Candidaturas femininas
por Richard Ritter – @richardritteroficial
Brasil – As candidaturas femininas bateram recorde este ano, com 33,3% dos registros nas esferas federal, estadual e distrital. As mulheres representam 53% do eleitorado do país, o que corresponde a 82 milhões de votantes. Apesar disso, elas ocupam apenas 17,28% das cadeiras no Senado. Especialistas defendem o aperfeiçoamento da legislação para garantir a participação feminina na política.
Uma das primeiras medidas de impacto aprovadas pelo Congresso Nacional para incentivar a participação feminina na política foi a Lei 12.034, de 2009. Ela assegura o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Além disso, destina pelo menos 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, bem como do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
A mudança ocorreu com a alteração da Lei das Eleições (Lei 9.504, de 1997). Desde então, apesar do aumento do número de candidaturas femininas, houve pouca mudança na proporção de mulheres eleitas
ENCONTRO DE GIGANTES
Joinville – O salão do Restaurante Glória, em Joinville, ficou pequeno na noite da quinta-feira (25) para acomodar filiados e apoiadores do Partido Novo. Em evento promovido pelo diretório municipal, a sigla recebeu o candidato à presidência Felipe d’Avila, além do candidato a governador de Santa Catarina Odair Tramontin, candidato a senador Luiz Barboza Neto e candidatos a deputado(a).
CANDIDATURAS INDÍGENAS
Brasil – Nestas eleições, o número de candidatos indígenas é o maior desde 2014, quando começou a autodeclaração racial das candidaturas. Naquele ano, 84 indígenas se registraram como candidatos. Em 2018, o número subiu para 134, e agora são 178 candidatos indígenas – sendo 58 para a Câmara dos Deputados.
Apesar de ser mais do que o dobro em relação a 2014, a proporção não chegou a duplicar, pois o número de candidatos no total aumentou também. Os indígenas passaram de 0,32% para 0,62% dos candidatos. Neste ano, há 28.505 pedidos de registro de candidaturas; em 2014, eram 26.161.
Na opinião do coordenador-executivo da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib), Kléber Karipuna, o aumento de candidaturas indígenas é positivo, mas ele ressalta que a autodeclaração pode se tornar um problema.
“A gente tem conhecimento de cenários, de situações, de pessoas que se declaram, mas não têm esse pertencimento, essa atuação mais próxima, mais positiva. Não estou discutindo o mérito de ela ser ou não ser indígena, ter vínculo com o povo ou não ter, isso quem tem que dizer é o povo pelo qual esses candidatos se declaram, mas é o alerta que a gente traz”, afirmou.
NOVO MODELO DA URNA ELETRÔNICA
Brasil – A urna eletrônica começou a ser usada em 1996. Primeiramente, em algumas cidades. A partir de 2000, passou a ser usada nacionalmente. Para aumentar a segurança do voto, a Justiça Eleitoral também iniciou o cadastro biométrico dos eleitores, ou seja, identificação por meio da impressão digital.
Em junho último, o TSE apresentou um novo modelo de urna. As urnas modelo UE2020, além de um novo design, possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. O teclado foi aprimorado, e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento. O terminal do mesário também passou por modernização: deixou de ter teclado físico e, agora, conta com tela sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas. Foram adquiridas 225 mil novas urnas, que correspondem a quase metade das urnas em operação na eleição (577 mil).
AMIN NO SUL
Santa Catarina – Esperidião Amin (PP) participou do lançamento da candidatura a deputado estadual de José Milton Scheffer (PP). Com ele, estavam o candidato a vice-governador Dalírio Beber (PSDB) e o candidato ao Senado, Kennedy Nunes (PTB). Além deles, dois candidatos a deputado federal: Valmir Comin (PP) e Prof Jeferson (PTB). O evento que contou com mais de 1500 pessoas, teve a presença maciça de prefeitos da região.
Na sua fala, Esperidião Amin destacou a unidade do partido Progressista, além de destacar as obras que realizou no sul do Estado quando foi governador de SC, como a Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis.
E prometeu trabalhar para que o município de Timbé do Sul, tenha a Barragem do Rio do Salto, obra muito esperada pela região sul.
Outros compromissos também aconteceram no sul do Estado. Ao lado do seu vice, Dalírio Beber, Amin prestigiou a Feijoada do Lions Clube, em Tubarão. Estavam presentes líderes Progressistas da região e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB).
Mais cedo, Amin foi a Nova Veneza, para reunião com lideranças do partido e amigos da região.
GABRIELZINHO NÃO SE ENTREGOU
Fim de semana foi marcado pela baixaria dos hackers que invadiram a conta de Instagram do candidato à deputado estadual Gabrielzinho Meurer (Podemos), fotos sujas e pornográficas tentaram abalar o eleitorado do candidato, porém Gabrielzinho agiu instantaneamente e muito bem assessorado recuperou com segurança a sua rede social. “Toda semana é um ataque e estamos aqui novamente pra dizer: “Não vão se passar por mim e não vão nos parar! Bora com força total e instagram recuperado!” confirmou Meurer.
Recentemente quando iniciou o período eleitoral no Brasil diversos candidatos e também veículos de comunicação estão sendo atacados por hackers de vários lugares do mundo. Um exemplo foi o próprio Portal Hora Política que também passou por essa situação mas também conseguiu recuperação e controle da sua Mídia Social.
A pergunta que fica pairando no ar e dificilmente é respondida pelo Grupo Meta: será que um Grupo que fatura milhões mensalmente, não tem estrutura suficiente para criar sistemas de segurança eficazes contra invasão hacker?
ESPEZIM FAZ SUCESSO
Santa Catarina – O candidato à deputado federal, André Espezim (Podemos), está detonando nas redes sociais, interação com o povo, simpatia, criação de vídeos, jingles e fotos com muita animação estão cada vez mais conquistando o eleitorado catarinense e principalmente da região de Blumenau e Vale Europeu. Espezim tem nome forte e leva consigo também o importante apoio do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), favorito nas pesquisas, André Espezim é a promessa na Câmara Federal nestas eleições.
INDÚSTRIA DE SANTA CATARINA GERA EMPREGOS
Santa Catarina – Em julho, a indústria de Santa Catarina liderou a geração de empregos formais no estado, com 2,2 mil contratações. Desse total, 1.452 vagas foram abertas pela construção civil. Na sequência, entre os segmentos que mais contrataram no período estiveram: têxtil, confecções, couro e calçados (503 vagas), alimentos e bebidas (319 vagas), equipamentos elétricos (246 vagas), automotivo (183 vagas), papel e celulose (180 vagas) e produtos químicos e plásticos (100 vagas). Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
As medidas governamentais de combate à inflação no país, bem como a recuperação na atividade econômica, têm auxiliado a recuperação do poder de compra das famílias, o que ajuda a explicar, em boa medida, o desempenho do segmento têxtil, confecções, couro e calçados.
O bom momento das exportações catarinenses incentivou também a geração formal de empregos em setores de alta intensidade tecnológica, como é o caso de equipamentos elétricos. Nos últimos meses, Santa Catarina aumentou o fornecimento de motores elétricos para vários países, como, por exemplo, Bélgica, Alemanha e França.
GEAN ASSINA TERMO
Joinville – Na noite da última quarta-feira, 24 de agosto, no lançamento da candidatura de Dr. Cassiano Ucker (UB) a Deputado Federal, Gean Loureiro assinou o termo de compromisso para a construção do Hospital da Zona Sul de Joinville. O projeto apresentado no evento foi desenvolvido junto à equipe do médico, que atualmente é vereador da cidade.
O hospital deve ser uma alternativa para atendimentos de baixa e média complexidade, para que os hospitais Regional Hans Dieter Schmidt e Municipal São José possam focar em atendimentos mais complexos e de referência para especialidades.
DUPLA: RAFAEL PEZENTI E JERRY COMPER
Santa Catarina – Os candidatos Rafael Pezenti e Jerry Comper mostraram que estão com a lição de casa bem feita. Lideranças e apoiadores lotaram a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ituporanga, na noite de quinta-feira (25), para o lançamento regional da candidatura da dupla. Pezenti é candidato a deputado federal no lugar do deputado Rogério Peninha. Jerry vai à reeleição para estadual. Ambos são do Alto Vale.
Foto: Divulgação