Operação Cripto X: 18 apreensões e 15 carros de luxo apreendidos…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Parabéns Polícia Civil e Ministério Público de Santa Catarina. Por meio da Delegacia de Defraudações e da Delegacia de Investigações à Lavagem de Dinheiro, ambas da DEIC, juntamente com a 29ª Promotoria de Justiça do MPSC, deflagrou nesta quinta-feira, 6, a Operação Cripto X, na Grande Florianópolis. Ao todo foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e apreendidos 15 carros de luxo.
Em entrevista coletiva, o delegado Leonardo da Silva, da Delegacia de Defraudações da DEIC, disse que a operação Cripto X teve como alvo uma empresa de criptomoedas que prometia lucros de 40% para os investidores. “Nos últimos 3 anos, essa empresa movimentou valores de aproximadamente R$ 900 milhões e cerca de sete mil pessoas foram lesadas”. Também foram aprendidos 15 carros de luxo e um jet ski que representam um patrimônio de cerca de R$ 3,5 milhões. Leonardo Silva enfatizou que as pessoas precisam ficar alertas para qualquer operação financeira que ofereça lucros acima de 3%, pois estão fora da realidade econômica do país.
O delegado informou que foram decretadas medidas cautelares para retenção do passaporte dos investigados, impossibilitando que eles se ausentem da comarca. Os investigados também estão impedidos de operar no mercado financeiro ou com qualquer operação de investimento.


JOÃO RODRIGUES: AS PROVAS DE FOGO QUE O PREFEITO DE CHAPECÓ ENFRENTARÁ EM BUSCA DA REELEIÇÃO

Chapecó – João Rodrigues (PSD) é candidato certamente à reeleição na cidade de Chapecó, capital do grande oeste. Disputou três vezes para prefeito, e venceu as três.
Contudo, ano que vem a disputa promete.
Acaso se confirme Caroline Detoni (PL) e Luciane Carminatti (PT) como candidatas, a primeira com apoio do governador do Estado Jorginho Mello (PL), a segunda com o esteio do Presidente da República Lula (PT), o cenário passa a ficar em aberto.
Outra preocupação de João é inserir ou não Eron Giordani (PSD) na chapa. Há quem defenda a capacidade de articulação de Eron, filho dos mais diletos de Faxinal do Guedes, Edgar Giordani. Contudo, a fama de pé frio de Eron é estatística. Trabalhou, com Gelson Merísio, César Souza, Paulinho Bornhausen, e recentemente em mesmo ano (2022), com o então governador Carlos Moisés (Republicanos) (como Secretário da Casa Civil) e com, Gean Loureiro (UB) (compondo como vice candidato ao governo do Estado na chapa deste). Detalhe, nenhum desses 5 políticos ostentam hoje mandato.
Em uma palavra, no caminho de João, além de ter de lidar com Caroline Detoni e Luciane Carminatti terá o desafio maior de romper a escrita negativa de urna de seu correligionário, Eron Giordani, e este último pelo prognóstico deve ser seu maior desafio.


SINUCA DE BICO PARA ORVINO: ADELIANA POR UM LADO, DÁRIO BERGER POR OUTRO

São José – O prefeito de São José, Orvino (PSD), tá com uma dor de cabeça daquelas.
Isso em virtude de ter rompido recentemente com a ex Prefeita Adeliana, sua antecessora, que chegou ao ponto de noticiar a saída do PSD.
Fosse isso pouco, Orvino passa agora a conviver com anseio de setores fortes do PIB e da comunidade São Josefense pelo retorno do ex Prefeito, ex Senador Dário Berger (PSB). Justiça seja feita, Berger imprimiu um desenvolvimento jamais visto antes, tampouco depois de sua gestão, a São José, e os munícipes reconhecem isso.
Circunstâncias essas que põe em xeque o plano de reeleição de Orvino. Sinuca de bico daquelas.


SANTA CATARINA

Santa Catarina – Em trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Educação com o município, os gestores das unidades escolares de Blumenau participaram de reunião de acolhimento promovida pela prefeitura. A reunião contou também com gestores das escolas municipais e particulares, com o objetivo de dar as diretrizes para receber os estudantes na próxima segunda-feira, 10.
Presente na reunião, a secretária adjunta da Educação de SC, Patrícia Lueders, destacou a importância do diálogo com professores e estudantes. “Neste momento tão delicado, precisamos acolher as famílias, os servidores e a comunidade com segurança. Estamos fragilizados diante desta tragédia, e é fundamental termos empatia e nos solidarizar com todos. Destacamos a importância do diálogo dos gestores com professores, pais e alunos, a fim de confortar os corações e oferecer segurança para o retorno às aulas na próxima semana. Esta é a prioridade a curto prazo”
Blumenau tem 33 escolas estaduais e cerca de 23 mil estudantes. O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, destacou também o trabalho em conjunto com o Estado desde ontem, com a presença do governador Jorginho Mello (PL).
A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, e o secretário municipal de educação, Alexandre Matias, também participaram da reunião. A programação de orientação inclui também uma live com professores da rede de Blumenau, que terá participação da secretária adjunta de Estado.
Ao final da reunião, a secretária Patrícia reuniu os gestores da rede estadual das escolas de Blumenau e, além de orientações, destacou a importância do diálogo e escuta com a comunidade escolar.


CHAPECÓ

Chapecó – Novas medidas para ampliar a segurança nas escolas foram anunciadas pela Administração Municipal de Chapecó na tarde desta quarta-feira (05), após reunião do prefeito com secretariado, comando regional da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, SAER, Guarda Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público. A reunião foi convocada pelo prefeito João Rodrigues (PSD) e a secretária de Educação, Astrit Tozzo, após o ataque a uma creche de Blumenau, com quatro óbitos.
“Nós vamos remanejar cerca de 50 vigias que estão em praças e prédios públicos e 40 guardas municipais para as nossas 84 unidades escolares. A prioridade é a segurança das nossas crianças. Enquanto isso pedimos o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil para colaborar com as outras demandas. Paralelamente vamos encaminhar com urgência um projeto para a Câmara de Vereadores, para contratação de 100 agentes de segurança em instituições de Educação”, disse o prefeito.


PLC APROVADO

Chapecó – Em sessão extraordinária, o Poder Legislativo de Chapecó aprovou Projeto de Lei Complementar (PLC), de origem do Executivo Municipal, que cria 100 cargos de coordenadores de segurança escolar nos estabelecimentos de ensino municipal. O PLC foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do prefeito João Rodrigues (PSD).
O projeto prevê que a função para assumir o cargo de coordenador de segurança escolar deve ter um perfil profissional e técnico. Em função disso, deverá ser preenchido por egressos das atividades finalísticas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e dos Órgãos de Segurança Pública (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Penais Federal, Estaduais e Distrital).
Entre as funções, está de supervisionar a manutenção da ordem interna em todas as unidades públicas de ensino, inclusive parques, ginásio de esportes e estacionamento. Além disso, coordenar as ações de prevenção com os profissionais da educação e adotar medidas corretivas; coordenar planos de emergência e avaliar riscos.
O presidente da Câmara, Fernando Cordeiro (PSC), disse que o Poder Legislativo entendeu pautar extraordinariamente o projeto para que fosse votado o mais rápido possível. “Tendo em vista os acontecimentos registrados em várias escolas do país e, recentemente em Blumenau, os vereadores de Chapecó rapidamente desempenham suas funções para melhorar a segurança das escolas do município”, completou.


FLORIANÓPOLIS

Florianópolis – Uma reunião chamada de emergência aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 5 de abril, entre Prefeitura de Florianópolis e órgãos de segurança da cidade. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Segurança Municipal e de Educação de Florianópolis discutiram ações para reforçar o controle e monitoramento nas unidades de educação. A reunião aconteceu após o atentado ocorrido em uma creche particular de Blumenau.
Para fazer uma varredura nas estruturas de grades e de acessos às escolas, o prefeito Topázio Neto resolveu decretar ponto facultativo na quinta-feira, 6 de abril. Assim, equipes vão visitar as escolas para fazer melhorias. Além disso, uma linha direta entre comunidade escolar e forças de segurança está sendo criada para acionar tanto equipe de inteligência, trabalhando em prevenção, quanto atendimento urgente. “Nestas situações, é comum que sinais sejam dados pelo autor, mas as pessoas que percebem não tem a quem recorrer. Nossa ideia é ter uma equipe preparada de inteligência para esses casos”, explicou o Secretário Municipal de Segurança, Araújo Gomes. Um protocolo de detecção de sinais será criado para treinar professores e comunidade escolar.
Na busca por respostas mais rápidas em caso de incidente, um grupo de especialistas vai estudar medidas como botões de emergência e alarmes sonoros para alertar situações de perigo.


BLUMENAU

Blumenau – A Prefeitura de Blumenau, nesta quinta-feira, dia 6, em uma coletiva de imprensa, anunciou uma série de ações de segurança para implementar nas instituições de ensino da rede municipal de Blumenau, a partir de segunda-feira, dia 10.
As medidas foram discutidas coletivamente durante reuniões no gabinete de crise. Participaram dos diálogos a Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Educação
As ações anunciadas pelo Prefeito Mario Hildebrandt (Podemos), consistem em revisar os muros, cercamento, controle e acesso de pessoas em todas as escolas e Centro Educacionais que pertecem a rede municipal de ensino; elaboração de um plano de contingência pela Secretaria de Defesa Civil e Secretária de Educação; ampliação de equipes multidisciplinares, com psicólogos e assistentes sociais e a busca junto ao Governo de Santa Catarina pra contratação de Policiais Militares aposentados da reserva para segurança armada nas unidades. A Prefeitura também já estuda, via Procuradoria do Município, a contratação de vigilância particular armada.
Além disso, serão implantadas câmeras de segurança em todas as unidades de ensino municipais. Os equipamentos estarão em pontos específicos, integradas à Central de Controle Operacional. Também será formalizado um termo de cooperação para que a PM também tenha acesso às imagens.


REUNIÃO

Blumenau – A Prefeitura de Blumenau realizou na parte da manhã desta quinta-feira, uma reunião fechada com todos os gestores das instituições de educação municipais, estaduais e privadas de Blumenau. O encontro ocorreu no Teatro Carlos Gomes.
Na parte da tarde, uma reunião on-line também foi feita com todos os profissionais da educação do município.
Os encontros ocorreram devido ao atentado às crianças da instituição privada CEI Cantinho Bom Pastor, localizado no bairro da Velha, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 5. O objetivo foi dialogar a respeito da situação, buscando esclarecer e tratar de maneira coletiva os fatos neste momento de crise.


PALHOÇA

Palhoça – A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Educação se solidarizou com toda a população blumenauense e, em especial, com as famílias das vítimas do atentado que aconteceu na manhã da quarta-feira (05) na creche Cantinho Bom Pastor.
As escolas da rede municipal de ensino receberam, ainda, uma orientação da Secretaria de Educação para reforçar a segurança em todas as unidades, através do uso permanente de cadeados nos portões e, em caos de movimentação estranha, que seja comunicada com o máximo de rapidez a Polícia Militar através do número 190 ou a Guarda Municipal através do 153.
Com o objetivo de tranquilizar as famílias dos alunos e a população palhocense, será ampliado o contingente de viaturas policias em todo o município e haverá um incremento do policiamento de forma emergencial.
A Secretaria de Segurança Pública de Palhoça convocou todos os guardas municipais e organizou um sistema de rondas ostensivas nas unidades escolares da rede municipal de ensino.
“Até os guardas que estavam de folga foram convocados para participar dessa missão, que é importantíssima neste momento, para garantir a segurança das nossas crianças e evitar uma nova tragédia”, define o secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa.


SEGURANÇA ARMADA EM ESCOLAS

Brasília – Em resposta à tragédia de Blumenau, a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) protocolou um pedido de urgência para a votação do PL 1449/23, que torna obrigatória a segurança armada nas escolas da rede pública e privada da educação básica de ensino no país. O projeto do deputado Paulo Bilynskyj já tramita na Câmara dos deputados e poderá ser colocado imediatamente em votação caso o pedido de Zanatta tenha êxito. São necessárias 257 assinaturas de deputados.
“Assim que soube do ocorrido, entrei em contato com o colega deputado Bilynskyj para colocarmos esse projeto em votação urgente. Precisamos agir rápido para evitar que novas tragédias como essa aconteçam”, defendeu a deputada.


POR TODA SC

Santa Catarina – O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal (MDB), participou de alguns encontros do partido na região oeste. Em Descanso, Xaxim e outros municípios. O partido vai eleger os novos diretórios municipais neste mês de Abril.
As visitas têm sido para receber e ouvir da população as demandas das regiões e também em agradecimento pela fantástica e positiva campanha eleitoral de 2022, já que Mauro não teve a oportunidade de passar antes nos municípios devido a grande quantidade de trabalho.


500 KM DE REDE TRIFÁSICA EM ÁREAS RURAIS

Santa Catarina – Diante da grande importância econômica do agronegócio em Santa Catarina, a melhoria da rede elétrica no interior passou a ser prioridade para o Governo do Estado. Por isso, o Governo do Estado e a Celesc anunciaram a substituição de 500 quilômetros de rede monofásica por trifásica, permitindo que o produtor tenha mais disponibilidade e qualidade de energia elétrica. Entre as regiões beneficiadas estão o Oeste, o Planalto Serrano, o Planalto Norte e o Alto Vale.
O investimento total será de R$ 40 milhões em recursos da própria estatal, R$ 30 milhões em 2023 e mais R$ 10 milhões em 2024. Cerca de 20 mil consumidores devem ser contemplados com o investimento.


REAPROVEITAMENTO DAS ÁGUAS

Brasília – A Lei 14.546/23, publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (5), obriga o governo federal a estimular o uso de água das chuvas e o reaproveitamento não potável das águas cinzas em novas edificações e em atividades paisagísticas, agrícolas, florestais e industriais. As águas cinzas são as já utilizadas em chuveiros, pias, tanques e máquinas de lavar.
Governo vetou restrição ao reúso dessas águas só em “atividades menos restritivas quanto à qualidade” a fim de proteger quem usa cisterna.
A nova lei também obriga empresas responsáveis pelo serviço público de água e esgoto a corrigir falhas para evitar vazamentos e perdas e a fiscalizar a rede para coibir ligações irregulares.


SENSUALIDADE NA POLÍTICA

Internacional – Além de comandar um país mergulhado em greves e protestos, o presidente Emmanuel Macron ganhou mais uma outra dor de cabeça: a ministra da economia social e das associações francesas, Marlene Schiappa, será a próxima capa da revista Playboy.
Aos 40 anos, ela também é autora de artigos sobre igualdade de gênero e de livros eróticos. Marlene falou ainda sobre os direitos das mulheres e da população LGBTQIA+. Ela aparece em fotos sensuais, mas sem nudez.
Mas a aparição na capa da revista atraiu críticas de colegas políticos, incluindo a primeira-ministra francesa Elisabeth Borne, que disse a Marlene que “não era apropriado”, especialmente neste período tão turbulento que vive a França.


PROJETO SOBRE ARMAS

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar neste mês o projeto de lei (PL) 3.713/2019, que altera as regras sobre registro, posse e venda de armas de fogo e munição. Mas, antes de decidir sobre a matéria, o colegiado promoverá uma audiência pública com a presença de dez especialistas — cinco favoráveis e cinco contrários à proposição.
O debate ainda não tem data marcada. Mas, segundo o presidente do colegiado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), deve ocorrer logo após o feriado da Semana Santa. O parlamentar espera colocar o projeto em votação na primeira reunião deliberativa após a audiência pública.


DEBATE NO SENADO

Brasília – A sessão de debates temáticos para debater “Juros, inflação e crescimento” será no dia 27 de abril, às 10h. A data foi confirmada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta terça-feira (4) durante sessão plenária. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estão na lista de convidados. O Requerimento é de autoria do próprio Pacheco.
Além de Haddad e Campos Neto, serão convidados a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, entre outras autoridades e economistas. 
No pedido, o presidente do Senado afirma que “ao mesmo tempo em que não é viável o aumento descontrolado de preços, também não é desejado o sufocamento da economia no curto prazo”.


PROCURADORIAS DA MULHER

Santa Catarina – O 2º Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher de Santa Catarina lotou o plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) na tarde de terça-feira (4) e debateu a atuação das procuradorias nos municípios e o combate à violência contra as mulheres.
A coordenadora da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Luciane Carminatti (PT), explica que o objetivo do encontro é debater os principais desafios e lutas por igualdade de gênero e autonomia das mulheres. Na ocasião, a parlamentar aproveitou para recordar que este é um debate sempre atual no estado, tendo em vista que Santa Catarina apresenta dados alarmantes sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres. “Somos o terceiro estado mais desigual do país em relação a salários. Em Santa Catarina as mulheres recebem salários 24% menores do que os homens. A média nacional é de 21%.”


CENTRO DE REFERÊNCIA PARA AUTISMO

Santa Catarina – O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) requereu ao governo do Estado a implantação de Centros de Referência no Transtorno do Espectro Autista. Ele também defende que Santa Catarina realize um censo para aferir a realidade sobre a população com autismo no estado. As indicações do parlamentar foram aprovadas pelo Plenário da Alesc e anunciadas durante a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo, que ocorreu nesta terça-feira (4), no auditório do Legislativo estadual.


DINO VOLTA À CÂMARA

Brasília – A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados recebe nesta terça-feira (11) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ele deverá esclarecer as mudanças na política de controle de armas do governo federal; explicar as ações adotadas no âmbito de seu ministério e do governo após os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro; esclarecer a visita que fez ao Complexo da Maré, no último dia 13, e as manifestações de discriminação social e racial e criminalização da pobreza relacionadas ao episódio; além de falar sobre as invasões de terras ocorridas nos últimos meses.


Foto: Divulgação