Florianópolis: capital brasileira da qualidade de vida…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O processo para a construção do empreendimento Parque Urbano e Marina Beira-Mar avançou mais uma etapa na noite desta segunda-feira (24). Em reunião promovida pela Prefeitura de Florianópolis e liderada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), foi apresentado o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto.
A audiência ocorreu no auditório da Assembléia Legislativa e reuniu mais de 230 pessoas entre munícipes, representantes do poder público e da empresa vencedora da concessão. Na mesa, além do prefeito Topázio Neto (PSD), estiveram presentes o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Pires, o presidente do IMA, Daniel Netto, e representantes da consultoria ambiental e empresa construtora.
“Muito mais que uma Marina, o projeto apresenta uma nova conexão entre o cidadão e o mar”, disse o prefeito Topázio Neto. “A proposta desenhada visa requalificar a Beira-Mar Norte, com um parque urbano de uso público destinado à população. Vale ressaltar que um dos grandes diferenciais do projeto é que tudo isso será realizado sem uso de recursos públicos”, completou.


DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Santa Catarina – As homenagens do Poder Legislativo ao servidor público, que comemora oficialmente seu dia nesta sexta-feira (28), ocorreu nesta terça-feira (25) com uma recepção festiva denominada o Café com o Servidor no hall do Palácio Barriga Verde, ofertado pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindalesc) e pela Associação dos Funcionários (Afalesc). O evento acontece nesta quarta-feira (26) no prédio da Unidade Administrativa Deputado Aldo Schneider.
A data foi instituída no governo do ex-presidente Getúlio Vargas em 1939, por meio do Decreto 1.713. Na ocasião, foi criado o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União. De acordo com o documento, o servidor público tem a obrigação de garantir aos brasileiros o acesso aos serviços de qualidade prestados pelo estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), enfatizou a importância da data e lembrou que a Alesc é um dos poderes constituídos no Estado, que há o Executivo e o Judiciário, mas que é o Parlamento que tem a sensibilidade de estar em harmonia com os demais poderes. “A Alesc é um poder onde se discute, onde se elabora e aprova as leis, uma Casa do diálogo e os funcionários públicos, de todos os setores, mas especificamente do Parlamento, devem ser valorizados. Não existiria o servidor público da Alesc se não existisse os deputados e não haveria o trabalho sem o servidor público. Um complementa o outro e eu tenho, como os demais 39 deputados, esse reconhecimento, seja servidor público concursado, comissionado ou terceirizado.”.


FIASCO EM SÃO JOSÉ

São José – Extremamente mal assessorado pela secretária de comunicação nomeada do município, Maria Helena Henriques Pereira, o prefeito da cidade de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), refletiu no vídeo gravado nas suas redes sociais o amadorismo ao falar com o ex-jogador e hoje senador Romário Faria (PL). Obviamente que a intenção de Orvino era se promover em cima da fama do senador Romário, mas o amadorismo e a péssima assessoria de comunicação revelaram muito mais, um verdadeiro fiasco que não ninguém entendeu absolutamente nada o que o respectivo prefeito quis passar na mensagem, fato que deixou até o próprio senador espantado na gravação.
Não é a primeira vez que munícipes de São José acompanham esses tipos de picaretagens, desde que a secretária de comunicação nomeada do município, Maria Helena Henriques Pereira, foi nomeada pelo prefeito, início das eleições, a cidade tem sido mal falada frequentemente, incluindo comentários de prevaricação, cerceamento e retaliação aos veículos de comunicação. Tudo indica que a justiça deverá agir em breve.


JORGINHO REFORÇADO

Santa Catarina – Em mais uma reunião de apoio às candidaturas de Jair Bolsonaro (PL) e de Jorginho Mello (PL) ao governo de Santa Catarina, prefeitos e lideranças da região Oeste reforçaram o apoio e confirmaram à luta contra a abstenção.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), afirmou que o apoio à Jorginho é pela causa é que o senador é merecedor da Vitória.
“Jorginho, você ganhará a eleição por mérito próprio. Todos sabem, eu estive em um projeto diferente no primeiro turno, e você, por seu esforço conseguiu essa vantagem no primeiro turno. Ele montou uma nominata invejável, e conquistará essa vitória por seu esforço” destacou o prefeito de Chapecó.
Além de João, deputados eleitos e reeleitos tiveram fala e discursaram contra a alta abstenção no primeiro turno.


GEAN É REFERÊNCIA

Santa Catarina – O ex-prefeito de Florianópolis que concorreu ao governo do estado, Gean Loureiro (UB) promete. Loureiro é um das maiores referências na politica estadual, vêm com novos projetos na vida pública. Nome forte e currículo de peso o político em breve voltará ao cenário.


MOISÉS É TRABALHO

Santa Catarina – O governador Carlos Moisés (Republicanos), tem trabalhado com firmeza para a evolução a realização do grandioso Complexo Hospitalar de Santa Catarina, o edital da parceria público-privada para a implantação do complexo foi lançado. O leilão vai ser no mês de Dezembro.
O Complexo vai ser uma referência para a América Latina em atendimento na saúde.


DÉCIO NO OESTE

Chapecó – O candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, disse ontem (24) que sua candidatura e a do ex-presidente Lula representam “o lado certo da história” e a retomada de conquistas essenciais para os brasileiros. A afirmação foi feita durante grande comício na região Oeste, reunindo mais de 1 mil pessoas, em Chapecó.
“Aqui não é lugar de tristeza. Temos que ser felizes porque estamos do lado certo da história – aqui não tem ódio, aqui é o lugar do amor e da solidariedade. E nunca nos faltou coragem em nossas lutas”, disse o candidato, durante uma plenária da Frente Democrática em Chapecó.
Acompanhado do deputado federal, Pedro Uczai e dos deputados estaduais Luciane Carminatti e Fabiano da Luz Décio relembrou as conquistas dos governos do PT a prefeitos, vereadores e lideranças dos movimentos sociais.


QUEM SAI

Florianópolis – A competentíssima jornalista Aline Cabral Vaz deixa a secretaria de comunicação da prefeitura de Florianópolis, após tempos de dedicação como servidora pública ao lado do prefeito Topázio Neto (PSD), Aline retorna à frente da sua empresa que é referência de profissionalismo em comunicação no estado de Santa Catarina.


QUEM ENTRA

Florianópolis – Quem retorna à frente da secretaria de comunicação da prefeitura da capital é o jornalista Bruno Oliveira. Braço direito de Gean Loureiro (UB), o jornalista mostrou sua competência e determinação na labuta eleitoral de 2022, agora ao lado do prefeito Topázio Neto (PSD).


MULHERES COM BOLSONARO

Chapecó – Milhares de pessoas de dezenas de cidades da Região Sul estiveram em Chapecó na noite desta segunda-feira (24), para participar do evento Mulheres com Bolsonaro, com a presença da Primeira Dama do Brasil, Michelle Bolsonaro. Entre elas Rosalina Basso, de 102 anos. O evento foi no ginásio Plínio Arlindo de Nes, também conhecido como SER Aurora. O local ficou lotado de pessoas vestindo o verde e amarelo da bandeira do Brasil. E muita gente ficou do lado de fora do ginásio, acompanhando o ato pelo telão.
A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves, também esteve presente. Entre as autoridades estavam o prefeito João Rodrigues (PSD), a primeira dama de Chapecó, Fabiana Matte Rodrigues ,o senador e candidato a governador Jorginho Mello (PL), além de primeiras damas de vários municípios, deputadas federais de vários estados, pastoras e outras lideranças.


COMBATE À CORRUPÇÃO

Brasília – Fim do foro privilegiado, decretação da prisão em segunda instância e medidas eficazes de transparência e fiscalização na administração pública foram algumas das ações defendidas por senadores e debatedores para o combate efetivo à corrupção no país. O tema foi tratado durante audiência pública da Comissão de de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), na segunda-feira (24), que discutiu a corrupção e a possibilidade de facções criminosas estarem ligadas a crimes da administração pública tendo como base declarações dadas à Polícia Federal pelo empresário mineiro Marcos Valério, condenado no caso do Mensalão. Valério foi convidado para a audiência mas não compareceu.
O autor do requerimento para realização da audiência, senador Eduardo Girão (Podemos-CE), disse que o Brasil precisa “jogar luz em algo que está na sombra” e seguir pelo caminho da transparência e eficiência na gestão pública. Ao elogiar avanços obtidos pelas forças-tarefas como a Lava Jato e a de combate ao Mensalão, Girão defendeu que o Congresso fique atento a matérias que focam no enfrentamento ao mau uso do dinheiro público.


Foto: Divulgação