Jorginho Mello marca presença no Fórum Nacional de Governadores…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Brasília – Em Brasília, o governado do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), está participando do Fórum Nacional de Governadores, iniciou no debate sobre a Reforma Tributária e continua durante o dia focado também na Equiparação das Perdas sobre a Lei ICMS – Combustíveis e também no Fundo para Financiamento do Piso de Enfermagem, importantíssimos assuntos debatidos para benefício dos catarinenses. Mello não mede esforços quando falamos em captação de recursos e direitos para o nosso estado, um dos maiores arrecadadores de impostos no Brasil. O evento que reúne todos os governadores do País incentiva o entrosamento e troca de conhecimento de todos os líderes. “Precisamos discutir todos os pontos da reforma para que os tributos sejam distribuídos de forma justa”, finalizou o governador Jorginho.
CONTAS DE 2022 DO GOVERNO DO ESTADO
Santa Catarina – O Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em sessão extraordinária telepresencial, emitiu, na terça-feira (23), parecer prévio pela aprovação das contas do Governo do Estado referentes ao exercício de 2022, prestadas pelo então governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), acompanhando, por unanimidade, o voto do conselheiro-relator, Luiz Eduardo Cherem. Foram feitas quatro ressalvas e dez recomendações. O resultado foi proclamado pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, ao fim da sessão. A avaliação da Corte de Contas servirá de subsídio para o julgamento pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
EXPORTAÇÃO DE CARNES
Santa Catarina – Santa Catarina supera US$ 1 bilhão em receitas com exportação de carnes no primeiro quadrimestre de 2023.
Carro chefe das exportações do agro catarinense, o setor de carnes obteve uma receita de US$ 1,34 bilhão no primeiro quadrimestre de 2023. Foram exportadas 600 mil toneladas de carnes (frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos, entre outras). O resultado representa uma alta de 10,5% na quantidade exportada e 20,8% no faturamento, quando comparado ao mesmo período de 2022. Os números são do Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
“A gente acredita no campo e aposta nessa gente que trabalha duro pra fazer o nosso agro crescer. Nosso papel como Governo do Estado é apoiar e dar todas as condições pra esse crescimento. Estamos melhorando a infraestrutura rural, qualificando quem trabalha no campo e ampliando nossas linhas de crédito para o produtor”, ressaltou o governador Jorginho Mello (PL).
Maior produtor de suínos do país, Santa Catarina foi responsável por 55,4% da quantidade exportada e 56,6% das receitas brasileiras da proteína neste ano. Os resultados positivos deste período devem-se ao crescimento dos embarques para a maioria dos principais destinos, em especial a China — 8,8% em quantidade e 30,4% em valor — e Chile —70,1% em quantidade e 98,3% em valor.
ARCABOUÇO FISCAL
Brasília – O projeto de lei que estabelece o novo arcabouço fiscal deve ser aprovado nas duas Casas (Câmara e Senado) ainda neste primeiro semestre de 2023, conforme disse na terça-feira (23) o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco. A afirmação foi feita em entrevista coletiva após reunião de Pacheco com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
SECRETARIA DA MULHER DA CÂMARA
Brasília – As deputadas que coordenarão a Secretaria da Mulher da Câmara no biênio 2023/25 tomaram posse na terça-feira (23). Benedita da Silva (PT-RJ), Soraya Santos (PL-RJ) e Yandra Moura (União-SE) vão comandar, respectivamente, a Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher, a Procuradoria da Mulher e o Observatório Nacional da Mulher na Política.
CASSAÇÃO DE DELTAN
Brasília – A Corregedoria da Câmara dos Deputados notificou, nesta terça-feira (23), o deputado Deltan Dallagnol (Pode-PR) sobre a cassação de seu mandato determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A notificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Agora o parlamentar tem cinco dias para apresentar sua defesa.
O TSE cassou no último dia 16, por unanimidade, o registro de candidatura do então candidato Deltan Dallagnol nas últimas eleições (outubro de 2022).
MERCADO NORTE-AMERICANO
Internacional – A Flórida é uma importante porta de entrada para o mercado norte-americano, que, por sua vez, habilita as empresas para exportar a outras regiões do planeta. Este é um dos principais enunciados do road show Florianópolis, promovido nesta quarta (24), pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em parceria com a Câmara de Comércio Brasileiro-Americana da Flórida (BACCF, na sigla em inglês). No ano passado, a corrente de negócios entre o Brasil e a Flórida foi de aproximadamente 22,6 bilhões de dólares, o que representou cerca de 25% do total de negócios privados entre os dois países.
MAIS DE 50 ANOS
Santa Catarina – O número de trabalhadores com mais de 50 anos em Santa Catarina mais que dobrou em 15 anos – aumento de 161%. Em 2006, dos 1,6 milhão de empregados no estado no mercado formal de trabalho, 153,6 mil tinham mais de 50 anos (9,6%); já em 2021, eram 401 mil profissionais 50+ de um total de 2,5 milhões (16%) – o que significa que a participação desse grupo no estoque geral de emprego evoluiu 66,7%.
O levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), revela que o mercado de trabalho está seguindo uma tendência, irreversível, de envelhecimento da população.
Para se ter uma ideia, em nível nacional, nesse mesmo período, o número de profissionais 50+ aumentou 110,6%, enquanto o estoque geral cresceu 38,6%. O ritmo de crescimento dos 50+, portanto, foi quase três vezes maior que o geral. Em 2006, os profissionais 50+ ocupavam 12,6% do total de vagas no Brasil; e, em 2021, eles já eram 19,1%.
Foto: Divulgação