O maior eleitorado da história; Eron Giordani supera a timidez…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Brasil – O eleitorado brasileiro em 2022 é 6,21% maior que o registrado em 2018. As estatísticas sobre os 156 milhões de cidadãos aptos a votar nas eleições deste ano, no dia 2 de outubro. Um dos maiores aumentos registrados foi no número de jovens entre 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo.
Nas eleições deste ano, 2,1 milhões de jovens nessa faixa etária poderão votar. Em 2018, eram 1,4 milhões. O crescimento equivale a 51,13% nessa faixa etária do eleitorado. Segundo o TSE quase a totalidade dos eleitores jovens que vão votar em 2022 fez cadastro na Justiça Eleitoral nos quatro primeiros meses deste ano, graças a campanhas promovidas para conscientizar os jovens do seu direito.
Os dados demonstram a pujança cívica da cidadania no Brasil. São mais de 156 milhões de eleitores que compõem no cadastro eleitoral o maior eleitorado da história brasileira.


GEAN NA AGRICULTURA

Santa Catarina – Pré-candidato a Governador em Santa Catarina, Gean Loureiro (UB) realizou roteiro pelo Oeste e Extremo-Oeste do Estado nos dias 14, 15 e 16 de julho. Acompanhado pelo pré-candidato a vice, Eron Giordani (PSD), natural da região, Gean defendeu uma maior participação do Estado na melhoria da qualidade da energia elétrica para os produtores rurais. De acordo com ele, a grande maioria dos estabelecimentos rurais não recebe energia trifásica, o que impede a expansão e melhor competitividade do produto catarinense. “A Celesc é uma empresa de Santa Catarina, pública, e precisa cumprir sua função social”, disse Loureiro.
Outra área abordada pelo pré-candidato foi a conectividade no campo. Com a obrigação dos produtores rurais em emitir notas fiscais eletrônicas, tornou- se essencial internet de qualidade nas áreas rurais.
Temas como segurança rural e estradas para escoar a produção também foram abordados durante encontros com lideranças comunitárias e empresários rurais. Gean e Eron, acompanhados pelo pré-candidato ao senado Raimundo Colombo (PSD) e o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD), iniciaram o roteiro no Oeste catarinense pela cidade de Chapecó, passando por São Carlos, Itapiranga, São Miguel do Oeste, Faxinal dos Guedes e Pinhalzinho.


GEOVANIA E CLÉSIO

Criciúma – A pré-candidata a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) percorre o estado, parou em Criciúma acompanhar de perto os eventos que estavam sendo realizados, junto com o prefeito Clésio Salvaro prestigiaram os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). A cidade toda movimentada, repleta de atrações e turistas. A população é beneficiada, o município é beneficiado, assim como todos que visitam a ótima gestão de Clésio Salvaro (PSDB).


CELSO MALDANER FOCADO

Santa Catarina – Em cinco dias Celso Maldaner saiu do extremo oeste e chegou ao sul catarinense. Foram 21 coordenadorias regionais do MDB visitadas, levando a mensagem aos companheiros de partido. Pré-candidato ao senado, ao mesmo tempo apresenta o trabalho do mandato como deputado federal, são mais de R$ 650 milhões destinados para melhorar a vida das pessoas.
Semana que vem tem mais 15 regionais para visitar rumo à convenção do MDB no sábado, 23.


ERON GIORDANI SUPERA A TIMIDEZ

Santa Catarina – A política é interessante, ela muda as pessoas e transforma, algumas para melhor, outras para pior.
Filho do meu grande amigo Giordani, Eron Giordani (PSD), pré-candidato a vice de Gean Loureiro (UB) ao governo do estado.
Eronzinho para para os mais chegados, muda o número do celular 12 vezes por ano, aliás, mudava, a política o transformou, agora o número de celular permanece o mesmo, e o melhor, o último cidadão catarinense a ter uma Rede Social e abrir uma conta de Instagram, o antigo Eron incomunicável, agora tem Instagram, visibilidade claro, a política quebrou barreiras, superou a timidez. Iniciou publicando uma foto montado no cavalo, se sentindo o Jove da novela Pantanal.


A FRAQUEZA DE JAY NICARETTA

Santa Catarina – Sinceramente eu não sei o motivo da gastança de dinheiro que o partido Progressistas SC está fazendo com a micro campanha da pré-candidata a deputada federal Jay Nicaretta, ou então essa gastança vem do próprio bolso da pré-candidata que mamou por um tempo na teta da família Bolsonaro em Brasília, digo gasto, pois investimento nenhum, Jay tem seus méritos, mas para federal?
Inveteram os papéis, e não conseguiram discernir, Altair Silva, será um dos deputados mais votados em Santa Catarina, nome de peso.
Até que em fim alguém teve a bondade de conversar com Esperidião Amin e dar as verdadeiras coordenadas que Plinio de Castro daria, lançando o vice -prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto.
Pré-candidato a deputado federal, Itamar iniciou seus trabalhos ainda na semana passada, analisando profundamente, inicia atrasado, se tivessem investido o que já investiram na Jay – dinheiro e tempo – Itamar teria garantia de uma cadeira na Câmara Federal. Vai pegar firme na missão junto com Altair Silva por todo extremo-oeste, oeste e meio oeste.


MDB É ANTÍDIO

Santa Catarina – Os pré-candidatos do MDB a deputado estadual e federal aprovaram moção de apoio à candidatura do empresário e ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, ao governo do Estado. Não participaram os deputados estaduais com mandato, que defendem aliança com o Republicanos de Moisés.
A proposta foi levantada pelos pré-candidatos Cleiton Fossá, de Chapecó, e Marcelo Achutti, de Balneário Camboriú, e foi prontamente aprovada.


GUIDI E JULIO FAZEM A DUPLA

Criciúma – Um das duplas mais fortes da região carbonífera, percorre parelho toda a região no trabalho firme e o compromisso com o povo, na paz de sempre o deputado estadual Julio Garcia (PSD) com a Cia do deputado federal, menino Ricardo Guidi (PSD), prestigiaram o grandioso evento da Festa da Tainha, em Balneário Rincão, milhares de pessoas reunidas.


ZAGONEL É CONCÓRDIA NAS ELEIÇÕES

Concórdia – Um dos mais destacados vereadores do município de Concórdia, pede licença do seu cargo e lança sua pré-candidatura à deputado estadual pelo MDB, Closmar Zagonel, foca na população de Concórdia no meio-oeste do estado, e nos municípios da região. Nome forte e com um eleitorado fiel vai tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).


Foto: Divulgação