Topázio é trabalho…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Florianópolis – O Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), reuniu o secretariado na sede da Defesa Civil Municipal. O objetivo foi fazer um levantamento de estragos e anunciar as primeiras ações por conta das fortes chuvas dos últimos dias.
Dados coletados pela Defesa Civil de Florianópolis, através das plataformas da Epagri/Ciram, apontaram que nos últimos sete dias foram 171 mm de chuva registrados em Florianópolis. Sendo que a média histórica para todo o mês de outubro é de 133 mm e já choveu 192 mm em 15 dias.
Segundo o prefeito Topázio, o impacto com alagamentos não foi maior por conta do investimento feito pela Prefeitura nos últimos anos com a limpeza de valas e bocas de lobo. “Agora vamos atuar em uma lista de ruas que apresentam buracos e precisam de melhoria emergencial. Para reforçar esse trabalho, teremos também a atuação dos hidrojatos já a partir deste domingo”, destacou.
JORGE BOEIRA É ALTO NÍVEL
Santa Catarina – Quem finalizou a campanha eleitoral com muita honra e merece também os parabéns, é o candidato do PDT-SC, Jorge Catarino Boeira e toda sua equipe em especial a competentíssima jornalista Haudrey Mafiolete. Deram um show de profissionalismo, fizeram uma campanha redonda, caprichada e extremamente profissional, com recursos limitados conseguiram colocar Jorge Boeira entre os favoritos pelos catarinenses. E como todos sabemos política não acaba, ela dá um tempo e continua. Parabéns Jorge, Haudrey e toda a equipe.
MDB-SC É JORGINHO
Santa Catarina – Se no primeiro turno destas eleições o MDB se mostrou dividido sobre o apoio à reeleição de Carlos Moisés (Republicanos), neste segundo turno a sigla mudou a postura e agora os filiados estão na mesma sintonia em apoio a Jorginho Mello “por toda Santa Catarina”.
O tom foi dado na segunda-feira (17) à noite em um evento de apoio ao projeto do Partido Liberal no Brasil e no Estado, realizado no Clube 25 de Julho. Fernando Krelling, deputado estadual reeleito pelo MDB, afirmou: “Jorginho, o 15 agora é 22. Estamos juntos para o bem de Santa Catarina. Foi com Luís Henrique que aprendi e é a quem devo muito. Por isso, Jorginho, chegou a hora de retribuirmos. É 22 em Santa Catarina e 22 para presidente” destacou o deputado.
O nome do ex-governador Luís Henrique da Silveira (LHS) foi várias vezes lembrado no encontro por emedebistas do Norte catarinense, entre parlamentares, prefeitos e vice-prefeitos, além da viúva de LHS e senadora Ivete Appel da Silveira. Com a vitória de Jorginho, ele passa a ocupar a cadeira no Senado de forma titular.
DÉCIO NÃO COMPRA
Santa Catarina – O candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, rejeitou a hipótese de governar por meio da compra de votos com recursos públicos, mecanismo criado pelo governo de Jair Bolsonaro e amplamente criticado por especialistas.
Segundo Décio, é preciso governar com ampla participação da sociedade organizada para estabelecer uma gestão plural do estado. “Ninguém governa sozinho. Farei um governo plural, de resultados, com capacidade técnica para levar melhorias à população”, afirmou o candidato.
LULA EM SC
Santa Catarina – O candidato à presidência da República Lula (PT) cancelou sua visita à Santa Catarina no segundo turno das eleições, na quarta-feira, dia 19, estava previsto sua chegada. Subiria em trio elétrico e faria aquele apoio especial ao candidato ao governo do estado Décio Lima (PT). Sua assessoria alegou a logística do candidato não colaboraria.
Porém não se tem certeza, mas boatos e comentários que circulam nos bastidores da política catarinense o motivo real seria o resultado de pesquisa interna do Partido dos Trabalhadores catarinense onde afirma que não há chances de Décio Lima chegar e vencer Jorginho Mello (PL), por tal motivo Lula não investiria seu tempo no estado número um bolsonarista no Brasil.
FUX É HOMENAGEADO
Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux será homenageado hoje, terça-feira (18), às 15h30, em sessão solene do Congresso Nacional pelo período em que esteve na presidência da Corte (setembro de 2020 a setembro de 2022). Fux será agraciado com a Ordem do Congresso Nacional, honraria destinada a pessoas e instituições dignas do reconhecimento do Poder Legislativo.
Fux vai se juntar à lista de autoridades homenageadas pelo Congresso desde a criação da comenda em 1972. Ao todo, 427 personalidades já receberam a medalha, entre eles, os ministros do STF, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Também integram a lista de homenageados os ex-presidentes da República, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, José Sarney e Juscelino Kubitschek.
O principal líder político da história da África do Sul, Nelson Mandela, e nomes destacados em outras áreas como o arquiteto Oscar Niemeyer, o sociólogo Florestan Fernández e o escritor Jorge Amado também foram condecorados.
COMPOSIÇÃO DO SENADO
Brasília – As eleições para o Senado já aconteceram, mas a Casa ainda pode ter novidades com o segundo turno deste ano, que ocorre no próximo dia 30. Cinco senadores estão na disputa pelos governos de seus estados. Todos ainda têm mais quatro anos de mandato. Aqueles que vencerem serão substituídos pelos suplentes, provocando mudanças na composição das bancadas do Senado para o próximo ano.
Além da movimentação partidária, os resultados podem impulsionar a Bancada Feminina do Senado. Três dos cinco senadores que concorrem a governos estaduais têm mulheres como primeiras suplentes. Se todas herdarem as cadeiras, a projeção para a Bancada Feminina no próximo ano subirá de 10 para 13 senadoras, número maior do que na atual legislatura.
Esta é a primeira vez desde 1990 que nenhum senador foi eleito para um governo estadual em primeiro turno. Ao todo, 18 senadores foram candidatos em 13 estados neste ano.
Alagoas: o senador Rodrigo Cunha (União) concorre com o atual governador do estado, Paulo Dantas (MDB). Primeira suplente: Dra. Eudócia (PSB).
Amazonas: o senador Eduardo Braga (MDB) disputa o cargo com o atual governador, Wilson Lima (União). Primeira suplente: Sandra Braga (MDB).
Rondônia: o senador Marcos Rogério (PL) enfrenta o governador atual, Marcos Rocha (União). Primeiro suplente: Samuel Araujo (PSDB).
Santa Catarina: o senador Jorginho Mello (PL) disputa o cargo de governador com o ex-deputado federal Décio Lima (PT). Primeira suplente: Ivete da Silveira (MDB).
Sergipe: o senador Rogério Carvalho (PT) concorre no segundo turno contra o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Primeiro suplente: Jorge Mitidieri (PSD).
ENCONTRO DE GIGANTES EM CHAPECÓ
Chapecó – Encontrei meu amigo Sérgio, o Sérginho Badalotti, Bada, campeirando pela cidade de Chapecó, meu grande amigo, ex-colega, grandes momentos na TV. Não mifa? Tô tifa! Alô Sérginho Badalotti, um grandi abráço!
Santa Catarina vivenciou nos bons tempos de TV de sinal aberto a dupla de jornalistas Plinio Ritter e Bada na cidade de Chapecó, capital do oeste catarinense, dupla que repercutiu muitas vezes em nível nacional, até hoje ninguém bateu a audiência em Santa Catarina que a dupla fez na TV. Na época, chegaram a ser cobiçados por diretores e produtores da Rede Globo para atuarem em todo sul do Brasil no mesmo formato do Pretinho Básico, porém no jornalismo esportivo.
A dupla e uma das maiores sacadas do jornalismo catarinense infelizmente foi finalizada por um diretor de TV soberbo e incompetente, aliás, diga-se de passagem, arrumou as malas e foi embora de Chapecó.
OKTOBERFEST É EXEMPLO
Blumenau – A 37ª Oktoberfest Blumenau comprovadamente é a maior festa das Américas. A Vila Germânica na cidade de Blumenau é referência internacional, um evento impecável comandado pela melhor equipe de todos os tempos, todos os envolvidos merecem parabéns, evento animado do início ao fim, limpo em todos os cantos e lugares, com uma gastronomia de primeiro mundo e chopp de altíssima qualidade, parabéns em especial para o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).
Foto: Divulgação