Acabou a “festa”: SC não é mais lugar de maconheiro e, criminoso não se cria, vai levar bala…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) sancionou na terça-feira, 16, o Projeto de Lei 475/2021 que institui a cobrança de multa pelo porte e uso de entorpecentes em ambientes públicos em Santa Catarina. O texto é de autoria do deputado estadual Jessé Lopes (PL) e foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no começo do mês.
Mello acertou mais uma, junto com sua equipe de governo, o Secretário Adjunto da Casa Civil, Marcelo Mendes e, alinhado com deputados estaduais tem melhorado cada vez mais a qualidade de vida dos catarinenses, um Projeto de Lei necessário que acaba com a “farra”.
Importante lembrar que a maconha é altamente benéfica em uso correto para a Medicina, fazendo parte de tratamentos de saúde importantes que a cada dia vem dado mais certo, porém, de forma ilícita, para colaborar com o tráfico de drogas e afundar ainda mais usuários na dependência química em Santa Catarina não vai mais funcionar, Jorginho Mello e o deputado Jessé Lopes estão de parabéns, é o fim de vadio e vagabundo de se drogando em ambientes públicos.
“Essa sanção significa proteção à família. Que a sociedade possa ficar cada vez mais longe de droga e algo que destrua a família. Nós defendemos a vida, a saúde das pessoas e a integridade. Por isso que quem portar droga, entorpecentes em Santa Catarina será multado”, afirmou o governador Jorginho Mello.
A multa, estipulada em um salário mínimo, será aplicada a quem for autuado por portar ou consumir drogas ilícitas em espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgão, instituição ou construção pública, incluindo vias públicas e parques. Do total arrecadado com as multas, 50% dos recursos serão aplicados no Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública, 25% ao Fundo Estadual Antidrogas e 25% para o Fundo Estadual da Saúde.
“A ideia que a gente deu no projeto de lei é que as denúncias sejam feitas por quem está incomodado com pessoas utilizando drogas na ruas e a polícia vai abordar, vai fazer o termo circunstanciado e vai fazer uma aplicação da multa no CPF da pessoa. Eu não tinha dúvidas de que o governador Jorginho Mello ia sancionar o projeto, tendo em vista que ele tem sido um grande guerreiro e um entusiasta dessas pautas”, Também na terça-feira, 16, na Acadepol, em Florianópolis, o governador Jorginho Mello (PL) anunciou investimentos para a Polícia Civil de Santa Catarina, que celebra 212 anos. Durante a comemoração, foram entregues 145 fuzis israelenses, 21 viaturas, 10 softwares operacionais desenvolvidos pela Gerência de Tecnologia da PCSC, 159 computadores de alto desempenho e 318 cintos táticos. Outro importante investimento anunciado foi a aquisição de 459 mil munições, a maior compra da história da Polícia Civil catarinense, o que soma R$ 2,6 milhões em investimentos.
O governador lembrou o destaque que a Polícia Civil de Santa Catarina vem tendo, sendo a que mais resolve crimes no país. “A Polícia Civil faz parte da Segurança Pública e tem desempenhado à altura, por isso estamos aqui hoje para entregar, promover e agradecer pessoas que já dedicaram 30, 35, 40 anos de polícia. Estamos gastando em inteligência, em armas, veículos, uma série de fuzis, numa série de equipamentos que vão dar condição ainda melhor para a Polícia Civil fazer o trabalho que faz”, afirmou.


MAURO DE NADAL É POR TODA SC

Santa Catarina – A intensa agenda como governador interino, por uma semana, foi valorizada pelo presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB) como uma conquista para várias comunidades catarinenses e para o Parlamento estadual. De Nadal participou de atos de entregas de ordens de serviços para diversas obras, fez contatos em Brasília em três ministérios e confirmou a destinação de recursos para ações determinadas pelas bancadas regionais da Alesc.
“Foi uma semana de muito trabalho e dedicação. Programada com o apoio de muitas lideranças e colaboradores, em todas as regiões e na Capital Federal. Tudo com a chancela do governador Jorginho Mello, que, ao proporcionar a interinidade do presidente da Assembleia no comando do Executivo fez uma homenagem aos 40 parlamentares. Confirmamos R$ 165 milhões para obras”, destacou Mauro De Nadal.


RICARDO GUIDI RECEBE O APOIO DO REPUBLICANOS

Criciúma – O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi, recebeu um reforço importante para o pleito eleitoral: o Republicanos, partido liderado pelo deputado federal Jorge Goetten, em Santa Catarina, e por Jefferson Monteiro, em Criciúma. A definição aconteceu na quarta-feira, 17 de julho.
O apoio do Republicanos é muito bem-vindo. Esta união fortalece nossa pré-candidatura e juntos construiremos uma Criciúma melhor”, afirmou Guidi.
Já o presidente municipal da sigla, Jefferson Monteiro, reforçou que a escolha foi pensada visando o melhor para a cidade. “Com muito diálogo, respeitando a orientação partidária e principalmente a opinião da nossa executiva municipal, tomamos a decisão que julgamos sensata e coerente. E assim, vamos apoiar a candidatura do Guidi”.
Também participaram do encontro Juca Mello, vice-presidente estadual do Republicanos, Bruno Mello, vice-presidente estadual do PL, e o ex-deputado federal e ex-secretário de saúde da cidade, Acélio Casagrande.


SAN E INVEST SC APRESENTAM SC PARA EMBAIXADOR DA ÍNDIA

Brasília – Em evento promovido pelo Imbrics (Fórum Internacional dos Municípios dos Países dos BRICS) na terça-feira (16) na Embaixada da Índia, a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco e o diretor de Atração de Investimentos da InvestSC Rodrigo Prisco apresentaram ao embaixador do país Suresh Reddy e a Embaixatriz Sneha Reddy, os potenciais do estado catarinense.
O evento teve como objetivo o “networking” entre estados, municípios e embaixada indiana, além de empresas estatais do país asiático. Representantes de bancos asiáticos estavam presentes, por exemplo.
A equipe da Embaixada também apresentou números importantes da Infraestrutura do país e como a Índia conseguiu o “boom” tecnológico nos últimos 10 anos.
Além da Invest SC, a secretária Vânia Franco estava acompanhada da secretária adjunta Lourdes Martini e do presidente da Fapesc, Fábio Pinto.
“Sempre que tivermos a oportunidade de apresentar nosso estado vamos fazer isso. Seja no lado econômico, tecnológico, de turismo. Santa Catarina pode ter investimentos em inúmeras áreas, porque podemos entregar serviços e produtos de qualidade em diversas áreas”.
Na apresentação aos indianos, foi mostrado que Santa Catarina é o Estado número 1 em startups e o maior produtor de carnes suína e aves do país.
Além de Santa Catarina, participaram do jantar representantes do Acre, Mato Grosso, Rondônia, Bahia e Paraíba.


FORÇAS DE SEGURANÇA DE SC COMPARTILHAM CONHECIMENTO TÉCNICO E ESTRATÉGICO COM A REPÚBLICA DOMINICANA

Brasília- Em reunião de aproximadamente cinco horas, os comandos das forças de segurança de Santa Catarina, a pedido do governador Jorginho Mello, e articulado pela secretária de Articulação Nacional Vânia Franco, apresentou aos comandantes da Força Nacional e Forças Armadas da República Dominicana estratégias e técnicas usadas para que Santa Catarina seja considerada a “melhor Segurança Pública” do país.
Os palestrantes do encontro foram o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina Aurélio José Pelozato, a perita-geral da Polícia Científica Andressa Fronza, o delegado Raphael Giordani, que representou o delegado-geral Ulisses Gabriel, e o tenente-coronel Túlio Tartari Zanin, que representou o coronel Fabiano Bastos, comandante do Corpo de Bombeiros.
Ainda participaram da reunião por Santa Catarina a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco, a adjunta da SAN, Lourdes Martini, e o chefe de gabinete do Comando da PM, Emerson Fernandes. Pela República Dominicana estiveram presentes o general Juan Guzmán, o diretor do Departamento de Investigações de Crimes de Alta Técnologia, Coronel Edgar Volques, o diretor de Cooperação e Relações Internacionais, coronel Roberto García, e o capitão de mar e guerra Abel Romero, que é o adido militar das Forças Armadas da República Dominicana, além do Conselheiro Rafael Trinidad, da Embaixada dominicana.


FÓRUM PARLAMENTAR CATARINENSE DEBATE OTIMIZAÇÃO DO CONTRATO DA CONCESSÃO DA BR-101

São José – No dia de amanhã, sexta-feira, 19 de julho, São José sediará um importante encontro para o futuro da mobilidade na Grande Florianópolis. O evento, organizado pelo Fórum Parlamentar Catarinense, reunirá líderes da Arteris Litoral Sul, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de deputados federais e senadores. O principal tema será a atualização do contrato de concessão da BR-101, incluindo possíveis obras de mobilidade.
A reunião, que começará às 15h no Hotel Favorita Golden, no bairro Serraria. O Fórum é coordenado pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB).
Durante o encontro, serão abordados os principais desafios da BR-101, incluindo o Contorno Viário de Florianópolis, uma obra iminente e vital para a região. Serão debatidas também futuras obras, como as necessárias para o Morro dos Cavalos, em Palhoça.
A atualização da BR-101 é um tema de grande relevância para a região, e o encontro busca alinhar esforços entre os diversos setores envolvidos, garantindo melhorias significativas na infraestrutura e na mobilidade urbana.


VAQUINHA DO VEREADOR CRYSLAN

São José – Em menos de 24 horas, a vaquinha online do vereador Cryslan atingiu mais de 210 doadores, tornando-se a vaquinha com o maior número de apoiadores em Santa Catarina.
O vereador, que atualmente é o 2º mais votado e mais jovem da legislatura, lançou a vaquinha na noite de ontem, quando também anunciou sua pré-candidatura a reeleição na cidade de São José e, em menos de 24 horas depois, atingiu esse recorde.
O valor arrecadado, atualmente em quase 15 mil reais, será utilizado para pagar os custos da campanha eleitoral.


CRICIÚMA, SEDE DA ADVOCACIA BRASILEIRA

Criciúma – Rafael Horn está de parabéns, esbanjando maestria conduz sua gestão com impecabilidade, CFOAB em boas mãos.
Pela primeira vez na história da OAB, as sedes do CFOAB e da OAB/SC foram transferidas simbolicamente para Criciúma na terça-feira (16). Cumprindo compromisso de interiorização da OAB Nacional, o presidente em exercício do CFOAB, Rafael Horn, esteve na Subseção, ao lado do também presidente em exercício da OAB/SC, Rafael Búrigo Serafim, para solenidade de entrega de credenciais, palestras e eventos, que aconteceram na sede da OAB Criciúma.
”Em Santa Catarina 62% da advocacia atua no interior e essa iniciativa demonstra o contínuo compromisso da OAB Nacional para além das capitais, para que advogados e advogadas se sintam, pertencentes, representados e ouvidos onde quer que estejam, reafirmando a importância da interiorização do Sistema OAB”, afirmou Horn.
“Simbolicamente, transferir a sede da Advocacia Nacional e Estadual para Criciúma pela primeira vez é um marco histórico e representa o compromisso da OAB/SC em descentralizar e aproximar nossas ações de todas as regiões do estado,” ressaltou o presidente interino da OAB/SC, Rafael Búrigo.


DUPLICAÇÃO DA SC-480 EM CHAPECÓ

Chapecó – O vereador de Chapecó, Cleber Fossá (MDB), apresentou moção de apoio ao pedido formulado pelo então deputado estadual, Cleiton Fossá (MDB), para que os recursos para a duplicação da SC-480 sejam incluídos na previsão orçamentária, do governo do Estado, já para 2025. Em sua justificativa, o vereador apresentou argumentos a respeito da necessidade de ter a previsão de duplicação no trecho entre o perímetro urbano de Chapecó e a divisa com o Rio Grande do Sul.
Primeiro, o vereador destacou que a SC-480 é mais do que uma simples rodovia, mas sim uma espinha dorsal que conecta diversos pontos estratégicos do município. “A rodovia SC-480, que liga Chapecó às cidades vizinhas de Nonoai e Erval Grande, no Rio Grande do Sul, é uma via de extrema importância econômica e social para Chapecó e região Oeste”, destacou Cleber Fossá. O parlamentar defende que a duplicação da SC-480 siga em pauta durante os próximos meses.
O documento apoia o pedido do então deputado para que o tema continue na discussão da lei orçamentária do Estado para o próximo ano com a previsão orçamentária para a duplicação da SC-480 e que o tema seja discutido junto à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). O secretário da SIE, Jerry Comper (MDB), já recebeu pedido para que a duplicação da SC-480 seja contemplada. Fossá listou uma série de pontos para sustentar a necessidade da obra.


Foto destaque: Jonatã Rocha / Secom