Em Rio do Sul e região, Jorginho Mello trabalha com equipes…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) no dia de ontem, sábado, 18, foi à sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em Florianópolis, para avaliar a situação das chuvas que, mais uma vez, afetam Santa Catarina. De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil, desde o dia 14 de novembro, 67 municípios estão em situação de emergência, sendo nove em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá, São João Batista e Braço do Trombudo. Registros de ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.
No dia de hoje, domingo, 19, o governador está em Rio do Sul, Trombudo Central e região trabalhando com equipes para amenizar o impacto das tragédias.
“Mal nos recuperamos da chuva de outubro e infelizmente já fomos atingidos por mais fortes chuvas. Estamos em trabalho com todos os órgãos que possam auxiliar a população, reforçando o efetivo nas regiões que foram decretadas Situação de Emergência, para assim auxiliar ao máximo todos os atingidos. A nossa Defesa Civil estará sempre acompanhando a situação de todos os município”, disse o governador.
Em decorrência das fortes chuvas, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.
É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, e precisam ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e é recomendado sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.
EXEMPLO PARA O BRASIL, SC NÃO AUMENTARÁ IMPOSTOS
Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) disse na sexta-feira, 17, que Santa Catarina vai manter a alíquota-base do ICMS em 17%. ”Não haverá aumento de impostos em Santa Catarina”, declarou. Este é o percentual de tributação padrão para a maior parte dos produtos comercializados no estado, sendo aplicável à venda ao consumidor final. Atualmente, SC é um dos poucos estados que ainda praticam sua alíquota-base. O Paraná já aumentou sua alíquota para 19% e o Rio Grande do Sul anunciou que deve elevar o tributo para 19,5%.
“Vamos resistir e manter os 17%! Não aumentaremos impostos! Santa Catarina, possivelmente, será o único estado do Brasil que não vai fazer essa alteração na alíquota.” afirmou o governador.
MODERNIZAÇÃO DO PRODEC
Santa Catarina – O Governo de Santa Catarina apresentou na sexta-feira (17), a proposta de modernização do Prodec – Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense. Em reunião na Fiesc, o governador Jorginho Mello (PL) detalhou a revisão que garantirá a inclusão de medidas voltadas às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança corporativa) e de inovação.
A modernização do Prodec é liderada pela Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS) e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda. O programa, que em junho completou 35 anos, tem como base a concessão de incentivos para a implantação ou expansão de empreendimentos que venham a gerar emprego e renda no Estado.
“O Prodec já foi muito importante na história industrial de Santa Catarina, é um marco para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Agora a gente acrescenta nele alguns conceitos da economia atual, para continuar incentivando nossa industrialização no futuro”, destacou o governador.
JUDEUS E MUÇULMANOS EM UM APELO À PAZ
Brasília – Em meio ao conflito no Oriente Médio, uma reunião protocolar no Senado uniu judeus e muçulmanos e se converteu em um apelo à paz. A Comissão de Educação (CE) promoveu na sexta-feira (17) um debate sobre inclusão de datas religiosas judias e muçulmanas no calendário nacional.
A audiência pública é um requisito para se mexer nas datas oficiais do Brasil. Todos os presentes destacaram a convivência harmoniosa entre essas duas comunidades no país e defenderam o fim da guerra entre Israel e Hamas, que já deixou mais de 12 mil mortos.
Autor do projeto de lei, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL) lembrou que apresentou a proposta em julho, três meses antes do início do conflito, mas apontou que o debate ainda que “singelo” ganhou importância ao unir muçulmanos e judeus em defesa da paz.
VISITA AO CARTÓRIO ELEITORAL
Serra Alta – Os alunos da Escola de Educação Básica (EEB) La Salle, do município de Serra Alta, que puderam conhecer de perto o trabalho do Cartório Eleitoral de Modelo.
As visitas, feitas nos dias 14 e 16 de novembro, contaram com a participação de 40 estudantes do ensino médio e do 9º ano do fundamental.
A ação é uma parceria entre o Cartório e as escolas dos municípios que compõem a 83ª ZE.
KÁTIA CARDOSO NA PREFEITURA DE ARAQUARI
Araquari – Em reunião com o Diretório Estadual do MDB, o nome de Kátia Cardoso foi aprovado como Pré Candidata a Prefeita do Município de Araquari, nas próximas eleições de 2024. Kátia tem o apoio dos deputados Carlos Chiodini e Fernando Krelling.
“Eu respondi sim, porque tenho muito ainda a realizar junto à população da minha amada Cidade. Tenho a firme convicção de que podemos fazer muito mais por nosso povo, por isso, me coloco à disposição como Pré Candidata a Prefeita da cidade em que nasci.” afirmou Kátia.
ELEIÇÃO HISTÓRICA NA ARGENTINA, MILEI OU MASSA?
Internacional – Às 8h deste domingo (19), tanto no horário local quanto em Brasília, as urnas foram abertas na Argentina. Neste segundo turno presidencial do pleito de 2023, os argentinos retomam as ruas, marcando um marco significativo nos 40 anos de democracia do país.
Esta eleição é apontada como uma das mais históricas de todos os tempos, com o o embate incisivo entre o candidato esquerdista Sergio Massa e o libertário Javier Milei, representante da ala direita argentina. A expectativa é de que Milei, apontado como favorito, seja o grande vencedor deste domingo.
PP TERÁ CANDIDATOS A PREFEITO EM ITAPIRANGA
Itapiranga – No encontro do partido progressista em Itapiranga, os vereadores Luís Carlos Steffenon e Roberto Eidt Basto demonstraram seu comprometimento e disposição ao colocarem seus nomes como pré-candidatos a prefeito pelo partido. A reunião foi extremamente produtiva, contando com a presença do deputado estadual Altair Silva, que desempenhou um papel fundamental no alinhamento das lideranças presentes. Durante o encontro, foi possível constatar que o partido vem se estruturando de forma sólida em todo o estado, com foco na renovação.
Foto destaque: Divulgação