FLORIANÓPOLIS É UMA DAS CIDADES MAIS INTELIGENTES E CONECTADAS DO PAÍS

por Richard Ritter – @richardritteroficial


FLORIANÓPOLIS – Florianópolis manteve o segundo lugar no Ranking Connected Smart Cities 2021, que avalia as cidades mais inteligentes e conectadas do país. A capital catarinense já ocupava essa posição em 2020. No ranking geral, o primeiro lugar ficou com São Paulo (SP). Curitiba (PR) ocupa a terceira posição, seguida de Brasília (DF) e Vitória (ES).
Florianópolis obteve a melhor classificação entre todos os municípios do Sul do país no Ranking Connected Smart Cities. Entre os destaques está o eixo de Mobilidade, em que a capital catarinense ocupa a terceira posição nacional. Em Economia, a cidade está na quarta colocação e é a quinta mais bem posicionada na avaliação do eixo de Educação.
No eixo de Mobilidade, Florianópolis avançou duas posições (ocupava a 5ª classificação em 2020). De acordo com o ranking, a cidade conta com 28,3 quilômetros de ciclovia para cada 100 mil habitantes, índice 5 vezes superior ao da cidade de São Paulo. A capital catarinense tem ainda 0,15% da frota de veículos de baixa emissão de CO2, um dos maiores índices entre capitais.
Em Economia, nos últimos períodos analisados, Florianópolis apresenta 6,34% de crescimento no PIB per capita, 0,41% no número de empresas e 5,48% no número de empregos. O índice de computadores, laptops ou tablets por mil alunos é de 78,5.
O crescimento das empresas de Tecnologia é de 7,34% no último período analisado, e dos Microempreendedores Individuais (MEIs) é de 23,23%.
Em Educação, Florianópolis é a cidade com mais de 500 mil habitantes mais bem posicionada, na quinta posição. Os destaques são: oferta de 24,01 vagas em universidade pública por mil habitantes em idade de população economicamente ativa (PEA), despesa com educação de R$ 863,49 por habitante e média no ENEM de 464,2 pontos.

Foto: Divulgação