SC tem um governador firme e corajoso…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – Jorginho Mello (PL) merece os parabéns, o momento não é de fazermos política, mas sim, de cuidarmos dos catarinenses, são mais de 27 mil desabrigados, casas, bens que levaram uma vida para serem reconstruídos, vidas comprometidas, mortes. Jorginho Mello tem o preparo que poucos governadores tiveram na história de Santa Catarina, para lidar com situações que merecem um alto nível de atenção, trabalho intenso e decisões muito importantes.
ALESC RECONHECE A FORÇA DE JORGINHO
O deputado Ivan Naatz (PL), fez contundente defesa em plenário do governador do Estado, Jorginho Mello (PL) ao classificar como “firmes e corajosas” suas atitudes e ações de enfrentamento ao problemas das enchentes nas diversas regiões do Estado atingidas, principalmente no caso do Vale do Itajaí. Ao mesmo tempo, o parlamentar criticou o que considera aproveitamento político da situação por parte dos partidos de esquerda e oposição ao governo, citando como exemplo o caso das aldeias indígenas na região da Barragem de José Boiteux.
SC SE MANTÉM COMO MAIOR EXPORTADOR DE CARNE SUÍNA
Santa Catarina – No acumulado de janeiro a setembro desse ano, o Estado exportou 491,7 mil toneladas de carne suína, com receitas de US$ 1,20 bilhão. Na comparação com o mesmo período de 2022, houve alta de 10,2% em termos de quantidade e de 15,9% em relação ao valor. Com isso, Santa Catarina se mantém na posição de maior exportador de carne suína do país, já que foi responsável por 54,2% da quantidade e 56,2% das receitas das exportações brasileiras deste ano.
MACRO-PROJETO PARA NOVAS BARRAGENS DE CONTENÇÃO
O governo tem objetivo de retomar o macro-projeto de financiamento internacional para recuperar e construir novas barragens de contenção, além de investir também, em parceria com as prefeituras, na limpeza e dragagem de rios, bem como já está montando uma força-tarefa para estudar ações de apoio financeiro e recuperação econômica para pessoas e empresas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina.
VISITA TÉCNICA A MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS
Santa Catarina – A Comissão de Integração e Desenvolvimento Regional (CINDRE), da Câmara dos Deputados, está realizando nesta quarta (18) e realizará na quinta-feira (19) uma visita técnica aos municípios de Blumenau, Taió, Rio do Sul e José Boateux – que foram castigados pelas enchentes deste mês.
A solicitação foi feita pela Deputada Federal Daniela Reinehr (PL), que é membro titular da comissão, através do requerimento 16/2023, realizada ainda em agosto, já com o objetivo de verificar a situação da região após o desastre de 2018, quando o El Nino causou uma das maiores tragédias causadas por eventos climáticos e, infelizmente, tirou a vida de 135 pessoas.
O roteiro começou com uma reunião com a Defesa Civil do Estado e com o Governador Jorginho Mello (PL), nesta quarta-feira (18), às 15h, na sede da Defesa Civil em Florianópolis. Além de Daniela Reinehr, integrarão a missão os deputados federais Padovani – Presidente da CINDRE, Cabo Gilberto; e os prefeitos dos municípios, representantes da Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública do Estado.
VEÍCULO PRIVADO: A CARONA VAI PARA QUEM O MOTORISTA QUISER
Santa Catarina – O deputado estadual Marquito (Psol), questionou o uso de uma aeronave privada pelo governador Jorginho Mello (PL) para sobrevoar áreas alagadas pelas cheias das últimas semanas, incluindo Blumenau, e com a presença também do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). O deputado estadual Ivan Naatz (PL) fez uma colocação clara e objetiva que poderá encerrar também a denúncia infundada por parte dos partidos de esquerda.
“Uma aeronave privada e o proprietário cedeu a aeronave gratuitamente. Sobre ilações de que tem contrato com o governo, vai ter de apontar o benefício, se não vai responder”, advertiu Ivan Naatz.
APROVADO
Santa Catarina – A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), por iniciativa do deputado Lucas Neves (Podemos), aprovou a realização de uma Audiência Pública para discutir o controle populacional e o manejo sustentável do javali. A reunião está programada para acontecer em Lages, com a data a ser confirmada nos próximos dias.
A proposta do parlamentar aborda a séria ameaça que o javali representa para a sanidade animal, a agropecuária e o meio ambiente em Santa Catarina. A rápida reprodução desses animais e os danos causados aos cultivos agrícolas têm gerado prejuízos econômicos significativos, justificando a necessidade de uma discussão aberta e colaborativa.
DANIEL NOBOA AZIN DÁ CARA NOVA AO EQUADOR
Internacional – Bloco centro-direita vence no Equador e derrota esquerdista. O empresário Daniel Noboa Azin, de 36 anos, é o novo presidente do Equador. Com um bloco centro-direita, o empresário Daniel Noboa avançou na liderança do segundo turno.
O registro da votação eletrônica antecipado já indicava que Noboa cravava vantagem de 52% frente aos 48% da advogada de esquerda Luisa González, com 75% das urnas totalizadas.
Nas redes sociais, aliados de Noboa já comemoram e chamam a adversária de “comunista”.
Movimentos de direita do país também celebram a vitória de Noboa, dizendo que “a ameaça comunista foi cessada”, com cobranças de que o novo chefe do Executivo federal siga alinhado com o espectro político.
VANESSA DA ROSA SERÁ A SEGUNDA DEPUTADA NEGRA A ASSUMIR NA ALESC
Santa Catarina – Com a posse da professora Vanessa da Rosa nesta quinta-feira (19), após 89 anos, a Assembleia Legislativa (Alesc) vai ter, pela segunda vez, uma mulher negra no posto de deputada estadual. A primeira foi a também professora Antonieta de Barros, em 1934. Quase nove décadas se passaram e nenhuma mulher negra foi eleita para assumir um mandato na Alesc.
Vanessa é Mestre em Educação pela UFSC, especialista em História da Arte pela Univille e em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB), é funcionária pública municipal há 23 anos, assume como deputada nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, no lugar do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que se licencia por um mês. Ela ficará até o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Embora 27% da população feminina brasileira se declarem negra, mulheres negras representam apenas 2% no Congresso Nacional.
MOVIMENTO OUTUBRO ROSA
Santa Catarina – O movimento Outubro Rosa ganhou visibilidade no Parlamento, que assumiu o protagonismo do debate sobre a prevenção ao câncer de mama, por meio do lançamento, na manhã desta quarta-feira (18), da Frente Parlamentar de Apoio às Redes Femininas de Combate ao Câncer da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
O Ato Parlamentar Solene lotou o auditório Antonieta de Barros e contou com a presença de praticamente todas as representantes das redes femininas, que estão presentes em 78 municípios catarinenses.
Foto destaque: Divulgação