Hemosc em São Miguel do Oeste; Promob será…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
São Miguel do Oeste – Um antigo sonho na área da saúde está prestes a sair do papel: a instalação de uma unidade de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em São Miguel do Oeste. A informação é do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado estadual Mauro de Nadal (MDB).
Nadal explica que a área técnica do Hemosc, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, sinalizou que a região do Extremo Oeste realmente precisa de uma unidade de coleta, armazenamento e distribuição de hemoderivados.
“Essa é uma luta nossa de mais de uma década, e que está prestes a dar resultados positivos”, afirma o presidente da Alesc. Segundo ele, isso não ocorreu anteriormente devido à alegação de que a região não tinha demanda suficiente. “Agora, os novos estudos mudam o cenário”.
Nos dias atuais, todo o processo de coleta e distribuição de sangue ocorre somente na unidade do Hemosc de Chapecó, cidade que está a 130 km distante de São Miguel do Oeste. Isso cria diversas dificuldades, segundo o deputado, como o tempo que se perde com deslocamento e aumento de custos, por exemplo.
A unidade será responsável pelo atendimento de 21 municípios e população de 185 mil pessoas.
PROMOB SERÁ APOIADO PELO GOVERNO DO ESTADO
O governador Jorginho Mello (PL) recebeu na sexta-feira, 26, representantes da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que apresentaram o projeto de mobilidade para a região, o Promob, e pediram apoio do Governo do Estado.
“É um projeto arrojado, moderno que vai mudar a história da região litorânea de Santa Catarina. E o Governo do Estado faz questão de ter uma participação. Quem vem pra cá tem que ter condições fáceis de entrar e sair e isso é mobilidade inteligente”, explicou o governador Jorginho.
FIESC PEDE MAIS INVESTIMENTOS E COMPROMISSO PARA ALCKMIN
Santa Catarina – Mais investimentos e a garantia de continuidade dos projetos de infraestrutura em andamento em Santa Catarina. Esse foi o destaque das demandas que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresentou ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) em visita à entidade na sexta (26).
O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, destacou a necessidade do aporte urgente de recursos do orçamento da União às rodovias federais em Santa Catarina, como as BRs 470, 285 e 280.
RENATO CRUZ É O NOME EM CAMBORIÚ
Camboriú – Renato é o nome que o PL quer lançar para prefeito da capital da Pedra, filho do já conhecido político, Arlindo Cruz, Renato é natural de Camboriú. Jovem que se apresenta como opção a prefeitura, mesmo sendo do ramo real do empreendedorismo, tem raízes políticas fortes na cidade. Neto de Luiz Cruz, que foi vereador por dois mandatos em Camboriú e disputou as eleições para prefeito em 1982; além de ter idealizado a APAE no município e o Sindicato dos Agricultores.
“Meu avô transferiu a paixão por Camboriú, para toda nossa família, ele andava 16 quilômetros a pé, para as sessões da Câmara de Vereadores, gostava mesmo de ajudar e servir a cidade, que hoje eu aprendi a amar”, disse Renato.
Renato prestigiou a palestra de Paulo Guedes ao lado do Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL) e do governador Jorginho (PL) Mello e do também pré candidato a prefeitura de Itajaí, Robison Coelho (PL).
NOVOS DIRIGENTES DO TJSC
Santa Catarina – A solenidade de posse dos desembargadores da nova gestão do TJSC será no dia 2/2, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki (auditório do Tribunal Pleno), na capital. O atual presidente, desembargador Altamiro de Oliveira, fará a transmissão do cargo para o presidente eleito, desembargador Francisco Oliveira Neto.
Foto destaque: Divulgação