6 meses de gestão: “O que me orgulha nesse tempo é ver nas pessoas a confiança no resultado do nosso trabalho…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) apresentou nesta quarta-feira, 19, o balanço dos primeiros seis meses de gestão. O Chefe do Executivo estadual está destacando as principais ações do Governo do Estado. Estão entre os destaques os números do mutirão da saúde e a criação do Programa Universidade Gratuita.
“Temos conquistas importantes para apresentar a Santa Catarina. Estamos prestando contas do nosso trabalho ao cidadão, com total transparência, com responsabilidade e o compromisso de avançarmos cada vez mais em todas as áreas”, frisa o governador Jorginho Mello.
A apresentação contém números e avanços dos principais setores do Governo como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Serão apresentados ainda os indicadores de governança, com destaque para o saneamento das finanças públicas, especialmente pelo Pafisc – Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina e pela reforma tributária, que deu protagonismo a setores estratégicos e rearranjou as estruturas a custo zero.


COM VINDA DE MICHELLE BOLSONARO, EVENTO DO PL MULHER PROMETE

Santa Catarina – O Partido Liberal de Santa Catarina realizará o Encontro Estadual do PL Mulher, com a Presidente do PL Mulher Nacional, Michelle Bolsonaro, no dia 29/07, com inicio às 10h00, na Stage Park em Florianópolis. O encontro promete lotar a casa, divulgado e organizado por várias mãos o evento do PL é um dos maiores do estado para o público feminino da política catarinense.


RETOMADA DAS IMPORTAÇÕES DE CARNE DE FRANGO EM SC

Brasília – O governador Jorginho Mello (PL) esteve em Brasília na terça-feira, 18, trabalhando pela retomada o mais rápido possível das importações de carne de frango catarinense pelo Japão. Ele apresentou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o sistema sanitário de proteção animal e todos os protocolos seguidos para eliminação do foco identificado em aves de uma criação caseira, de fundo de quintal, em Maracajá (SC) no último sábado.
“Estamos bastante preocupados com o embargo que a gente sofreu do Japão e viemos pedir ajuda. O ministro tem uma missão essa semana para o país e a gente veio reforçar essa importância, o quanto as vendas para o Japão representam pra economia de Santa Catarina, e o nível de qualidade da nossa produção”, explicou o governador Jorginho Mello.
Santa Catarina responde por mais de 30% do fornecimento do consumo do país de carne de frango. O estado também é um dos poucos fornecedores de proteína aviária que já exporta o produto com os cortes mais tradicionais consumidos pelo mercado japonês.
O governador Jorginho Mello está recebendo o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, hoje, quarta-feira, 19. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para reverter a situação, mostrar que foi um fato isolado e que não afeta a excelência sanitária do plantel avícola catarinense e a produção comercial”, disse.


TEIJI HAYASHI VISITA NA CASAN

Florianópolis – O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, vai participar de uma reunião na Matriz da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), em Florianópolis, nesta quarta-feira (19). O objetivo do encontro é conferir os investimentos da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) em obras da Companhia no Litoral Catarinense.
Até o momento, os investimentos ultrapassam o valor de R$ 379 milhões para sistemas de esgotamento sanitário em Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras e Florianópolis. O diretor-presidente da CASAN, Laudelino Bastos, e o Diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, vão estar presentes na reunião. Após a reunião, o Embaixador e os diretores farão uma visita às instalações da ETE Insular, no Centro de Florianópolis.


COMSEG ESCOLAR

Internacional – Conferir de perto ações públicas de segurança que deram resultados positivos em escolas e entorno. Esse é o objetivo de representantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), que embarcam para Medellín, na Colômbia, no próximo domingo, dia 23.
Como explica o coordenador do Comseg e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), Medellín foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo nos anos 90. No entanto, destaca, isso mudou graças a diversas políticas públicas educacionais consideradas progressistas, como construção de espaços culturais, bibliotecas, espaços verdes, infraestrutura, entre outras. Todas implementadas a partir de 2004 e com a participação da sociedade civil.
“Essas políticas reduziram significativamente o índice de fatos tristes como os que ocorreram nos educandários de Saudades e Blumenau, por exemplo. Então, queremos conferir de perto essas ações e ver como podemos integrá-las também à realidade catarinense”, afirmou o parlamentar.
Por três dias, o grupo, que contará também com a presença de representantes da Polícia Militar, Ministério Público, UFSC, Secretaria de Educação e a deputada estadual Luciane Carminatti, cumpre intensa agenda em Medellín.
Na ocasião, os representantes terão a oportunidade de conhecer os planos estratégicos implantados pelo município para prevenir e reduzir a violência nas escolas. Ainda visita instituições educacionais, centros de inovação e tecnologia e comunidades beneficiadas com as iniciativas.


PROCURA-SE CANALHAS QUE INVADIRAM A APAE

Florianópolis – A APAE de Florianópolis foi invadida na madrugada de domingo (16) por canalhas criminosos que levaram produtos eletrônicos e roupas que seriam vendidos na Feira da Esperança deste ano.
O crime foi identificado no momento em que o motorista da Associação chegou no local e deparou com uma das portas abertas. Ao entrarem no novo prédio, perceberam que as caixas com todos os materiais foram levadas por criminosos.
O presidente da APAE, Walter Miguel explicou que esta é uma situação muito delicada, porque a venda desses produtos ajudaria muito nos projetos da APAE. “Foi revoltante saber que existem pessoas que fazem esse tipo de coisa numa Instituição como a nossa”, comentou.
Para ajudar e doar para a APAE de Florianópolis é:
Banco Caixa. Agência: 1011 Conta: 1678-8 Op.: 003. Antes de confirmar suas doações via contas bancárias e qualquer outra forma de doação, certifique-se que o destinatário é realmente a APAE de Florianópolis. CNPJ é 83.933.192/0001-16.
A Polícia faz as investigações, analise das câmeras de monitoramento, para identificar os autores do crime. “Foi muito estranho esse roubo, porque temos diversas salas, como eles sabiam que os produtos estavam nessa? A Polícia vai investigar para descobrir”, afirmou Walter.


Foto destaque: Eduardo Valente – Divulgação Secom