Um governador presente: Jaraguá do Sul e região são assistidos por Jorginho…

por Richard Ritter – @richardritteroficial

Jaraguá do Sul – Na tarde da segunda-feira, 29, o governador Jorginho Mello (PL) sobrevoou a cidade de Jaraguá do Sul e região. O município foi afetado por fortes chuvas no domingo, que provocaram deslizamentos de terra, queda de muros, erosão no asfalto e inundação em algumas ruas. Ao prefeito, Jair Franzner (MDB), o governador frisou que o Governo do Estado está à disposição para ajudar no que for preciso.
A força da água e o alto volume em um curto espaço de tempo assustaram a população. A estimativa é de que tenha chovido cerca de 60mm em apenas 20 minutos. “É um volume de água muito grande que desce e não tem o que segure. A rua vira um rio. Então eu vim aqui para abraçar o prefeito, ver o que aconteceu e no que a gente pode ajudar”, disse o governador, acompanhado do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza e do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB).


COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Internacional – Durante reunião com a embaixadora da Comunidade Europeia no Brasil, Marian Schurgraf, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett pediu o apoio da diplomata para a formatação e celebração de acordos subnacionais com regiões da Europa que podem fomentar o desenvolvimento econômico do estado.
Segundo Fett, “a aproximação com regiões como a Baviera, Lombardia, Catalunha, Gironda e Lisboa são fundamentais não só para o setor de tecnologia e inovação, mas para impulsionar toda a estratégia de neoindustrialização do estado liderada pelo Governador Jorginho Mello (PL) e que vai garantir um novo ciclo de progresso para o Estado.”
A chamada paradiplomacia defendida por Fett é o envolvimento de governos subnacionais nas relações internacionais por meio de acordos que objetivam promover resultados socioeconômicos ou políticos para ambas as regiões. O encontro ocorreu na casa da vice-governadora Marisilia Boehm (PL) com a presença também do Secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner.


ATENDIMENTO A POPULAÇÃO E AO TERCEIRO SETOR

Florianópolis – A Câmara de Municipal de Florianópolis vai realizar a assinatura do termo de convênio do escritório de projetos para atendimento a população e ao terceiro setor, o importante ato será realizado no dia de amanhã, 31, o vereador e presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB) juntamente com o Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Irineu Manoel de Souza, assinaram os documentos.


VLADIMIR PUTIN CONTINUARÁ NO PODER?

Internacional – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi registrado como candidato para as próximas eleições presidenciais. A votação deve ser realizada entre os dias 15 e 17 de março.
O registro de Putin foi confirmado pela agência de notícias “Interfax”, citando a Comissão Eleitoral Central. Apoiadores esperam que o líder russo chegue a um novo mandato de seis anos. Com isso, Putin pode se tornar o governante mais antigo da Rússia desde o século XVIII.
Em dezembro, ele já havia anunciado que tentaria a reeleição em 2024. Aqueles que se opõem ao presidente têm até quarta-feira (31) para reunir o número necessário de assinaturas para a candidatura nas eleições, mas, como Putin tem o controle do sistema político da Rússia, a vitória é praticamente garantida.


QUEM TRABALHOU MAIS NO PRIMEIRO ANO, BOLSONARO OU LULA?

Brasil – No primeiro ano de governo, Bolsonaro (PL) manteve uma rotina doméstica mais intensa de compromissos e com mais atividades envolvendo lideranças evangélicas e empresários. ⁠
Já Lula (PT) deu mais espaço a compromissos com líderes mundiais e forças sindicais.⁠
Os números também mostram que o primeiro ano do terceiro mandato de Lula teve uma agenda menos intensa de compromissos oficiais que o ano inicial de Jair Bolsonaro.⁠
Segundo esses dados, que captam apenas o que aparece na agenda oficial, Lula somou 1.532 registros em 2023, quase 30% a menos que os 2.171 registros da agenda de Bolsonaro em 2019, uma diferença de 639 atividades (entenda a metodologia ao longo da reportagem).


E SE A MODA PEGAR?

Maranhão – O prefeito Cirineu Costa (PL) do município de Formosa da Serra Negra, no interior do Maranhão, fez um discurso polêmico durante o aniversário do município. Durante sua fala, Cirineu afirmou que ele não perderá nada, caso perca a eleição para o grupo político adversário e quem irá perder é a população.
“E pode sair perguntando no Brasil todo, a saúde melhor da Formosa é desse jeito. Olha gente, eu só digo uma coisa, se eu perder essa eleição, quem vai sofrer, não é eu não, que eu tenho como viver, que uma pessoa que tem 1.500 gados e 9 fazendas, não precisa de prefeitura, por isso que é estou doando meu salário.” afirmou o gestor.
A fala do gestor público, tentou fazer referência ao seu trabalho prestado nos últimos anos no município. Mas também foi bastante criticada por opositores.
Na declaração de bens apresentada por Cirineu Costa quando foi candidato à prefeitura, em 2020, foi declarado o total de R$ 6 milhões.
O gestor também abre mão do próprio salário, para construção de casas populares, se a moda pegar, como ficaria em Santa Catarina se Antídio Lunelli (MDB) e Luciano Hang (PL) doassem seus salários para a população?


O JORNALISMO BRASILEIRO MERECE RESPEITO

Brasil – O exagero da Rede Globo em anunciar a também exagerada “visita” da Polícia Federal para a família Bolsonaro ficou mais do que evidente a sede e a ganância de manipulação do jornalismo. O blog de Daniela Lima do Grupo Globo – Portal G1, informou na segunda-feira (30) que um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria sido encontrado entre os pertences de Carlos Bolsonaro (PL). A informação está incorreta.
O computador da Abin foi encontrado na casa do militar Giancarlo Gomes Rodrigues, também alvo da operação e ex-assessor do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Abin. A mulher desse militar é servidora da agência. A PF apreendeu o computador para periciar e checar quem de fato fazia uso do equipamento.


Foto destaque: Divulgação