A chegada da Shein em SC…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) e secretários de Estado estiveram reunidos, na terça-feira, 5, com a diretora de Relações Exteriores da SHEIN, Anna Beatriz Lima. No encontro, no Centro Administrativo do Governo, foi oficializada a produção de peças em Santa Catarina, com a parceria de empresas locais. Inicialmente, foram mapeadas dezenas de empresas do setor têxtil, pela SHEIN para permitir esse trabalho.
Para o governador Jorginho Mello, é uma oportunidade de abrir mercados para as micro e pequenas empresas. “Uma empresa com essa envergadura tem condições de fomentar e proporcionar um exponencial de vendas para empresas catarinenses. Vai transformar a cadeia produtiva de Santa Catarina de pequenas e microempresas, tendo a oportunidade de vender para o mundo. Estou muito feliz com essa vinda da SHEIN e com o apoio que o Governo do Estado está dando. Santa Catarina ganha com isso. Queremos fazer com que quem produz e trabalha aqui possa expandir os seus negócios, ganhar mais e contratar mais funcionários.”


JOÃO COBALCHINI: 12 GRANDES ENTREGAS E SUA VOLTA AO MDB/SC

O prefeito interino da capital catarinense, João Cobalchini nos seus 12 dias atuando à frente do município, fará 12 grandes entregas, importante destacar que a cidade de Florianópolis recebeu recentemente o prêmio de Cidade mais Inteligente do Brasil, uma das leis que João pretende entregar é a atualização do procedimento de pagamento de taxas junto à prefeitura, ou seja, o munícipe poderá pagar via Pix suas taxas e o servidor também terá fé pública para confirmar, um importante ajuste de atualização e modernização que facilitará muito a vida dos floripolitanos.
Além das entregas, João confirmou para a equipe de jornalistas do Hora Política que voltará para o MDB/SC em breve, ontem, terça-feira (05) João almoçou com a bancada do MDB na Alesc e também com a presença da senadora Ivete Appel da Silveira, no almoço foi tratado sobre capitações de recursos e investimentos para a cidade de Florianópolis.
Sanção da lei que denomina Avenida Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, via pública do município.

  • Cessão de uso do espaço na avenida Mauro Ramos para a CUFA.
  • Sanção do projeto que autoriza ligação de água e luz em ruas não oficiais do município.
  • Inauguração do Jardim do Amparo no Jardim Botânico.
  • Inauguração e cessão de uso da ASCOP (associação de skatistas).
  • Inauguração da Revitalização EBM José do Vale Pereira.
    Início da obra de 4 ruas.
  • Lançamento da primeira edição da semana de robótica na rede pública municipal, em parceria com a equipe de robótica do IFSC.
  • Início de obra e entrega de 4 praças (praça ao lado da Canal da Barra da Lagoa, Parque Linear dos Ingleses, Praça da Coloninha e Parque do Canto).
  • Lançamento do Projeto Social “Futebol, o futuro é agora”, que acontecerá na Barra da Lagoa, na sede no Barrense.
  • Inauguração da quadra de grama sintética no colégio Darcy Ribeiro, no Rio Vermelho.
  • Entrega das emendas em Brasília, para quadras poliesportivas.
  • Entrega de escrituras públicas do programa Lar Legal, uma parceria do – Tribunal de Justiça com a Prefeitura de Florianópolis.
  • Devolução de parte dos recursos do duodécimo da Câmara Municipal para zerar a fila de colonoscopia.
  • Pacotaço de leis de desburocratização.

MAIS MULHERES NA POLÍTICA

Joinville – A senadora Ivete Appel da Silveira confirmou que a convenção estadual do MDB Mulher vai ocorrer no próximo dia 23 em Joinville. O partido está mobilizando seus membros para esse evento importante.


TRAFEGABILIDADE DA BR -101

Santa Catarina – O colapso da malha viária catarinense, em especial, o saturamento da trafegabilidade da BR -101, no trecho de 80 quilômetros entre Governador Celso Ramos e Barra Velha, pautou o debate da audiência pública promovida pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano na manhã da terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Entre os encaminhamentos, a mobilização da sociedade civil representativa, liderada pelo Parlamento catarinense, para cobrar do Governo Federal, a celeridade em obras estruturantes e urgentes na rodovia, como construção de vias marginais, terceira pista, viadutos e acessos em todo o trecho.
Como informou o proponente do debate, deputado Emerson Stein (MDB), a deliberação dessa reunião será justamente registrar em uma ata documental que será encaminhada para a bancada federal, visando o envolvimento e o engajamento de todos os parlamentares catarinenses que estão em Brasília.
Ele pontuou que este debate foi provocado por conta dos constantes engarrafamentos e acidentes nesta rodovia, principalmente no sentido norte. “Os congestionamentos prejudicam não só o dia a dia das pessoas que trabalham e moram na região, mas também a economia e o turismo catarinense”, avaliou.


PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS E CASAN CONFIRMAM COMPROMISSOS E BOM RELACIONAMENTO

Florianópolis – A Casan confirmou que está dentro do prazo em relação as obras e melhorias que estão sendo executadas na cidade de Florianópolis, afirmou também que sua relação com o prefeitura da capital do estado é a melhor possível, existindo um sincronismo entre seus líderes que mantem todos os projetos de evolução em dia e confirmou que entregará tudo dentro do estimado.


ROMPIMENTO DO RESERVATÓRIO

Florianópolis – A Casan informou que houve o rompimento de um reservatório de água na Rua Luís Carlos Prestes, no bairro Monte Cristo, às 2 da manha desta quarta-feira (6). O alagamento da via foi de cerca de 2 mil metros cúbicos. Equipes da companhia, da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar já estão no local para prestar assistência às famílias e avaliar danos materiais. Não haverá descontinuidade no abastecimento na região.
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil, informou que, após o rompimento do reservatório da Casan ocorrido na madrugada desta quarta-feira (6), a estimativa é de que 85 casas foram atingidas pelo acidente. 100 pessoas já estão no serviço de acolhimento e a quantidade de veículos atingidos ainda não é totalmente conhecida.
A administração municipal reforça ainda que são dados preliminares e que somente após o levantamento total dos danos e o cadastramento das famílias afetadas que será possível ter os números exatos, ou seja, o número de residências, veículos e pessoas atingidas.


ANDRÉ VECHI EM BRUSQUE

Brusque – Em Brusque, eleitores participaram de nova eleição para definir prefeito e vice do município. A Justiça Eleitoral catarinense finalizou a totalização do pleito às 18h32, que resultou na vitória André Vechi (DC) e Deco Batisti (PL) da coligação “Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade!” (Republicanos/PL/DC) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
A chapa foi eleita com 27.183 votos, o que representa 40,54% dos votos válidos.
Ao todo, 95.403 eleitores estavam aptos a votar. O índice de abstenção foi de 26,20%, o que significa que 24.995 pessoas não compareceram ao pleito e precisarão justificar sua ausência em até 60 dias.
O domingo de eleição transcorreu de modo tranquilo nos 49 locais de votação. A grande maioria das ocorrências com urnas eletrônicas foram resolvidas de imediato nas seções eleitorais, com necessidade de quatro substituições por urnas de contingência.
O pleito foi ainda uma oportunidade para o TRE-SC testar uma série de inovações, como o uso do QRTot, solução que lê os boletins de urna e realiza uma apuração independente. Passados apenas 34 minutos do fim da votação, o aplicativo já apresentava o resultado dos votos, confirmado uma hora depois pela totalização oficial.


200 RESPIRADORES PULMONARES

Santa Catarina – O Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) decidiu, por unanimidade, considerar irregulares as contas que tratam da pretensa compra por R$ 33 milhões, por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mediante dispensa de licitação, de 200 respiradores pulmonares da empresa Veigamed Material Médico e Hospitalar em 2020.
Na decisão, os envolvidos foram condenados a ressarcir o erário público do valor total dispendido à época de forma antecipada, sem que tivesse sido estabelecido qualquer mecanismo de garantia da entrega dos equipamentos, o que de fato não ocorreu, com atualização do montante e descontadas as somas já recuperadas.


CRESCIMENTO DO PIB BENEFICIA EMPREENDEDORISMO

Brasil – A economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, na comparação com os primeiros três meses anteriores deste mesmo ano, considerando a série com ajuste sazonal. Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superaram todas as expectativas. Quando comparado ao segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 3,4%, no primeiro semestre já aumentou 3,7%, superando todas as expectativas dos analistas do mercado.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os sinais positivos refletem iniciativas como o avanço em relação ao novo arcabouço fiscal, a discussão qualificada sobre a reforma tributária, melhoria no mercado de trabalho, incluindo também a queda da inflação e da taxa Selic recentemente, com indicação de sua trajetória decrescente para os próximos períodos. “O Brasil voltou a ter pibão. Os números do IBGE não mentem. Com o resultado de hoje, o PIB superou todas as expectativas dos analistas do mercado. A alta é justificada pelo bom desempenho da indústria e do setor de serviços, que respondem por 70% da economia do país. Isso vem associado com a geração de mais empregos. Os pequenos negócios são, de fato e legitimamente, a base, o fundamento e a força dessa economia”, ressaltou Décio.


AMIM COM COLUNA NOVA

Brasília – O senador Esperidião Amin (PP) fez e faz tanto pelo estado de Santa Catarina passou por um procedimento cirúrgico na coluna na tarde da terça-feira (5), em Brasília. Ele se recupera bem e deve receber alta do hospital ainda nesta quarta (6), saindo com a coluna nova e vitalidade de guri. Amin publicou uma mensagem nas suas redes sociais:
“Realizei um procedimento cirúrgico na coluna na tarde de ontem, em Brasília, e graças a Deus me recupero bem. Obrigado a todos pela torcida e pelas orações”.


LEI QUE CORTA SALÁRIO DE SINDICALISTAS

Criciúma – O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), sancionou a Lei Nº8.437, datada de 30 de agosto de 2023, de autoria do executivo municipal, autorizando a prefeitura a não efetuar mais o pagamento de salários a servidores em mandato sindical na região.
A decisão foi tomada após a aprovação do Projeto de Lei PE 94/2023 pelos vereadores de Criciúma durante a sessão do dia 29 de agosto. A votação refletiu uma maioria expressiva, com 15 votos a favor e apenas dois contrários. Consequentemente, sindicalistas que ocupam cargos no município não receberão mais salários provenientes da prefeitura, de acordo com a nova legislação em vigor.
É importante ressaltar que a Lei não impede que os servidores atuem como sindicalistas. No entanto, eles não receberão remuneração por esse cargo. Anteriormente, quatro servidores estavam à disposição do sindicato, gerando um custo anual de R$ 535 mil aos contribuintes.
Os quatro servidores já foram notificados e devem comunicar ao executivo municipal se desejam retornar aos seus cargos de origem para receber seus salários integrais ou solicitar licença não remunerada para continuar a serviço do sindicato.


Foto destaque: Divulgação