MDB/SC, um dos maiores e mais bem estruturados partidos de SC…
por Richard Ritter – @richardritteroficial
Santa Catarina – A 2ª edição do Bora 15 – Mobiliza MDB foi realizada na quinta-feira (16), no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. No encontro, que reuniu parlamentares e lideranças do partido, foram apresentados os pré-candidatos a vereadores, vice-prefeitos e prefeitos das coordenadorias regionais de Laguna e da Grande Florianópolis.
“O MDB terá 226 candidatos a prefeito e 81 candidatos a vice-prefeito em Santa Catarina. Vamos percorrer todo o Estado, entre maio e junho, fortalecendo as lideranças emedebistas para as disputas municipais desse ano, ouvindo as bases, motivando aqueles que querem representar a nossa sigla e concorrer nas eleições de outubro”, disse o presidente do MDB-SC, deputado federal Carlos Chiodini.
Nos municípios que compõem a 19ª coordenadoria regional do MDB, o partido terá candidatos a prefeito em Garopaba, Imaruí, Imbituba, Pescaria Brava e Laguna, além de candidato a vice-prefeito em Paulo Lopes. Em nome dos pré-candidatos, o empresário Huribi Alexandrina, que deve disputar a prefeitura de Garopaba, falou sobre as expectativas para o novo desafio. “Estamos motivados pelo mesmo propósito, de fazer a diferença nos nossos municípios, e prontos para ouvir, aprender e trabalhar incansavelmente. Juntos podemos superar obstáculos e ajudar a criar oportunidades para cada cidadão em nossas cidades”, garantiu.
Na Grande Florianópolis, que corresponde a 18ª coordenadoria regional da sigla, o MDB deverá ter candidatos a prefeito em Águas Mornas, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara. Também estão previstos candidatos para vice-prefeito em Angelina, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Palhoça e São José. “Hoje, o partido conta com quatro prefeitos, seis vice-prefeitos e 39 vereadores na Grande Florianópolis. Vamos trabalhar para ampliar esse número”, ponderou o vice-presidente do MDB-SC, deputado federal Valdir Cobalchini.
O presidente da Alesc, Mauro de Nadal, lembrou que o MDB é o partido do equilíbrio, do diálogo e que é importante que os pré-candidatos estejam dispostos a trabalhar por ações e projetos em seus municípios. “As pessoas estão cansadas de brigas. Porque na vida política, que estou desde 2001 com mandato, eu nunca vi brigas construírem pontes, nem escolas, nem postos de saúde. O que o povo precisa é de políticos que trabalhem com seriedade, que conversem, ouçam as reivindicações. É por isso que nós do MDB lutamos, é essa motivação que buscamos nos pré-candidatos do nosso partido”, incentivou de Nadal.
A 1ª edição do Bora 15 – Mobiliza MDB foi realizada em Rio do Sul, no início de maio. Os próximos eventos de maio serão realizados em Chapecó, no dia 24; e em São Miguel do Oeste, dia 25. Em junho, a comitiva do partido passará por Criciúma, Caçador, Lages, Camboriú e Joinville.
Participaram do encontro em Florianópolis o presidente de honra do MDB-SC, ex-senador Neuto de Conto; os deputados estaduais Antídio Lunelli e Volnei Weber; o deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper; o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, João Cobalchini; os ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Paulo Afonso Vieira; a presidente do MDB Mulher-SC, Dirce Heiderscheidt; o presidente da Juventude do MDB-SC (JMDB-SC), Rennã Fedrigo; a ex-deputada Ada de Luca; entre demais lideranças do partido.
PARTIDO LIBERAL EM FLORIANÓPOLIS REÚNE FORÇA E QUALIDADE
Florianópolis – Na capital do estado a reunião de alinhamento da Executiva Municipal com os pré-candidatos do PL Florianópolis ficou marcada positivamente no cenário. A convicção e força do partido reuniu uma equipe fortificada e dedicada. Uma noite onde foi dado um passo importante para a disputa das vitórias nas Eleições 2024. O Partido Liberal em Florianópolis tem mostrado seu crescimento e principalmente a qualidade dos seus filiados. No jornalismo profissional é assim, o que é ruim nós sabemos criticar, e o que é bom devemos saber elogiar, Heleno Orlandino e Bruno Mello estão de parabéns.
ACORDO AMPLO REVÊ LIMITE DE DESPACHO ADUANEIRO EM DIONÍSIO CERQUEIRA
A concentração de despachos aduaneiros em Dionísio Cerqueira para cargas com tratamento tributário diferenciado (TTD) criou embaraços na estrutura alfandegária e motivou um acordo para flexibilizar as importações de Santa Catarina, de produtos vindos do Mercosul. O entendimento solicitado pelo setor produtivo reduz o percentual de obrigatoriedade de cargas desembaraçadas no porto seco catarinense, mas será revisto na medida em que a estrutura física e de pessoal garantir mais velocidade no processo.
A mudança por medida provisória (MP) deve ser convertida em lei na Assembleia Legislativa, até 10 de junho, e o governo editou decreto regulamentando regras que devem exigir o percentual de 20% das importações pela aduana de Dionísio Cerqueira para produtos beneficiados pelo TTD. Caso o contribuinte não cumpra com esse percentual, perderá o benefício e será tributado sobre todo o valor importado.
“Esse encaminhamento reflete o consenso entre as partes interessadas, em função de dificuldades operacionais registradas na aduana, especialmente na área da estrutura da fiscalização federal”, pondera o presidente da Assembleia, deputado Mauro De Nadal (MDB). “A região de Dionísio Cerqueira vê o incentivo à aduana como uma oportunidade de desenvolvimento. Daí a importância de se fixar prazos para reavaliar a estrutura”.
Os entendimentos foram definidos nesta terça-feira, em reunião na presidência com participação do secretário da Fazenda Cleverson Siewert, equipe técnica e representações de entidades empresariais, entre os quais o presidente da Fiesc, Mário Aguiar, e o presidente da Facisc, Elson Otto. Também participaram de forma virtual o prefeito de Dionísio Cerqueira Thyago Gnoatto (MDB) e o diretor local da Multilog Marcos Godoy Perez.
ENCONTRO DO PL MULHER REÚNE CENTENAS DE PESSOAS EM PESCARIA BRAVA
Pescaria Brava – Centenas de pessoas trocaram o sábado (18) frio e chuvoso por uma proveitosa reunião para discutir o futuro de Pescaria Brava. O evento teve como sede o CTG do Tio Preto. O encontro do PL Mulher do município apresentou os pré-candidatos a Vereador para as eleições deste ano e contou com a presença do pré-candidato a Prefeito Itamar Mattos, o Ita do Tio Preto.
Coordenadora do PL Mulher na Amurel, Graziele de Souza Soratto destacou a importância da participação das mulheres na política. “O PL mostrou em 2022 o quanto as mulheres fazem a diferença na política, seja colocando o nome como candidata ou apoiando alguém”, afirma.
Mulheres e homens presentes no encontro ouviram do Deputado Estadual Estêner Soratto a importância de eleger candidatos que fazem parte do PL. “É importante ser do mesmo partido do Governador Jorginho Mello. Com isso, vai ser possível bater na porta dele e pedir os recursos necessários para as obras que Pescaria Brava precisa”, destaca.
Pré-candidato a Prefeito em Pescaria Brava, Ita destacou a importância da participação da família na política. “O jeito de fazer política no PL é com a participação de toda a família. É desse jeito que estamos apresentando um grande projeto para Pescaria Brava”, conta.
A presidente do PL Mulher de Pescaria Brava, Ivonete Martins, foi a anfitriã do evento. Além dela, participaram representantes das Deputadas Federais Júlia Zanatta e Daniela Reinehr.
VISITA ILUSTRE
Criciúma – O deputado federal Darci de Matos (PSD) esteve em Criciúma na semana passada, fazendo uma visita ao deputado federal e secretário Ricardo Guidi (PL). Reforçou todo apoio ao projeto da pré-candidatura, trocaram algumas ideias e pelo que corre nos bastidores da política, Darci de Matos poderá ingressar em breve no Partido Liberal também, nomes fortes em partidos fortes, quem ganha é a população da querida região carbonífera catarinense.
PARTIDO PROGRESSISTAS EM CRICIÚMA
Criciúma – O Partido Progressistas em Criciúma vem forte, muito bem organizado para as Eleições 2024, tem todo seu apoio para a pré-candidatura de Ricardo Guidi, o nome mais forte no cenário atualmente, vontade dos munícipes. Encontro de gigantes que teve a presença de Guidi também.
25ª MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS
Brasília – A partir de ontem, segunda-feira, 20, 95 prefeitos catarinenses embarcaram para a Capital Federal para participar da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento vai até quinta-feira e deve reunir mais de 8 mil pessoas em defesa do municipalismo brasileiro. O ponto de encontro dos catarinenses no evento será o estande da Federação dos Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) em conjunto com o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) e o Consórcio de Inovação da Gestão Pública (Ciga).
PEDRÃO E CORONEL MARCELO PONTES EM CHAPA PURA
Florianópolis – Com apoio do senador Esperidião Amin e da presidente municipal do Progressistas Florianópolis, Angela Amin, foram lançadas na noite da quinta-feira, 16, as pré-candidaturas a prefeito, Pedrão, e para vice-prefeito o ex-comandante geral da PM, Coronel Marcelo Pontes.
Como todos já sabiam o nome de Pedrão já era cogitado e muito bem falado pela cidade, a novidade é a presença do Coronel Marcelo Pontes na chapa pura. Pontes é conhecido pelos serviços realizados enquanto Comandante da Polícia Militar de Santa Catarina.
LIGAÇÃO ELÉTRICA PARA FOOD TRUCKS
Chapecó – Moção de apelo apresentada pelo vereador Cleber Fossá (MDB), e aprovada por unanimidade, solicita que a Prefeitura de Chapecó conduza os estudos necessários com celeridade, visando a identificar e a disponibilizar mais locais adequados para instalações de novos pontos de ligação de energia elétrica para os food trucks no município. O parlamentar argumenta que está sendo procurado frequentemente por empreendedores que trabalham com food trucks em Chapecó.
“A demora na definição de pontos de ligação tem impactado negativamente empreendedores, que aguardam ansiosamente pela definição para poderem darem continuidade ao trabalho de forma regular e em conformidade com a legislação vigente. Com certeza, é preciso a agilidade na definição dos novos locais, pois a resolução desta questão contribuirá para o fortalecimento do empreendedorismo local e para a geração de emprego e renda”, explicou o vereador Fossá.
Foto destaque: Divulgação