SC nos Emirados Árabes…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Internacional – Os diferenciais que fazem de Santa Catarina um estado atrativo para investimentos serão apresentados a empresários e autoridades dos Emirados Árabes na missão organizada pelo governo do estado de Santa Catarina liderada pelo governador Jorginho Mello (PL).
A missão do governo catarinense ao país do oriente médio ocorrerá de 17 a 25 de fevereiro, e vai contar ainda com a participação dos secretários Juliano Froehner (Articulação Internacional), Cleverson Siewert (Fazenda), Vânia Franco (Articulação Nacional), Danieli Porporatti (secretária-geral de Governo) e do presidente da SCPAR, Renato Lacerda. Também viajam com o governador Jorginho Mello o presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (PL).
No ano de 2023, Santa Catarina exportou US$315,1 milhões para os Emirados Árabes Unidos e importou US$17,35 milhões. As vendas catarinenses foram lideradas por carnes de frango, motocompressores para refrigeração, madeira de pinus e carne suína. Já os cinco principais produtos de importação foram fios de cobre, copolímeros de propileno, produtos laminados magnéticos, fios de ligas de alumínio e outros polietilenos.
“Vamos mostrar aos investidores todos os atrativos de Santa Catarina, um estado inovador e competitivo, que apoia o setor produtivo e cuida das pessoas. Somos reconhecidos pela diversidade da nossa indústria e pelo perfil empreendedor, é um estado bonito, com grande potencial turístico e industrial pode ser ainda mais conhecido aos olhos do mundo”, explicou o governador Jorginho Mello.
“Temos excelentes portos, educação de qualidade que forma profissionais qualificados, uma diversidade produtiva ímpar no Brasil. Tudo isso faz de Santa Catarina uma potência. Temos apenas 1% do território, mas somos responsáveis pelo 6º maior PIB do Brasil”, afirmou o presidente da Fiesc, Mário Aguiar, antecipando alguns dos pontos que destacará em sua apresentação na Câmara de Comércio de Dubai.
Em visitas a fundos de investimento, câmaras de comércio e órgãos governamentais em Dubai e Abu Dhabi, a comitiva espera ampliar a rede de relacionamento com o empresariado local e divulgar os números positivos que fazem de SC um excelente ambiente para se fazer negócios.
Para o secretário Cleverson Siewert, esta viagem é mais uma oportunidade de atrair novos investimentos para Santa Catarina. “A atração de investimentos é um componente fundamental na gestão do governador Jorginho Mello. Temos muito o que mostrar aos investidores internacionais. Somos o 2º estado mais competitivo do país, com o 6º maior PIB do Brasil e grande diversidade produtiva. Oferecemos fácil acesso a 6 portos, 21 aeroportos e uma malha rodoviária eficiente, facilitando a distribuição nacional e internacional. O estado conta ainda com uma mão de obra altamente qualificada, resultado de um sistema educacional de qualidade, tornando-o um polo de excelência para empresas que buscam talentos em diversas áreas. São excelentes cartões de visita para mostrarmos ao mundo”, disse o secretário Cleverson Siewert.

Ouça o Sec. de Articulação Internacional, Juliano Froehner

HILDEBRANDT NO PL

Florianópolis – O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, se filiou no Partido Liberal na noite da quinta-feira (15), na sede do Partido Liberal, em Florianópolis.
A ficha do prefeito foi abonada pelo governador Jorginho Mello, presidente estadual da sigla e por deputados federais e estaduais do partido.
Em sua fala, Hildebrandt afirmou que quer se manter leal e ao lado dos valores do PL, do governador Jorginho e do presidente Bolsonaro.
Mello afirmou que a filiação de do prefeito Blumenau é um grande ganho para o partido. “Eu fico muito feliz com essa filiação, pois o prefeito Mário tem credibilidade, aprovação e agora vem para emprestar a sua credibilidade nas fileiras do partido”.


AGRO TAMBÉM É PRIORIDADE NA ALESC

Santa Catarina – As pautas ligadas à agricultura vão permanecer no foco dos trabalhos legislativos em 2024. Os debates em comissões técnicas, fóruns parlamentares, em encontros com lideranças setoriais e mesmo em ações das bancadas regionais devem manter atenção a questões que envolvem o interesse do meio rural, desde as pequenas propriedades até a estrutura de agroindústrias.
A visão é do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), para quem a economia rural depende de avanços no meio legislativo, relacionados à regulamentação de assuntos como a internet rural e aos benefícios da cadeia do leite, ou do fomento de políticas que estimulem, por exemplo, a reservação de água em pequenas propriedades. O desenvolvimento de redes de energia trifásica e a melhoria da infraestrutura rodoviária também fazem parte das atenções permanentes do parlamento.
“São assuntos de interesse permanente, e a Assembleia Legislativa sempre está atenta às demandas, com a atuação de seus parlamentares nas várias frentes relacionadas a cada um desses importantes temas”, justificou Nadal.


TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA AO INSTITUTO GAM

Tubarão – Em breve, o Instituto Genésio Antônio Mendes, de Tubarão, pode alcançar o título de Utilidade Pública em Santa Catarina. O projeto de lei que concede o benefício foi apresentado na quinta-feira (15) pelo deputado Estêner Soratto (PL). A proposta vai tramitar na Assembleia Legislativa e, caso seja aprovada, depende da sanção do governador Jorginho Mello (PL).
De acordo com Soratto, o Instituto desempenha um papel fundamental, principalmente na área de assistência social. “Ele visa o desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos, em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, através da implementação de metodologias educacionais. Além disso, busca desenvolver ações de caráter cultural, esportivo, educacional e social”, detalhou o deputado.

Ouça o dep. Estêner Soratto

COORDENADOR DO CYBERGAECO PARTICIPA DE CURSO INTERNACIONAL

Internacional – O Coordenador-Adjunto do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e Coordenador do CyberGAECO, Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, participou de um curso internacional sobre confisco de bens e lavagem de dinheiro. A formação aconteceu entre os dias 12 e 16/2, na International Law Enforcement Academy (ILEA), em Gaborone, capital de Botsuana.
A ILEA promove formações a agentes públicos com o objetivo de reforçar a democracia e a liberdade por meio da aplicação das leis, aumentar a estabilidade social, política e econômica através do combate ao tráfico de drogas e outros crimes, e buscar a estabilidade econômica por meio de prevenção a ilícitos.
O Promotor de Justiça foi um dos quatro brasileiros selecionados a formação. A indicação para participar do processo seletivo foi do Consulado Americano em Porto Alegre, e o aceite foi confirmado pelo Adido Policial junto à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.


ELEIÇÕES 2024: TRE-SC RECEBE NOVAS URNAS

Santa Catarina – Na quinta-feira, 15, o TRE-SC recebeu mais 1.200 novas urnas eletrônicas modelo 2022 (UE2022) somadas às 4.800 unidades recebidas até janeiro deste ano. No próximo dia 23, chegarão mais 530 UE 2022. Ao todo, o TSE enviará ao TRE catarinense 6.530 urnas que serão usadas nas Eleições Municipais 2024.


JANA GUEDES TOMA POSSE

Santa Catarina – A quarta suplente do PDT, Janaína Guedes de Freitas (Jana Guedes) tomou posse como deputada estadual na manhã desta quinta-feira (15), durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal (MDB).
A parlamentar ocupa a cadeira do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que licenciou-se do mandato por 30 dias.
Jana Guedes é vereadora em Videira, eleita em 2020, com 1149 votos e fez 3984 votos para deputada estadual na eleição de 2022.


VIDA LONGA AO ROCK

Santa Catarina – Eduardo Rocha é o nome da fera, músico e jornalista, o artista lança músicas pela paz nas arquibancadas de futebol, Rocha foi repórter político nos anos 80, agora o jornalista abre um espaço para que o músico volte a ativa, surgindo assim uma esteira de criações musicais, que já dá lugar a dois álbuns de baladas e rock’n’roll, em final de produção, para serem incorporados à discografia da ilha e da região.
O artista vem preparando um mega lançamento que vai colocá-lo na lista de produtores fonográficos locais, mas, além das mais de 20 músicas na linha de produção, ele também se dedica a propor a cultura da paz nos estádios de futebol lançando composições que homenageiam as torcidas dos grandes times.
Inicialmente, tem lugar nesse projeto a torcida carvoeira, da terra do autor (Sangue Carvoeiro – Partiu Série A), também os torcedores do verdão do oeste do estado ( Momento 71 – Os Heróis de 16) e a galera alvinegra da capital (Figueira Brava – Vencer ou Vencer).
Eduardo Rocha está no Instagram – @eduardorroch, ouça os hits em primeira mão.

Ouça a música Figueira Brava – Vencer ou Vencer

SAÚDE DE SC MELHORANDO

Santa Catarina – O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) reativou duas salas no Centro Cirúrgico. Os espaços irão ampliar sua capacidade operacional em 30%, permitindo um aumento de cirurgias eletivas.
Com a expansão, o setor agora conta com um total de oito salas cirúrgicas, das quais sete são destinadas a pacientes eletivos e internados, enquanto uma será específica para aqueles que dão entrada pela emergência.


FILA ZERO PARA PACIENTES COM CÂNCER INFANTOJUVENIL

Santa Catarina – No Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destacou a necessidade urgente de detecção precoce e tratamento rápido para crianças e jovens com câncer. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta para uma projeção de 7.930 casos entre 2023 e 2025, sendo a região Sul a mais impactada, com 153,29 por milhão para meninos e 151,19 por milhão para meninas.
Em Santa Catarina, o foco está em garantir que esses pacientes tenham acesso rápido ao diagnóstico e tratamento. Dessa forma, no Estado diante dos primeiros sintomas, as crianças são encaminhadas imediatamente aos serviços de referência, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, e o Hospital Jeser Amarante Faria (HJAF), em Joinville.


TCE/SC ATUANDO FORTEMENTE

Concórdia – Além de fiscalizar os atos já realizados pelos gestores públicos, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) tem atuado fortemente na prevenção a possíveis irregularidades. Este trabalho desenvolvido antes da assinatura de contratos e do lançamento de editais de licitação, por exemplo, evita prejuízos aos cofres públicos e contribui para a entrega de serviços de qualidade à população.
Por meio da orientação, procura-se prevenir equívocos e auxiliar os gestores para um melhor exercício da administração pública. Um exemplo é o acompanhamento, desde a fase inicial, da futura concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Concórdia. O valor previsto do contrato é de R$ 1.784.877.196,00 para um período de 30 anos.
O processo licitatório ainda está na fase de planejamento, mas os documentos desta etapa interna foram encaminhados ao TCE/SC, para controle e orientação.


AMPESC PRECISA ACEITAR A REALIDADE

Santa Catarina – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) negou um recurso apresentado pela Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) movida pela entidade para suspender o programa Universidade Gratuita. A nova decisão do relator do caso, desembargador Ricardo Fontes, foi acompanhada de forma unânime pelos demais componentes do Órgão Especial da Corte catarinense, e é a terceira no sentido de confirmar a ausência de irregularidades no programa lançado pelo Governo do Estado.
A Ampesc desce de nível novamente, insiste, mostra sua deselegância, e principalmente a falta de consideração com os catarinenses, um olhar egoísta e único, focado inteiramente para a o umbigo dos proprietários de faculdades particulares, um belo exemplo que Santa Catarina presencia diariamente é a vida de ostentação e soberba de um dos proprietários de uma pequena faculdade particular da cidade de Balneário Camboriú, a “laranja podre do saco”, o principal, o que queima o filme da Ampesc deixando-a totalmente inconfiável.
“O pedido realizado pelo declarante não se encaixa em nenhum caso que justifique a oposição dos aclaratórios”, explicou o desembargador Ricardo Fontes. “Ele almeja, na verdade, rechaçar a conclusão declinada por este Órgão Colegiado, em nítida tentativa de rediscussão da matéria”, afirmou o magistrado.


Foto destaque: Divulgação