Jovem empresário é promessa…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Chapecó – O vereador da cidade Chapecó, Nivaldo da Viagens Chapecó fechou sua campanha em alto estilo e com muita votação, na presença de vários nomes de peso entre eles do prefeito reeleito na capital do grande oeste – Chapecó, João Rodrigues, família, amigos, companheiros, aliados, foi empossado oficialmente vereador. Meta alcançada que envolveu vários profissionais e parceiros, Nivaldo é mais um nome que vai trabalhar pela cidade. Jovem e empresário no ramo de transporte e turismo, Nivaldo tem experiência que a caminhada da vida lhe proporcionou, é cara nova dentro Câmara Municipal de Chapecó, renovação e trabalho honesto.
ESTAÇÃO VERÃO SC: O MELHOR VERÃO DO BRASIL
Santa Catarina – Com a atração de milhões de turistas para o litoral de Santa Catarina, em especial nas cidades de Balneário Camboriú e Florianópolis, SC se destaca mais uma vez pela segurança garantida aos catarinenses e turistas que escolheram o Estado para a virada do ano. Na manhã desta sexta-feira, 3, o governador Jorginho Mello (PL) caminhou pela praia de Jurerê, em Florianópolis, para ver de perto o trabalho dos policiais e bombeiros que reforçam a segurança nesse período da Estação Verão.
“É o resultado de muito trabalho. Santa Catarina teve o Réveillon mais seguro do Brasil na entrada do ano de 2025. Quero dar os parabéns para todos nossos policiais e bombeiros, que tanto trabalharam para mais uma vez colocar nosso Estado nesse destaque nacional”, afirmou Mello, que foi acompanhado pelo prefeito Topázio Neto na agenda.
Ainda nesta sexta-feira, Jorginho Mello visitou a orla da cidade de Itapema. Ele percorreu o calçadão e as areias cumprimentando a população e ouvindo os banhistas e comerciantes da área.
“O dia hoje está maravilhoso, e tem muita gente nas nossas praias. A gente fica feliz porque o comerciante fica feliz, o supermercado, restaurante. E nós vamos receber mais de 3 milhões de pessoas esse ano no litoral de Santa Catarina. Os aeroportos estão cheios, você olha pra praia vê as famílias felizes, animadas. Então eu vim aqui abraçar as pessoas, desejar um 2025 cheio de saúde pra todos”, disse o governador Jorginho Mello em Itapema.
CIDADE AZUL JÁ TEM NOVO PREFEITO
Tubarão – A Cidade Azul já tem novo prefeito. Tomou posse na quarta-feira (1º) Estêner Soratto (PL), novo chefe do executivo municipal, em solenidade realizada no teatro da Arena Multiuso que leva o nome de seu pai.
Os ritos começaram ainda no final da tarde, quando foi realizada a missa de Ação de Graças na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Humaitá, celebrada pelo bispo de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin. Logo depois, já na Arena, aconteceu a sessão solene de posse, iniciada com os vereadores eleitos que, por sua vez, empossaram o novo prefeito e seu vice, Denis Matiola (PSD).
BLUMENAU CONTINUA PROSPERANDO
Blumenau – O delegado e ex-deputado estadual Egidio Ferrari (PL) é oficialmente o novo prefeito de Blumenau. Ao lado da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB), ele tomou posse no fim da tarde da quarta-feira, dia 1º de janeiro, em cerimônia realizada no Teatro Carlos Gomes. O evento reuniu autoridades locais, além dos novos vereadores que também assumiram oficialmente os respectivos cargos.
TOPÁZIO NO TOPO
Florianópolis – A posse do prefeito eleito Topázio Neto (PSD), de Florianópolis, lotou os corredores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na quarta-feira, 1 de janeiro. Topázio foi eleito com votação recorde: 58,49% no primeiro turno. Também tomaram posse a vice-prefeita, Maryanne Mattos (PL), e os 23 vereadores eleitos de Florianópolis.
CIÚMES NO PSD-SC GERA DESGASTES
Santa Catarina – Segundo fontes, o PSD de Santa Catarina vem gerenciando um conflito interno grandioso e duradouro, bem antes das Eleições Municipais que aconteceram em 2024, alguns integrantes ainda da direção do partido vem discordando da relação entre o prefeito da capital – Florianópolis, Topázio Neto com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello do maior partido do Estado, o Partido Liberal. O que afirmam contatos próximos de Eron Giordani presidente do partido, é que Topázio por sua proximidade e amizade com Mello na questão do tempo se filiará ao Partido Liberal Catarinense, “atrapalhando” os projetos do PSD-SC que demonstram com veemência que querem disputar o governo do SC candidatando o atual prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Segundo fontes esse conflito já vem acontecendo desde a rixa entre Carlos Eduardo Mamute e Eron Giordani, daí em diante a situação agravou, preocupando alguns prefeitos que ouviram promessas da direção do partido e que provavelmente não serão cumpridas.
Importante lembrar que todo esse conflito não afeta 100% o partido, outra parte do PSD-SC está equilibrada e tranquila, principalmente da região carbonífera liderada pelo experiente deputado estadual Julio Garcia, com total independência do que pode vir acontecer dão sequência somente em conselhos, até porque fontes afirmam que Garcia e Mello tem um bom alinhamento.
Caso Topázio ingresse no Partido Liberal de Santa Catarina e seja vice de Mello nas próximas Eleições de 2026 o projeto do PSD-SC para estado deixa ainda mais claro que João Rodrigues tentará o Senado Federal ainda com apoio de nomes fortíssimos como o do governador Jorginho Mello e do presidente Jair Bolsonaro.
PODER EXECUTIVO IÇARENSE
Içara – Foi na sede do poder legislativo içarense que Dalvania Cardoso (PL) e Alex Michels (PSD) tomaram posse, como prefeita e vice-prefeito da cidade, na noite da (quarta-feira, 1. Eles receberam o aval de mais de 78% da população, no último pleito municipal, para assumirem os cargos.
Já em um segundo momento, no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti, Dalvania e Michels foram recebidos pelo ex-vice-prefeito Jandir Sorato (PP), autoridades, servidores e munícipes. Até o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), fez questão de se fazer presente. Ele enviou um recado lido pela mestre de cerimonia durante a solenidade.
O chefe do poder executivo catarinense demonstrou a satisfação por saber que Içara, uma cidade tão relevante para o estado, seguirá conduzida pelos mesmos valores do Partido Liberal – Deus, pátria, família, trabalho e liberdade – e ainda reafirmou seu apoio à prefeita reeleita. “Pela tua liderança e capacidade de transformar vidas e desenvolver ainda mais a nossa Içara, conte sempre com o meu respeitoso apoio no cumprimento dessa honrosa missão”, acrescentou o governador Jorginho Mello (PL).
PORTO DE ITAJAÍ
Itajaí – O advogado João Paulo Tavares foi indicado pelo ex-deputado federal da região e ex-superintendente do Porto, Décio Lima com apoio do governo federal para iniciar o processo de diálogo com a cidade para a solução do Porto de Itajaí. A reunião ocorreu nesse domingo em Itajaí.
Nessa semana, João Paulo Tavares estará em Brasília para participar da reunião no Palácio do Planalto, na próxima terça-feira e dialogará com o Ministério dos Portos às condições de construção da solução para o Porto de Itajaí e a sua possível federalização.
VEREADORES DA CAPITAL
Florianópolis – Os vinte e três vereadores de Florianópolis, o prefeito Topázio Neto (PSD) e a vice-prefeita, Maryanne Mattos (PL), tomaram posse durante a Sessão Solene ocorrida na quarta-feira (01). Realizada na Assembleia Legislativa, a cerimônia começou pouco mais das 19 horas, e contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), além de autoridades e familiares.
A Sessão foi presidida pelo vereador Renato Geske, por ser o vereador com idade mais avançada da 20ª Legislatura de Florianópolis, conforme rege a Lei Orgânica do Município para instalação da Legislatura. O rito foi seguido com o juramento e o compromisso de cada vereadora e vereador eleitos, em assinatura do termo de posse. Na sequência, foi realizada a posse do Prefeito Topázio e da vice-prefeita Maryanne para o período correspondente de 1º janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.
VEREADORES DE BLUMENAU
Blumenau – A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na tarde da quarta-feira (1), no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes, a solenidade de instalação da legislatura 2025-2028, compromisso e posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em Blumenau.
O vereador Bruno Cunha (Cidadania), mais votado no pleito de 2024, presidiu a mesa dos trabalhos conforme determina o Regimento Interno da Câmara. O vereador Almir Vieira (Progressistas), segundo mais votado, secretariou os trabalhos. Também ocuparam a mesa o prefeito Mário Hildebrandt (PL), a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB) e o prefeito eleito Egídio Ferrari (PL), entre outras autoridades.
CONTINUIDADE DOS TRABALHOS EM CRICIÚMA
Criciúma – O primeiro dia do ano foi marcado pela posse do novo prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), e do vice-prefeito Salésio Lima (PSD), para o mandato de 2025-2028. O ato aconteceu em Sessão Solene da Câmara Municipal de Criciúma, realizada no Teatro Elias Angeloni na tarde da quarta-feira (1°). Espíndola recebeu a faixa de prefeito das mãos do ex-prefeito Clésio Salvaro (PSD), representando a transmissão do cargo ao sucessor. A solenidade contou com a presença de autoridades, lideranças e sociedade civil.
MATSON CÉ É REELEITO
São José – Na Sessão Solene de instalação e posse dos vereadores de São José, tomaram posse 19 vereadores, prefeito e vice, ocorrido na quarta-feira (1° de janeiro), ficou definida a nova Mesa Diretora para o biênio.
Por unanimidade dos votos dos parlamentares, o vereador Matson Cé foi reeleito presidente da Câmara Municipal de São José.
O vice-presidente será o vereador Edilson Vieira, o 1° secretário será o vereador Adair Tessari e o 2° secretário o vereador Constâncio Neto.
CONFLITO NO MDB DO GRANDE OESTE
Chapecó – O primeiro suplente de vereador do MDB de Chapecó com 1.185 voto, Eduardo Macieski, se manifestou contra a condução do partido pela liderança de Cleiton Fossá e Cleber Fossá. Ele expressa sua insatisfação com os rumos do MDB na cidade e pontua que a família Fossá age como “donos do partido”, o que, segundo ele, está enfraquecendo o partido e pode levar à sua decadência política em Chapecó.
Para os jornalistas do Hora Política, Macieski destacou que o MDB, historicamente elegia dois ou mais vereadores, está perdendo força sob essa gestão. Ele também aponta que a exclusão de nomes importantes como Colatto, Sorgatto, Mantelli e Derli Maier, além do afastamento de outras lideranças que não concordam com a atual condução do partido, está comprometendo o futuro do “15” na cidade.
Cleber Fossá, o único vereador eleito pelo MDB, não cumpriu um acordo interno de assumir uma secretaria para abrir espaço aos suplentes, optando por permanecer na Câmara. Além disso, indicou seu irmão, Cleiton Fossá, para ocupar um cargo estratégico, uma atitude que, para Macieski, fere os princípios morais e éticos do partido. Cleiton Fossá, vale lembrar, foi autor do Projeto de Lei nº 23/17, que visava acabar com o nepotismo cruzado em Chapecó, mas que não foi aprovado. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas aqui:
Outro ponto destacado por Macieski é que a atual liderança do MDB tentou formar uma coligação com o PT nas eleições municipais de 2024. Essa aliança só não foi concretizada devido à interferência dos deputados estaduais, que pediram para que o partido se alinhasse ao PSD. Para ele, essa tentativa de aliança foi mais um sinal do descompasso entre a liderança local e os valores do MDB.
Desde os tempos do governador Luiz Henrique da Silveira, Macieski é filiado ao MDB e sempre trabalhou pelo fortalecimento do partido. Ele lembra que abriu mão da suplência para que outros suplentes tivessem oportunidade de assumir: “(…) por duas vezes abri mão da presidência da Juventude do MDB, em 2024, inclusive, para dar lugar a novos nomes que essencialmente seriam candidatos nas Eleições Municipais, fato que não aconteceu, pois os nomes indicados não foram às urnas (…)”. Mesmo assim, relata que foi ignorado pela liderança após as eleições de 2024 e que não foi convidado para reuniões ou decisões do partido, o que considera um desrespeito não apenas a ele, mas também aos eleitores que confiaram em seu trabalho.
Para Eduardo Macieski, Chapecó merece um MDB forte, ético e comprometido com os interesses da população. Ele se manifesta contra as práticas adotadas pela liderança atual e reforça seu compromisso com a transparência e a democracia. “Meu compromisso é com Chapecó, com os eleitores e com os valores que fizeram do MDB um grande partido. “- Não vou me calar diante de injustiças. Chapecó merece mais, merece respeito e ética.”
Foto destaque: Divulgação