Gabrielzinho é gigante; Briga de foice; Enoturismo chapecoense; Voto obrigatório; Sistema eleitoral…

por Richard Ritter – @richardritteroficial

Santa Catarina – Gabrielzinho é gigante, grande pelas atitudes, pela preocupação com o povo e a inclusão social. Marca registrada, uma das figuras mais conhecidas na política do litoral catarinense, Gabriel Meurer (Podemos), no último sábado (14) em Santo Antônio de Lisboa, deu mais um passo de gigante, com as presenças de Gean Loureiro (UB) pré-candidato ao governo do estado de Santa Catarina e Topázio Neto (Republicanos) prefeito da capital – Florianópolis, lançou a sua pré-candidatura para as eleições de 2022, focado na conquista para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Gabrielzinho tem história na política de Florianópolis onde está no seu segundo mandato como vereador após ser o terceiro mais votado nas eleições de 2020, dentre suas principais bandeiras estão o trabalho voltado para as pessoas com deficiência, defesa do consumidor, transparência entre algumas outras, que visam o crescimento da cidade de Florianópolis e agora de também do estado de Santa Catarina, na forma potente e inclusiva. Grandes chances de emplacar.


BRIGA DE FOICE

Brasil – Cada dia fica mais intensa para escolha ou definição dos candidatos a presidência e vice da república do nosso País. Reunião: este é o termo mais utilizado pelos possíveis candidatos, porém, nada está definido, e quando se entende que está tudo certo nada foi confirmado. Os apoios para alguns candidatos é promessa frequente, entretanto, raramente é cumprido. Só resta aguardar os nomes dos candidatos para escolher o seu candidato.


CHEGADA DO 5G A SC

Santa Catarina – A implantação do 5G (quinta geração de internet móvel) deve acontecer ainda este ano em Florianópolis. No resto do estado, a nova tecnologia deverá estar disponível para a população até 2029. Com o propósito de viabilizar a chegada do 5G em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) analisa projeto de lei (PL 340/2021), que institui o programa de estímulo à implantação das tecnologias de conectividade móvel no estado. O texto foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, nesta terça-feira (17).
Entre os principais pontos do projeto, estão a promoção de um ambiente favorável à economia digital; o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da tecnologia 5G; o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações; e o desenvolvimento de tecnologias.


VOTO OBRIGATÓRIO

Brasil – Dias antes de Emmanuel Macron ser reeleito presidente da França, com 58,5% dos votos válidos, no domingo (24), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos se reuniu em Paris com autoridades francesas responsáveis pelo planejamento e acompanhamento eleitoral. O objetivo era ampliar a cooperação entre os dois países e aprimorar a organização das eleições no Brasil. Magistrado de um país no qual grande parte da população ainda não tem acesso à internet e, quando tem, está exposta a notícias falsas, Banhos destacou a desinformação como um desafio para o TSE.
Outro esforço contínuo do tribunal é o de manter alto o engajamento da população na escolha de seus representantes. Ainda em setembro do ano passado, o TSE lançou uma campanha específica para os jovens que estão entrando na faixa de idade permitida ao voto. Com o slogan “Bora Votar. Eu vou porque eu posso”, a campanha incentiva o alistamento eleitoral e o “voto consciente” dos brasileiros de 16 e 17 anos. Mesmo não sendo obrigados a comparecer às urnas, esses cidadãos podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.


SISTEMA ELEITORAL

Brasília – O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD), defendeu no Plenário a segurança e a transparência do sistema eleitoral e disse acreditar no compromisso das Forças Armadas com a Constituição e a democracia. Ramos afirmou que os militares que ocupam cargos no governo e tentam desacreditar as urnas eletrônicas não se confundem com a instituição das Forças Armadas, que sempre demonstrou seu compromisso com o Estado Democrático de Direito.


ENOTURISMO CHAPECOENSE

Chapecó – Na manhã desta terça-feira (17) o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Élio Cella, receberam o empresário Edegar Viel, proprietário da Adega Viel e também do Sítio das Parreiras, um dos principais pontos turísticos de Chapecó.
De acordo com Viel, mais de mil pessoas passam por mês no local, que fica na Colônia Cella. A Adega tem 25 variedades de vinhos, espumantes e destilados. Atualmente a produção é de 150 mil litros por ano, incluindo também sucos. A família Viel está investindo R$ 5 milhões na ampliação do restaurante e adega na Colônia Cella, pensando em ampliar a visitação.


AUTISMO

Brasília – Proposta propõe isenção de imposto de renda aos contribuintes que tenham dependentes autistas, também inclui entre os contemplados, responsáveis por pessoas com deficiência física ou mental, severa ou profunda.
Sensibilizada com o alto custo necessário gerado com o tratamento de filhos com deficiência, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) protocolou o Projeto de Lei (PL) 1010/2022, para dispor sobre parcelas dos rendimentos do contribuinte que tenha dependente com deficiência física e mental, severa ou profunda, ou autista, que passam a ser isentas do imposto de renda da pessoa física. A proposta já sugere o benefício fiscal a partir do ano-calendário de 2022.


QUALIFICA SC

Santa Catarina – O Governo do Estado lançou o Qualifica SC, com vagas de cursos gratuitos para mais de 5 mil trabalhadores. Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a iniciativa vai oferecer mais oportunidades aos catarinenses e mão de obra qualificada para empresas do setor turístico, de serviços, gastronomia, tecnologia e outros, em Santa Catarina.
Com o programa, serão realizados cursos de capacitação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de baixa renda. Atrelado ao Programa Gente Catarina.


CONTORNO VIÁRIO

São José – O deputado federal Hélio Costa (PSD) reafirmou, em reunião na Câmara de Vereadores de São José, que o Contorno Viário não será entregue em dezembro de 2013. O parlamentar contestou a informação da ANTT e da Arteris que garantem que a obra vai ser concluída no final do ano que vem. De acordo com ele, não há milagre para que o Contorno fique pronto.
Hélio Costa também mostrou preocupação com novos aumentos do pedágio para manter a obra.


NAATZ QUER DESARQUIVAMENTO

Santa Catarina – A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou requerimento do deputado Ivan Naatz, líder da bancada do PL, dirigido ao Conselho Nacional do Ministério Público, em que solicita agilização da análise do pedido de desarquivamento de Inquérito para apurar suposta responsabilidade civil- improbidade administrativa do Governador Carlos Moisés (Republicanos) na aquisição do 200 respiradores, em 2020, por R$ 33 milhões pagos de forma antecipada, com dispensa de licitação e até hoje sem garantia de entrega.


Foto: Divulgação