Alesc Itinerante em Chapecó aproxima o cidadão catarinense com o parlamento…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina concluiu no fim de tarde da quarta-feira (27) a quinta edição do Programa Alesc Itinerante, realizada em Chapecó. Ao final das atividades, o presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal (MDB), destacou o trabalho realizado pelo Parlamento catarinense nas comissões e nas sessões realizadas na terça-feira (26) e na quarta-feira (27).
Segundo Nadal, foram aprovadas 42 proposições legislativas, sem contar moções, indicações e requerimentos. Só durante as duas sessões ordinárias, mais de 20 entidades se manifestaram na tribuna do Alesc Itinerante. Também houve apresentações de entidades nas sete reuniões de comissões permanentes realizadas, além do encontro da Bancada do Oeste, que abriu o programa na terça-feira.
“Cumprimos com aquilo que a Assembleia Legislativa estava se propondo a fazer, ou seja, a aproximação com o cidadão catarinense, através de entidades e pessoas físicas, que conseguiram expor aos deputados aquilo que a região espera que a gente possa fazer para defender esses projetos junto ao governo federal e ao governo estadual”, afirmou Nadal. “ A edição de Chapecó foi muito exitosa e dará resultados positivos para a região Oeste.”
O presidente fez diversos agradecimentos às entidades, às lideranças regionais, às autoridades, à imprensa e aos cidadãos que participaram das atividades em Chapecó, além dos servidores da Alesc. Ele também destacou a participação da Bancada do Oeste, por meio de sua coordenadora, a deputada Luciane Carminatti (PT), na organização do Alesc Itinerante no Oeste do estado.
GOVERNADOR BUSCA SOLUÇÕES JUNTO À ANTT
Brasília – O governador Jorginho Mello (PL) se reuniu na quarta-feira, 27, com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, para discutir melhorias nas marginais da BR-101. Participaram ainda os secretários da Articulação Nacional, Vânia Franco, de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, do secretário adjunto da Infraestrutura Ricardo Grando, que participou por vídeo, e do senador catarinense Beto Martins.
GESTO EM FAVOR DE CHAPECÓ
Santa Catarina – Boatos e mentiras sobre Jasc e Parajasc tentaram desqualificar, atingir o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que com muita gentileza e generosidade fez um gesto em favor de Chapecó.
Chapecó não havia feito pedido regular para o JASC, nem manifestação do CED a respeito e por isso a indicação da sede do JASC passa a ser do Presidente da Fesporte, que o fez pensando na melhor logística e em prestigiar todas as regiões do estado, já que o Oeste fôra contemplado com o JASC 2024.
Após a declaração de presidente da Fesporte por Lages, surgiu uma série de pedidos por Chapecó e o governador Jorginho Mello decidiu acolher, após conversar com Carmem Zanotto e Freibergue, anunciou Chapecó em visita a cidade.
Infelizmente surgiu uma série de narrativas a respeito, bobagens, mentiras e rumores totalmente desnecessários e politiqueiros, buscando inclusive denegrir pessoas e o governo, totalmente desprovidas de fundamento. Elegante reconhecer o gesto do governador. Mello mais uma vez está de parabéns, conduzindo o governo com maestria e firmeza.
CONSUD SC FOI UM SUCESSO
Santa Catarina – A 12ª reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste foi encerrada neste sábado, 23, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Os governadores dos sete estados envolvidos divulgaram a Carta de Florianópolis, documento oficial fruto dos três dias de trabalho e discussão nas câmaras temáticas do evento. O texto traz medidas a serem tomadas e sugestões principalmente sobre as agendas de Segurança, Meio Ambiente e Reforma Tributária.
“O 12⁰ COSUD foi um sucesso aqui na nossa Capital. Discutimos sobre temas que nós estamos compartilhando, cada estado que tem um bom exemplo conversa com o outro. Nós representamos 56% do eleitorado brasileiro, por isso a gente tem que ser ouvido. É por isso que cada vez mais o COSUD se fortalece no sentido não de rivalizar, não de fazer disputa, mas para dizer que a gente é importante e nós temos condições de resolver as nossas questões com diálogo, com conversa e com colaboração mútua”, comemorou o governador, Jorginho Mello.
EMOÇÃO
Santa Catarina – A noite desta sexta-feira (22) foi marcada na Assembleia Legislativa pela homenagem à Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), que comemora 25 anos de atuação no mês que vem. Para marcar a data, o Parlamento realizou sessão especial, proposta pelo deputado Soratto (PL). No evento, realizado no Plenário Deputado Osni Régis, sob forte emoção, foram homenageados profissionais de saúde, famílias doadoras, transplantados e instituições envolvidas com a causa.
“Com coragem e generosidade, a SC Transplantes tem transformado vidas e dado esperança a milhares de pessoas. Os profissionais envolvidos são verdadeiros heróis cujas ações muitas vezes são silenciosas, muitas vezes responsáveis por milagres diários”, afirmou Soratto. “A doação é um ato de altruísmo puro. É um gesto que reflete o melhor da humanidade, que é a capacidade de olhar para o próximo, de estender a mão.”
CORREDOR ELÉTRICO CATARINENSE
Santa Catarina – O Governo do Estado e a Celesc anunciaram nesta o projeto de expansão do Corredor Elétrico Catarinense, com a meta de atingir 100 municípios com eletropostos e deixar todas as regiões do Estado com infraestrutura confiável para circulação de veículos elétricos e híbridos. O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), do presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, demais diretores da companhia, secretários de Estado, entre outras autoridades.
“Temos caminhado juntos em direção a um estado mais sustentável. Essa nova fase do Corredor Elétrico Catarinense é reflexo desse esforço coletivo. Estou confiante de que sua expansão irá impulsionar ainda mais a circulação de veículos elétricos em Santa Catarina, promovendo um desenvolvimento econômico que respeita o nosso meio ambiente e a nossa qualidade de vida”, ressaltou o governador Jorginho Mello durante o anúncio.
SELO OURO NO RADAR DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
Santa Catarina – O Governo do Estado melhorou o desempenho na avaliação 2024 do Radar da Transparência Pública, conquistando o Selo Ouro. O Executivo catarinense passou de um índice de transparência de 80,38% em 2023, para 91,15% neste ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), iniciativa coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
O Selo Ouro significa que de 100% dos critérios considerados essenciais pelo PNTP, o nível de transparência ficou entre 85% e 94%. No caso do Estado de Santa Catarina, o índice é de 91,15%, próximo da conquista do Selo Diamante. Ano passado, o Estado recebeu o Selo Prata. Entre os critérios avaliados estão a transparência de receitas, despesas, emendas parlamentares, diárias de servidores, entre outros.
PACTO BRASIL PELA INTEGRIDADE EMPRESARIAL
Santa Catarina – Ao assinar, no início do mês de novembro, o Termo de Compromisso de Apoiador Institucional, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) passou a ser o primeiro tribunal de contas estadual do país a integrar o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, que já conta com 14 apoiadores institucionais e 232 empresas. A iniciativa visa a promover a integridade no setor privado, estimulando o desenvolvimento de uma cultura organizacional contra a corrupção e a favor de questões socialmente relevantes.
“As medidas que viemos adotando nos últimos anos e que têm transformado o TCE catarinense num tribunal de governança pública, de preocupação com as pessoas e com as políticas que ao final são desenvolvidas para atendê-las, estão alinhadas com o compromisso que assinamos”, disse o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus João De Nadal.
PRIORIDADE
Brasília – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reafirmou compromisso de o Senado votar a regulamentação da reforma tributária ainda em 2024. Segundo ele, o projeto de lei ( PL 68/2024 ) é prioridade da Casa, juntamente com o pacote sobre corte de gastos federais anunciado esta semana pelo governo. A informação foi dada em entrevista coletiva de Pacheco, após a reunião de líderes nesta quinta-feira (28).
DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL EM CHAPECÓ
Chapecó – Os vereadores de Chapecó, Valdemir Stobe (PSD) e Cleber Fossá (MDB), apresentaram moção de apelo solicitando estudo técnico e de viabilidade para a possível abertura de uma Delegacia da Receita Federal no município de Chapecó. O documento foi aprovado de maneira unânime e será enviado para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), aos deputados estaduais que formam a Bancada do Oeste e ao prefeito João Rodrigues (PSD).
A solicitação dos vereadores é para que todos eles realizem pedidos junto aos órgãos federais para viabilizar o pedido. Os parlamentares ressaltaram que, atualmente, Santa Catarina conta com somente quatro Delegacias da Receita Federal, sendo uma delas em Joaçaba. O pedido é para que seja criada uma nova Delegacia, em Chapecó, contemplando de forma mais prática o município e, consequentemente, toda a região Oeste e Extremo Oeste do Estado catarinense.
ESQUERDA NO PODER
Internacional – O esquerdista Yamandú Orsi venceu a eleição presidencial do Uruguai, com 49,3% dos votos. Com 87% dos votos contados.
O conservador Álvaro Delgado teve 46,4% dos votos. “Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados”, disse ele ao reconhecer a derrota. “Hoje, podemos parabenizar aquele que venceu por ter a preferência [do povo uruguaio], e vamos fazer isso com sinceridade.”
A campanha de Orsi foi apoiada pelo ex-presidente José Mujica. O candidato da esquerda já trabalhou como professor de história e foi governador de uma das regiões do Uruguai. Já Delgado é aliado do atual presidente, Luis Lacalle Pou. Veterinário, ele atuou como secretário da Presidência.
DESTAQUE
Santa Catarina – Com apenas 1,4% da população vivendo em favelas, Santa Catarina se destaca como o terceiro estado brasileiro com menor proporção de moradores em áreas de ocupação irregular, atrás apenas de Mato Grosso do Sul e Goiás.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam a qualidade de vida e o compromisso com o desenvolvimento urbano no estado.
DANDO VOZ E OUVINDO AS DEMANDAS
Santa Catarina – Recebido pelo presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB) na última edição do Alesc Itinerante sediada na cidade de Chapecó, o ex-candidato a prefeito pela cidade de Caçador, Márcio JF (MDB) aproveitou para parabenizar Nadal pela gestão à frente do parlamento catarinense com muito diálogo e construindo bons resultados junto ao governo do estado. Aproveitou também para entregar algumas demandas de Caçador e região, uma delas as dificuldades dos pacientes oncológicos na retirada de medicamentos em Joaçaba no Hospital Hust.
A pauta da conversa também resultou no futuro do partido MDB/SC, eleições de 2026 e o desenvolvimento do estado de Santa Catarina, um estado com menos impostos, menos burocrático e que entregue serviços de qualidade aos Catarinenses.
SELO DIAMANTE EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
Criciúma – Criciúma conquistou Selo Diamante de eficiência em transparência pública no Radar Nacional de Transparência Pública, realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O município foi o único de Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes, a atingir o nível máximo no levantamento, com índice de transparência de 95,3%. O resultado foi divulgado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), realizado em Foz do Iguaçu (PR).
SC NO WORLD SCIENCE FORUM
Internacional – O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, participou do World Science Forum, em Budapeste. O evento aconteceu entre os dias 20 a 23 deste mês com o tema “A interface da ciência e política em época de transformações globais” (The Science and Policy Interface at the Time of Global Transformations), em Budapeste, na Hungria, e contou com a participação do secretário de Estado Marcelo Fett.
Fett participou do painel “Levando adiante os resultados da cúpula do futuro” (Taking Forward the Results of the Summit of the Future) e falou sobre como inovação e tecnologia podem auxiliar na solução dos desafios do século 21, além de apresentar as políticas do Governo do Estado para o setor e como Santa Catarina tem se destacado nacionalmente em índices de desenvolvimento econômico e social. Na oportunidade, o secretário falou sobre projetos do governador Jorginho Mello (PL), como o Universidade Gratuita, e ao final apresentou um vídeo institucional do Governo do Estado apresentando Santa Catarina para o mundo.
REPUBLICANOS SC
Santa Catarina – O presidente estadual do Republicanos em Santa Catarina, deputado federal Jorge Goetten, destitui as atuais executivas municipais do partido. O objetivo é reestruturar as bases com lideranças alinhadas ao projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL), fortalecendo a parceria do Republicanos com o governo estadual.
Segundo Jorge Goetten, muitas executivas serão mantidas. “O governador Jorginho vem realizando um trabalho de entrega e digno de nossa confiança, honrando os compromissos que assumiu. É um governo que merece o apoio do Republicanos e de Santa Catarina”, afirma o presidente estadual, destacando que o Republicanos é o primeiro partido a declarar oficialmente seu apoio incondicional à reeleição de Mello.
NACIONAL
Brasil – A reestruturação das executivas também visa consolidar uma nominata robusta de pré-candidatos a deputado nas eleições de 2026. A meta é eleger pelo menos de quatro a cinco deputados estaduais e de dois a três deputados federais, reforçando a representatividade do partido no estado e em Brasília. “Vamos ter candidatos em todas as regiões de Santa Catarina”, frisou o presidente.
PROJETO DESBUROCRATIZA AGRO SC
Santa Catarina – A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) lançou o Projeto Desburocratiza Agro SC com o objetivo de facilitar a vida do produtor rural, reduzindo deslocamentos, diminuindo a quantidade de papelada e simplificando os trâmites administrativos. Uma das principais metas é a simplificação de Normas Legais, nesse sentido a SAR revogou 198 portarias, que estavam obsoletas. Outra medida é o aplicativo Agricultura SC, que deverá ser lançado em dezembro.
O Projeto Desburocratiza Agro SC, lançado pela SAR, visa simplificar processos e diminuir a burocracia para os agricultores, tornando mais ágil o acesso aos serviços, licenças, recursos, regularização e emissão de documentos. A SAR defende a implementação de plataformas de acesso às informações menos burocráticas, possibilitando agilidade e menos deslocamento aos órgãos públicos.
SEBRAE IMPULSIONA PRODUTIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Brasil – A participação efetiva dos pequenos negócios articulada pelo Sebrae no Programa Brasil Mais Produtivo, do governo federal, foi destaque na apresentação do presidente do Sebrae Décio Lima no painel sobre fomento à neoindustrialização durante o Encontro Nacional da Indústria 2024, em Brasília, na quarta-feira (27).
O objetivo do programa Brasil Mais Produtivo para os pequenos negócios é promover a inclusão socioeconômica, o desenvolvimento sustentável, a inovação e competitividade no setor.
Foto destaque: Divulgação