ALINHAMENTO E PLANEJAMENTO
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
SANTA CATARINA – Os estados do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) atuarão conjuntamente para combater o desmatamento de suas áreas verdes. O alinhamento ocorreu durante o encontro de governadores da entidade em Chapecó no oeste do estado. O trabalho ocorrerá com o uso do Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (SIMAD), ferramenta desenvolvida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e que será compartilhada também com Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Anfitrião do evento e atual presidente do Codesul, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos), lembrou que esta é a primeira vez que o encontro dos governadores ocorre fora de uma capital de estado. Ele destacou que o uso do SIMAD será fundamental para frear o desmatamento, ajudando a diminuir também a emissão de gases do efeito estufa, compromisso firmado na Conferência sobre as Mudanças Climáticas (COP26).
“O SIMAD é um sistema que já está em uso. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida integralmente pelo corpo técnico do Governo de Santa Catarina, sem custos, e que agora também fica disponível para os demais estados. A análise dos dados pode ser feita praticamente em tempo real, com o uso de imagens de satélite e também de drones”, afirmou Moisés.
Além da questão ambiental, os gestores do Codesul também alinharam a criação de um grupo de trabalho para o planejamento integrado de rodovias e ferrovias do Codesul.
“Hoje nós tivemos mais um exemplo aqui de esse modelo de integração do Codesul rende bons frutos. A troca de experiências, de tecnologias e, acima de tudo, planejamento é uma marca desta gestão do Codesul. O foco sempre foi esse, desde a nossa primeira reunião.os nossos quatro estados são grandes produtores, e precisamos pensar o futuro, sobretudo na questão de infraestrutura”, afirmou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
Foto: Divulgação