A prisão do Prefeito de Lages e as possíveis consequências no meio político…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – A polícia cumpriu decisão exarada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina de prisão cautelar do Prefeito de Lages, Antônio Ceron (PSD), a pedido do Ministério Público.
Caron é o sexto prefeito do Estado já preso na operação operação investiga possíveis crimes de corrupção e organização criminosa em contratos públicos a respeito da coleta de lixo de Prefeituras do Estado.
É temerário cravar no início de qualquer processo seu desfecho.
A defesa naturalmente terá o direito e o espaço para contrapor as acusações.
No entanto, acaso proceda as investigações e venha a culminar em efetiva condenação do alcaide lageano (Prefeito da maior cidade envolvida até agora no escândalo), poderá representar vácuo de Poder do grupo político de Raimundo Colombo (PSD) e Julio Garcia (PSD) na região, enfraquecendo o PSD para as eleições de 2024 e 2026.
O efeito periférico deste tipo de operação, embora cedo para avaliar com precisão, não se descarta seja a saída do Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, do partido de Ceron, Julio e Raimundo (PSD). A propósito, antes mesmo deste episódio, João já começou namorar com o PL do ex Presidente Bolsonaro e do governador Jorginho Mello, mirando uma vaga na majoritária para 2026, quando haverá duas cadeiras a concorrer ao Senado da República.
Santa Catarina é dos Estados brasileiros cuja força de Bolsonaro é das maiores, e João já percebeu que se dizer amigo do ex-presidente, mas não estar em seu time (leia-se: no PL) não dá lá muito certo. Tanto que Gean Loureiro (UB), apoiado por Rodrigues nas últimas eleições, com vice do PSD, Eron Giordani, perdeu votos até mesmo para o PT já região bolsonarista comandada por Rodrigues (Chapecó).
Portanto, quem sabe a prisão de Ceron ainda possa representar na pá de cal da relação de Rodrigues com o PSD e acelerar sua possível decisão de mudança de casa para o PL.
SE TODOS PODEM, RAFAEL NOGUEIRA TAMBÉM PODE
Santa Catarina – O filósofo Rafael Nogueira, foi convidado para o cargo de presidência na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), recentemente associou o Carnaval, maior festa popular brasileira, a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, opinião dele, e com razão, ele não está mentindo, tendo todo o direito de opinar, Lula (PT) tem o direito de nomear, Jorginho Mello (PL) da mesma forma.
A opinião de Rafael não quer dizer que o fará ruim à frente da Fundação Catarinense de Cultura, não podemos exagerar, não podemos deixar o oportunismo tomar conta.
Rafael é nascido em Santos, é formado em Filosofia e Direito, e tem mestrado em História do Direito Brasileiro, além de doutorando em Estudos Globais pela Universidade Aberta de Lisboa. Já atuou como professor universitário e de cursos livres em várias cidades brasileiras, além de assinar iniciativas como o projeto de mediação de leitura “Ciclos de Estudos Clássicos”, entre 2017 e 2019.
A publicação da nomeação foi comentada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que escreveu “Jorginho só dá bola dentro”.
ID JOVEM NO BALCÃO DA CIDADANIA
Brasília – O projeto de reformulação e ampliação dos serviços do “Balcão da Cidadania” da Câmara Municipal de Florianópolis foi discutido pelo presidente João Cobalchini, em Brasília. Em reunião com o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, Cobalchini tratou do desejo de que na Câmara seja feito o cadastro, impressão e entrega na hora do ID Jovem (Identidade Jovem).
De acordo com Cobalchini, com ID Jovem, jovens de até 29 anos têm direito a meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e também a vagas gratuitas ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual. O programa é destinado aos jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.
O Secretário Nacional prometeu presença em Florianópolis na inauguração do serviço.
PREFEITA MAIS JOVEM DE SC
Canoinhas – Em outubro de 2022, os munícipes de Canoinhas, no planalto norte catarinense, foram às urnas para, além de escolher o novo presidente do Brasil, eleger o novo prefeito ou prefeita do município. Canoinhas foi um dos oito municípios brasileiros que tiveram eleição suplementar para a administração municipal. Juliana Maciel foi a escolhida para administrar a prefeitura.
Juliana é a primeira mulher a assumir a administração de Canoinhas e é a mais jovem prefeita eleita do Estado, com 29 anos. “Quando eu estava na transição do governo, sentada na recepção do gabinete, que eu olhava aquele quadro com todas as fotos dos ex-prefeitos da minha cidade, em 111 anos de história, e a foto da primeira mulher naquele quadro vai ser a minha, eu não sei como explicar a emoção que eu sinto”, contou.
APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
Brasília – Em 2023 o Congresso Nacional e o governo federal vão fazer uma nova tentativa de aprovar a reforma tributária. Na abertura do ano Legislativo, a simplificação dos impostos foi mais uma vez lembrada como prioridade para o país. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, pediram a reforma em suas mensagens. Assim como o presidente da Câmara, Arthur Lira, e outros deputados e senadores. A reforma é debatida há mais de 25 anos.
Rodrigo Pacheco citou a reforma tributária como uma das prioridades de seu novo mandato à frente do Senado. Para ele, a reforma precisa tornar o sistema tributário mais fácil e menos burocrático.
“Nós vamos buscar uma união com o Executivo para a reforma tributária. É muito importante que o Executivo participe. Reforma tributária sem a participação e sem a vontade do Executivo ela não sai, porque é a arrecadação do Estado brasileiro, de responsabilidade do Poder Executivo” afirmou Pacheco à imprensa após ser reeleito para a Presidência do Senado.
PRESIDENTE INDICADO DA CASAN RECEBE PREFEITOS PARA AVANÇAR NO SANEAMENTO
Santa Catarina – Laudelino Bastos, diretor-presidente indicado pelo governador Jorginho Mello (PL) para comandar a Casan, tem reservado as últimas duas semanas para receber e visitar prefeitos. Na pauta, ouvir os representantes municipais sobre como avançar no saneamento básico em suas cidades. “O governador Jorginho Mello pediu para dar total atenção aos prefeitos que nos trazem os anseios da população”, afirmou Laudelino.
Na semana passada, o futuro executivo da Casan esteve em Criciúma e Rio do Sul e conversou pessoalmente com os prefeitos Clésio Salvaro e José Tomé, respectivamente. Laudelino reconhece que a companhia de saneamento básico precisa incrementar ainda mais o atendimento, tanto no abastecimento quanto no tratamento da água. O executivo também tem mantido contatos regulares com o prefeito Topázio Neto e está engajado no projeto Pacto pelo Saneamento da Prefeitura de Florianópolis.
Desde o início do mês, Laudelino já recebeu os prefeitos Neici Bortolini, de Água Doce, Fernanda de Souza Córdova, de Palmeiras, Douglas Elias da Costa, de Barra Velha, Leonir Hentges, de Águas de Chapecó, Paulo Deitos, de Peritiba, Bianca Maran, de Dionisio Cerqueira, Cesar Cunha, de Agronômica, Rudi Sander, de São Carlos, Adelio Marx, de Iporã do Oeste, e Juliana Maciel, de Canoinhas.
ZANY ESTAEL SE DESPEDE DA CORTE ELEITORAL CATARINENSE
Santa Catarina – Na sessão plenária da quinta-feira (2), o juiz efetivo pela classe de Juristas, Zany Estael Leite Júnior, participou de sua última sessão de julgamento, em razão do término do seu biênio.
O juiz Zany Estael desempenhou um importante papel durante as Eleições de 2022, na função de presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, responsável pelo teste de integridade das mesmas.
PREFEITO TOPÁZIO INICIA O ANO ERRANDO
Florianópolis – O prefeito Topázio Neto (PSD) começou o ano nomeando o advogado Robson Vieira para presidir a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis.
O que muitos munícipes estão questionando é até que ponto o advogado tem conhecimento na área do esporte, segundo o próprio, afirma no seu currículo que há históricos, mas quando se trata de esportes que lidam com verbas e contribuições públicas está parecendo que o secretário ainda não pegou o ritmo.
Os comentários negativos pela capital do estado sobre o novo secretário estão muito fortes, em todas as partes, jornalistas e empresas afirmam que o secretário orientou alguns servidores da prefeitura a não abrir entrada para a maioria dos veículos de comunicação exercerem seus trabalhos e realizarem com profissionalismo a tradicional cobertura da imprensa que acontece em todas as Copas Davis.
É preocupante essa situação, logo o prefeito Topázio Neto (PSD) terá dores de cabeça se não colocar prumo na gestão do esporte, ou é capaz do nobre secretário levar para a casa a Taça Davis, muito cuidado, olhos abertos.
FERNANDO KRELLING É O LÍDER DA BANCADA DO MDB
Santa Catarina – O deputado Fernando Krelling foi escolhido como o novo líder do MDB na Assembleia Legislativa do Estado de Santa catarina – Alesc. A definição aconteceu em reunião dos parlamentares da bancada, após a primeira sessão ordinária da legislatura. O presidente Mauro de Nadal recebeu os colegas em seu gabinete e a conversa fluiu para a indicação de Krelling, que inicia o segundo mandato com a incumbência de coordenar a bancada e representá-la em reuniões de colegiados de líderes, convocados sempre que temas polêmicos ou encaminhamentos sobre tramitação de matérias, ou definição de pautas de votações são submetidas às bancadas.
“Será um desafio representar líderes, pois todos os que aqui chegam, em especial num partido de história de valorização do mandato popular, como é o MDB, são líderes testados, e essa responsabilidade aumenta”, observa Krelling.
Os colegas Tiago Zilli, Volnei Weber, Mauro de Nadal, Jerry Comper e Antídio Lunelli foram unânimes na escolha. Krelling inicia o segundo mandato com respaldo de 54.320 votos. Ele iniciou a carreira política como vereador em Joinville, eleito em 2012, e logo assumiu a Fundação de Esportes do município. Em 2016 foi reeleito com a maior votação e se tornou presidente da Câmara Municipal. Dois anos depois chegou à Assembleia Legislativa.
ANA PAULA LIMA FOI ESCOLHIDA VICE-LÍDER DO GOVERNO
Brasília – A parlamentar estreia na Câmara Federal assumindo tarefa importante na governabilidade do presidente Lula no Congresso Nacional. A deputada estará ao lado do líder do Governo, deputado federal José Guimarães na articulação política junto aos demais partidos na aprovação dos projetos prioritários para o governo do Lula.
A deputada federal Ana Paula Lima disse que uma das prioridades para o primeiro semestre será a aprovação da Reforma Tributária.
CMC DEFINE MEMBROS DAS COMISSÕES PERMANENTES
Criciúma – Os vereadores criciumenses estiveram reunidos na tarde de quinta-feira (2). Em reunião, conduzida pelo presidente Salésio Lima (PSD), eles definiram os nomes que farão parte das cinco comissões permanentes da casa legislativa, nos próximos dois anos.
“Até o ano passado, trabalhamos com quatro comissões permanentes mas, devido à importância e às demandas relacionadas à saúde e à educação, o novo regimento estabelece uma comissão para cada uma destas pastas”, esclarece Lima.
Ele ainda acrescenta que presidente, vice e secretário de cada uma das comissões permanentes serão definidos na próxima terça-feira (7) e que as primeiras reuniões acontecem na segunda-feira (13). “Serão abertas à população. Quem tiver o interesse de acompanhar ou contribuir com sugestões, será muito bem-vindo”, convidou.
PEZENTI NA FPA
No primeiro dia empossado como deputado federal por Santa Catarina, Pezenti atuou para se tornar membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), uma das mais atuantes do Congresso Nacional. O deputado é filho de agricultores e garantiu que será uma voz forte em Brasília na defesa dos pequenos produtores rurais.
“Cresci numa roça de fumo, sei o que se passa na casa de milhares de famílias catarinenses que lutam debaixo de sol e chuva pelo seu sustento. Agora eles têm alguém que, de verdade, vai erguer a voz por melhores condições de trabalho e mais respeito”, destacou o parlamentar, que definiu o agro como sua principal bandeira do mandato.
Foto: Divulgação