CIRCUITO VELHO OESTE: O CICLOTURISMO MAIS CHARMOSO E ATRATIVO DE SC

por Richard Ritter – @richardritteroficial


SANTA CATARINA – O Circuito Velho Oeste é um projeto idealizado pela professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Kiciosan Galli, pelo assessor parlamentar Dayan Schutz e pelo secretário de saúde de Cunha Porã na época, Alexandre Fagundes. Nasceu na secretaria municipal de saúde do município, recebendo todo o apoio, inclusive com emenda parlamentar do deputado estadual Mauro de Nadal (MDB).
Político parceiro que, acreditou no projeto e investiu, Mauro de Nadal sempre empreendedor, preocupado com a economia e turismo da região abraçou o projeto juntamente com a professora Kiciosan, seu assessor Dayan e com o secretário da saúde na época Alexandre, ajudaram a tornar um dos maiores e mais charmosos circuitos de cicloturismo do sul do Brasil. Com gerenciamento da Udesc o Circuito Velho Oeste é um circuito autoguiado, com centenas de atrações culturais, gastronômicas e medicinais, esbanjando belezas naturais que a região oeste e extremo oeste tem a disposição.
No Oeste Catarinense há rios, cachoeiras, agricultura familiar, mata nativa, bem como agricultoras que estudam e cultivam plantas medicinais e aromáticas em hortos medicinais. O Circuito Velho Oeste tem aproximadamente 300 Km, percorre locais com cachoeiras, vinícolas, cervejarias, propriedades da agricultura familiar e também mostra costumes locais, como por exemplo, o chimarrão, bebida típica da região. Altamente atrativo para os turistas de fora, vem despertando o interesse de milhares de estrangeiros inclusive. Abrange os municípios de Cunha Porã, Caibi, Palmitos, Cunhataí, Saudades, Modelo, Maravilha, Bom Jesus do Oeste, Tigrinhos, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Flor do Sertão e Iraceminha. O turista encontrará atividades que envolvem a espiritualidade, alimentação saudável e o conhecimento de si mesmo, além de belas paisagens e a cultura regional.

Foto: Divulgação