos referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, de um povo empreendedor e confiante que tem segurança para investir aqui”, afirmou, reforçando que agora o desafio é criar oportunidades para acelerar a geração de novos empregos.
SELOS DE BOAS PRÁTICAS
Chapecó – As 35ª e 94ª Zonas Eleitorais de Chapecó vão receber Selos de Boas Práticas da Corregedoria Geral Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral , na categoria “Atendimento, Inclusão e Diversidade”.
Além de agraciar as ZEs pelas práticas inovadoras, o título busca divulgar iniciativas que contribuam na gestão e prestação dos serviços eleitorais.
A outorga dos Selos será no “Encontro Boas Práticas CGE 2022-2023: Atendimento, Inclusão e Diversidade”. O evento acontecerá presencialmente na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em data ainda a ser definida.
ATUALIZAÇÃO DE LEI
Chapecó – Os vereadores de Chapecó aprovaram uma moção de apelo, endereçada ao Poder Executivo de Chapecó, que solicita atualização da Lei de nº 3496, de 30 de outubro de 1992, que trata da Vigilância Sanitária de Chapecó. O pedido, de autoria do vereador Cleber Fossá (MDB), cobra o esclarecimento do Poder de Polícia Administrativa e a padronização nos procedimentos, e o ajuste dos valores das sanções e penalidade de multas que são aplicadas pelos agentes da Vigilância Sanitária.
Foto destaque: Divulgação