Evento Mulheres que inspiram…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Blumenau – A vereadora de Florianópolis Manu Vieira (Novo) é a convidada especial do “Mulheres que inspiram”, um evento que promete mobilizar as mulheres em torno da política. O encontro será no dia 10 de agosto (quinta-feira), às 19h, na sede do Partido NOVO em Blumenau.
Manu irá compartilhar com os participantes – incluindo os homens detalhes da sua trajetória até chegar ao cargo de vereadora na Capital catarinense. A história dela serve de inspiração para quem quer fazer a diferença na política. Aluna de escola pública, formou-se em Nutrição na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como bolsista PET.
Atuou no ramo da alimentação, foi sócia fundadora do Instituto de Formação de Líderes (IFL SC), até que conheceu e filiou-se ao Partido NOVO em 2016, onde coloca em prática toda sua vontade de mudar a política. Em 2020, foi eleita vereadora pela cidade de Florianópolis, com 3.522 votos e faz parte do time de mandatários do partido, que cresce em todo o país.


COMIN É UM DOS NOVOS CONSELHEIROS DO CNMP

Brasília – O Senado aprovou nesta quarta-feira (2) três indicações para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). As indicações, feitas pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, já haviam sido aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em julho, após a sabatina dos indicados. Outros quatro nomes para o CNMP ainda devem ser votados pelo Plenário na terça-feira (8).
Um dos aprovados é Paulo Cezar dos Passos, também aprovada para compor o CNMP, Ivana Lúcia Franco Cei e o terceiro indicado aprovado foi Fernando da Silva Comin, que é mestre em direito, é promotor de Justiça no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), onde já exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça. Atualmente é coordenador do Escritório de Representação do MPSC em Brasília.


EM BRASÍLIA, ALTAIR SILVA BUSCA SOLUÇÕES

Brasília – O Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura na ALESC, Altair Silva (PP), participou na última terça-feira (01) de um almoço promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O encontro aconteceu na sede do grupo, em Brasília, com a presença de deputados federais que compõe a frente, e possuem o seu objetivo de discutir questões relacionadas ao agro a nível nacional.
Na oportunidade o deputado Altair Silva esteve reunido com o Presidente da FPA, o Deputado Federal Pedro Lupion (PP/PR) buscando soluções para a crise que vem afetando os produtores de leite catarinenses. “Na audiência com o Presidente da FPA buscamos soluções para o tema. Na oportunidade falamos sobre a importação do leite que vem da Argentina e do Uruguai, que é a principal causa da crise que vem inviabilizando o desenvolvimento do setor no estado e fazendo que os preços caiam muito, causando ainda mais prejuízos aos produtores”, afirmou o parlamentar.
Durante a conversa, os parlamentares também falaram de uma forte tendência de uma triangulação na chegada do leite para Santa Catarina. “Há uma tendência da chegada do leite vindo da Nova Zelândia, na forma de dumping, com um preço mais competitivo e atrativo até o Uruguai e Argentina, caso esses países adquirissem o leite, eles poderiam revender para o Brasil, sem nenhuma tributação, devido aos acordos do Mercosul. Isso inviabilizaria ainda mais o setor em Santa Catarina,” ponderou Altair.
A Frente Parlamentar da Agropecuária é um espaço importante de diálogo e articulação política, onde os parlamentares defendem os interesses dos produtores rurais e buscar soluções para as demandas do setor. Com certeza, o Deputado Altair trará resultados positivos para a agropecuária catarinense.


MEMBROS AO CONSELHO SUPERIOR DE POLÍCIA PENAL DE SC

Santa Catarina – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Alexandre d’Ivanenko, totalizou eletronicamente os votos para a eleição de dois membros ao Conselho Superior de Polícia Penal de Santa Catarina, exatamente às 17h da quarta-feira (2), tão logo encerrado o pleito.
A escolha se deu por meio do sistema E-voto, projeto piloto desenvolvido pela Justiça Eleitoral catarinense. A votação foi efetivada através de um link enviado por e-mail previamente cadastrado aos 3.343 eleitores aptos.


CASO ZAMBELLI: BOLOR NA CÂMARA

Brasília – A Polícia Federal (PF) fez, nesta quarta-feira (2), uma operação de busca e apreensão no gabinete na Câmara e no apartamento funcional da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
A deputada disse que a busca no gabinete dela foi irregular. “Existe um regulamento da Câmara que diz que o gabinete só pode ser aberto para busca e apreensão se tiver um advogado da Casa e a polícia legislativa”, explicou.
“A Polícia Federal, por ordem do [ministro do Supremo Tribunal Federal] Alexandre de Moraes, abriu meu gabinete sem a presença de nenhuma testemunha”, criticou a deputada, adiantando que vai recorrer ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).


ENCONTRO DE GIGANTES

Santa Catarina – O comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu nesta quarta-feira, 2, a visita do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira. Ele foi recebido pelo chefe do Centro de Comunicação Social da PMSC, coronel Marcos Aurélio Ramm, setor responsável pelo Museu de Armas Major Lara Ribas e pela Banda de Música O Piano Catarinense.
Junto com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, Nogueira percorreu as instalações do histórico edifício onde está localizado do Comando-Geral, no Centro de Florianópolis, destacando-se o Salão Nobre, a Sala de Situação (onde são acompanhadas em tempo real todas as ocorrências) e a Sala de Ensaios Tenente Pompeu. Em seguida o presidente da FCC seguiu para a sede do Museu de Armas, na Av. Beira-Mar Norte.
Segundo o comandante-geral da PMSC, a visita do presidente da FCC marca um importante momento de resgate da história da instituição. “O professor Rafael tem uma grande experiência na área cultural e poderá nos ajudar nesse processo de valorização da história de 188 anos da Polícia Militar em Santa Catarina”, completou.
Rafael Nogueira disse que a Fundação estará sempre de portas abertas para a PMSC. “Essa visita nos proporcionou conhecer essa história que a PMSC pode resgatar e deixar como legado a toda a sociedade catarinense”, completou.


Foto destaque: Divulgação