Exportação de casas pré-fabricadas para a República do Congo…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Estado catarinense poderá exportar 1.500 casas pré-fabricadas para a República Democrática do Congo (RDC) nos próximos anos. A negociação começou em 2022, envolvendo o país e a Cooperativa Amurel, um consórcio composto por cinco madeireiras localizadas em Jaguaruna e Tubarão. O projeto foi apresentado na segunda-feira, 13, ao governador Jorginho Mello (PL), com a presença de uma comitiva da RDC, liderada pelo ministro das Minas, Victor Kasongo.
“Nosso estado já exporta diversos produtos e, agora, está ingressando em um novo setor, o de casas populares. Coloquei o governo à disposição para auxiliar no que for necessário para concretizar essa negociação”, disse o governador Jorginho Mello.
Inicialmente, está previsto o envio de 50 estruturas, permitindo eventuais ajustes na construção antes da comercialização das 1.500 casas.
“Decidimos enviar essas 50 unidades para verificar se tudo sairá do papel como planejamos. Se tudo ocorrer conforme esperado, pretendemos concluir a venda das 1.500 estruturas ao longo dos próximos 10 anos”, explicou Alexsandro da Cruz Barbosa, presidente da Cooperativa Amurel.
Além das casas pré-fabricadas, o Governo de Santa Catarina visa estabelecer parcerias em outros setores com a República Democrática do Congo. “O Congo importa uma variedade de produtos, e Santa Catarina já exporta para diversos países. Essa reunião certamente marca o início de uma parceria promissora em várias áreas”, disse o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto.
Os recursos para a aquisição das casas serão de um fundo destinado à compra de habitações populares em países com elevados índices de vulnerabilidade social, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).


MISSÃO NA CAPITAL DOS ESTADOS UNIDOS

Internacional – Nos dias 15 e 16 de novembro, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) estará em missão na capital dos Estados Unidos com um grupo de Parlamentares de direita liderado por Eduardo Bolsonaro (PL). Na pauta, violações à liberdade de expressão e liberdade em geral no Brasil.
Estão agendadas reuniões no Comitê Judiciário e na Comissão de Relações Exteriores Câmara. O grupo deverá se encontrar na quarta-feira (15) com os congressistas republicanos Marjorie Taylor Greene, Jim Jordan e Michael McCaul. Todos parlamentares ligados ao ex-presidente Donald Trump.
Já na quinta-feira (16), o grupo irá participar de uma visita à Heritage Foundation, fundação que promove políticas públicas conservadoras de livre mercado, liberdade individual, valores tradicionais e defesa nacional. Depois também haverá um encontro com membros da OAE (Organização dos Estados Americanos).


PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA

Santa Catarina – O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega profere palestra sobre as perspectivas da economia brasileira, na próxima sexta (17), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). No mesmo evento, que se inicia às 10h30min, o governador catarinense, Jorginho Mello (PL), lança o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) voltado ao fortalecimento dos negócios sustentáveis e que vai garantir investimentos para empresas com práticas sociais, ambientais e de governança (ESG), além de inovadoras.


PORTA DE ENTRADA DE SONHOS

Internacional – O governo brasileiro vai criar em Lisboa um espaço voltado para a cultura e a economia do país. Intitulado de “Casa Brasil”, a iniciativa vai reunir representações do Sebrae, da Apex, Fiocruz e da Embratur. A novidade foi anunciada na segunda-feira (12) pelos presidentes do Sebrae, Décio Lima, e da Apex, Jorge Viana, e pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva na abertura do Seminário de Internacionalização, realizado na capital portuguesa, dentro da programação da missão técnica brasileira no Web Summit 2023.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, esse é um momento único: “Nós não podemos mais ficar isolados no modelo econômico. Vamos somar nossas musculaturas para produzir e potencializar os efeitos positivos”, afirmou Décio Lima, que definiu a instituição como a porta de entrada de sonhos de milhões de brasileiros que desejam empreender. Segundo ele, o resultado de mais de 3,1% de crescimento do PIB em 2023 surpreendeu a todos, com destaque para o saldo positivo da balança comercial.


REVISÃO E REDUÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS

Navegantes – O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) deu prazo de 180 dias para que a Câmara de Vereadores de Navegantes revise e diminua o número de servidores ocupantes de cargos comissionados, e realize concurso público para os cargos de Contador e de Assessor Jurídico. A decisão do Pleno, publicada no Diário Oficial eletrônico do TCE/SC de sexta-feira (10), acompanhou o voto do relator, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e alertou ao Legislativo municipal que o descumprimento da determinação pode resultar em aplicação de multa.


MOBILIZAÇÕES DO PARTIDO PROGRESSISTA

Santa Catarina – No dia 11 de novembro, mais de 70 municípios do grande oeste estiveram envolvidos em mobilizações do Partido Progressista, promovendo convenções, encontros e palestras de capacitação com foco nas eleições municipais de 2024. Essa iniciativa marca o início da preparação do Partido Progressista (PP) da região para o pleito futuro, sendo liderada pelo deputado Altair Silva e sua equipe de gabinete, em parceria com as lideranças municipais.


CONECT SERRA

Santa Catarina – Na próxima quinta-feira (23), a Escola do Legislativo da Alesc promoverá o Conect Serra, um Seminário de Turismo regional liderado pelo deputado estadual Lucas Neves (Podemos). O evento contará com a participação do secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e do coordenador do Ministério do Turismo, Luciano Boico.
O Conect Serra reunirá prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo, representantes da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), empresários, pesquisadores e estudantes interessados no fortalecimento do setor turístico regional.


Foto destaque: Divulgação