Moisés comemora…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O candidato à reeleição ao governo do estado de Santa catarina, Carlos Moisés (Republicanos) tem percorrido o estado junto com seu vice Udo Dohler (MDB), e o candidato ao Senado Federal Celso Maldaner (MDB) em campanha eleitoral, o trio comemorou o crescimento do estado que bateu um recorde nacional no emprego: o estado atingiu a marca de 65,8% da população acima de 14 anos ocupada, um nível nunca antes alcançado por um estado brasileiro. Considerando apenas a população que faz parte da força de trabalho, o nível de ocupação é de 96,1%. A taxa de desemprego, que reduziu para 3,9%, continua a menor do Brasil. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira, 12, referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) do segundo trimestre de 2022.
A taxa de desemprego catarinense é menos da metade da nacional, que fechou em 9,3%. Um dos principais destaques de Santa Catarina é o menor desemprego entre jovens. Na faixa etária de 20 a 29 anos, a desocupação é de 5,1%, quando na maioria dos estados a taxa passa de 13%.


MDB POR TODA SANTA CATARINA

Santa Catarina – O presidente estadual do MDB e segundo suplente ao Senado, Edinho Bez, começa, na segunda-feira, 15, uma ampla jornada de mobilização por todo o estado. Junto às lideranças regionais do partido, Edinho vai promover encontro regionais e municipais que visam fortalecer as candidaturas emedebistas a deputado e à coligação majoritária com o governador Carlos Moisés.
“O MDB é o maior partido de Santa Catarina e essas reuniões têm como objetivo motivar e integrar o partido para as eleições deste ano, para Governo do estado, Senado, Câmara e Assembleia”, afirmou Edinho Bez, ressaltando as candidaturas de Udo Döhler como vice-governador e de Celso Maldaner ao Senado Federal. Junto à candidatura de Maldaner, estão Nazareno Martins (Podemos), como 1º Suplente, e Edinho Bez como 2º Suplente.


GEAN, ERON E COLOMBO PERCORRENDO

Santa Catarina – O ex-governador e pré-candidato ao Senado pelo PSD, Raimundo Colombo, cumpriu um roteiro de reuniões políticas em Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Itapema, Pomerode e Blumenau ao longo da semana.
Os candidatos ao governo e vice da coligação Bora Trabalhar! – União Brasil, PSD e Patriota – Gean Loureiro e Eron Giordani participaram de atos em Itajaí e Itapema.


OPERAÇÃO ACALENTO 2022

Brasil – O Debriefing Geral da Operação Acalento 2022 que visa a repressão de crimes contra crianças e adolescentes aconteceu nesta quinta-feira no Palácio da Justiça em Brasília.
A Operação Acalento é uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a iniciativa deflagrou ações coordenadas dos órgãos de segurança pública, visando combater violência contra crianças e adolescentes.
Através dos canais de atendimento (Disque 100 e Ligue 180) a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos realizou entre janeiro e julho de 2022 mais de 1.690.000 atendimentos e registrou 190.087 denúncias de violações de Direitos Humanos, destas 78.248 são de Crianças e Adolescentes. Durante a Operação foram encaminhadas mais de 11.000 denúncias aos pontos focais dos estados.
Em sua fala no evento o Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, Nabih Henrique Chraim salientou que “nos 30 dias de operação, foram atendidas mais de 16,5 mil vítimas, solicitadas 2,6 mil medidas protetivas e presos mais de 1,4 mil agressores”.
Com efetivo de 197 policiais, em Santa Catarina foram atendidas 3.228 vítimas e realizados 79 autos de prisão em flagrante. Representado pela Delegada Patrícia Maria Zimmermann D`avila ponto focal da Operação no Estado.


AMIN E BOLSONARO

Brasília – Candidato ao governo do Estado pelo Progressistas, Esperidião Amin participou na quinta-feira (11), em Brasília, de um café da manhã com os candidatos a governadores, vices e senadores do PP, com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Além de Esperidião Amin, concorrem ao governo do Estado em outras regiões do país, pelos Progressistas, Luiz Carlos Heinze, do Rio Grande do Sul, Antonio Denarium, de Roraima, e Gladson Cameli, do Acre.


PRI FERNANDES REPRESENTA

Florianópolis – A Câmara Municipal de Florianópolis empossa nesta segunda-feira (15), às 14h, no Plenário da Câmara de Vereadores, a vereadora Pri Fernandes (PODE) como Presidente Interina.
A parlamentar será a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal em 296 anos, um marco histórico para Florianópolis e mais uma vitória da atual Legislatura, além de representar as lutas e as consequentes conquistas das mulheres.


SENADO APROVA

Brasília – O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (10) um projeto que facilita o acesso à contracepção. O texto determina prazo máximo de 30 dias para disponibilização de métodos contraceptivos, reduz a idade mínima para esterilização voluntária e garante que esse procedimento seja feito no período de parto. O PL 1.941/2022 , que segue para sanção presidencial, também exclui da legislação a necessidade de consentimento expresso de ambos os cônjuges para a esterilização. Os senadores também aprovaram um projeto ( PL 4.171/2021 ) que cria programa de acompanhamento de pacientes com câncer de mama, para prestar orientação e tornar mais ágeis o diagnóstico e o tratamento. Como foi modificada no Senado, a proposta terá que voltar à Câmara dos Deputados.


ENCONTRO DE GIGANTES

Blumenau – Nesta semana o vereador de Florianópolis e pré-candidato a deputado estadual Gabrielzinho Meurer (Podemos) se reuniu com o pré-candidato a deputado federal, André Espezim (Podemos) em Blumenau.
Gabrielzinho e Espezim debateram várias questões referentes ao Vale do Itajaí, entre elas pontos da BR-470.
A principal bandeira de Gabrielzinho, a acessibilidade para as pessoas com deficiência também foi assunto. O vereador de Florianópolis reverenciou o trabalho realizado pela Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) com sede em Blumenau e que já recebeu a visita de Gabrielzinho em oportunidades anteriores.
Trabalhar por uma Santa Catarina acessível em todas regiões é o principal objetivo de Gabrielzinho no seu trabalho na Câmara Municipal de Florianópolis e também por Santa Catarina através de bons relacionamentos.


ARMAS DE FOGO NO BRASIL

Brasília – Rafael Pezenti, candidato a deputado federal que deve ocupar a cadeira de Rogério Peninha Mendonça (MDB) em Brasília, está cada vez mais alinhado à pauta armamentista. Nesta semana, Pezenti divulgou em suas redes sociais um vídeo no qual desmente informações divulgadas pela mídia a respeito do tema. “A minha luta é pela liberdade. Se a pessoa não quer ter arma, eu não tenho nada contra, só não podemos tirar o poder de escolha de quem pensa diferente”.
Nos últimos dias, Pezenti esteve na Shotfair, em Joinville, uma das maiores feiras de armas do Brasil, ao lado de grandes nomes da causa armamentista, como o especialista em segurança pública Bene Barbosa. O armamento é uma bandeira que o candidato está herdando do deputado Peninha, autor do Projeto de Lei 3722/12, que revoga o Estatuto do Desarmamento. Jornalista e trabalhando ao lado do parlamentar há 15 anos, Pezenti acompanhou cada fase da tramitação do projeto.


SEIF NA DISPUTA

Santa Catarina – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), determinou a extinção do pedido de impugnação da candidatura de Jorge Seif Júnior ao senado, feito pelo seu adversário, Afrânio Boppré (PSOL).
De acordo com a decisão proferida pelo juiz Zany Estael Leite Júnior, relator do caso, o pedido tratou-se de um erro grosseiro e extemporâneo e que em virtude de tudo isso o requerimento não foi conhecido, sendo determinado o arquivamento do processo.
Jorge Seif Júnior, teve seu nome homologado para concorrer ao senado, na última sexta-feira (5), em Florianópolis, em chapa pura do Partido Liberal.


DÉCIO E BIA NO PÁREO

Santa Catarina – Atendendo o pedido do candidato ao governo do Estado Décio Lima (PT), a executiva do PSB definiu pela candidatura de Bia Vargas para o cargo de vice-governadora da Frente Democrática de Esquerda.
Para o presidente do PSB, Claudio Vignatti, o importante nesse momento é a união dos partidos integrantes da Frente com o objetivo único de eleger Lula, Décio e Dário e fazer uma bancada de deputados e deputadas estaduais e federais.


PDT REUNIDO NA CAPITAL

Santa Catarina – Os pré-candidatos do PDT estiveram reunidos na sexta-feira (12) em Florianópolis. Entre gravações de vídeos e conversas com a coordenação de campanha, também ouviram o pré-candidato a governador Jorge Boeira e a pré-candidata ao Senado Federal, Hilda Deola.
O deputado estadual e pré-candidato à reeleição, Rodrigo Minotto, por vídeo, e o presidente do partido em Santa Catarina, Manoel Dias, também estiveram com os 50 nomes da proporcional. São 38 pré-candidatos à Alesc e, 12, para a Câmara dos Deputados.


DALLAGNOL TERÁ QUE INDENIZAR LULA

Brasil – Por unanimidade, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação do ex-procurador da República Deltan Dallagnol a pagar indenização por danos morais de R$ 75 mil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em razão de entrevista coletiva concedida em 2016, na qual utilizou o programa de computador PowerPoint para explicar denúncia apresentada contra o líder do PT na Operação Lava Jato.
O colegiado rejeitou os três embargos de declaração apresentados no processo por Dallagnol, por Lula e também pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).


MAIS DE 7 MIL CANDIDATOS A FEDERAL

Brasil – As eleições para Câmara dos Deputados devem contar com pelo menos 7.169 candidatos que já se inscreveram na Justiça Eleitoral. O prazo para registro das candidaturas termina nesta segunda-feira (15) e o número ainda pode crescer. Nas eleições de 2018, foram 8.588 candidatos a deputado federal.
O perfil dos candidatos registrados até o momento já mostra que pode aumentar proporcionalmente o número de candidatas mulheres e de candidatos que se autodeclaram pretos. Em 2018, havia 32% de mulheres e 11% de candidatos negros. Na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão 2.435 candidatas mulheres (34%) e 1.001 negros (14%).
Outra mudança significativa é no perfil da escolaridade dos candidatos. Entre os registrados até o momento, 61% têm ensino superior completo. Em 2018, eram 54%. Também aumentou proporcionalmente o número de candidatos com patrimônio declarado de R$ 1 milhão ou mais. Até o momento são 1.101 milionários registrados ou 22% dos que declararam os bens à Justiça Eleitoral. Em 2018, eram 1.047 ou 19%.
Outras características do perfil dos candidatos se mantiveram semelhantes à eleição passada. Dos registrados, 44% têm mais de 50 anos e 32% têm entre 41 e 50 anos. Quase 53% são casados. As profissões mais comuns continuam sendo a de empresário (908 candidatos) e advogado (614), além de profissionais da educação (440) e servidores públicos (429).


Foto: Divulgação