Minha Opinião | João Cobalchini


INTEGRAÇÃO LEGISLATIVA: UM NOVO CAMINHO PARA O MUNICIPALISMO!
Por João Cobalchini,
Presidente da Câmara de Florianópolis

No último dia 31 de março, realizei um encontro com a atual presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, a fim de fortalecermos ainda mais nossa visão municipalista. Uma aproximação institucional que representa um passo importante rumo à valorização e à integração dos Legislativos dos 295 municípios de Santa Catarina.
Em um tempo em que os desafios se tornam cada vez mais complexos e intermunicipais, a união das Câmaras é essencial para uma atuação pública mais eficiente e colaborativa.
Vamos ampliar a presença da UVESC na Grande Florianópolis — inclusive com a instalação de um espaço físico dentro da Câmara da Capital. Precisamos expandir nosso olhar para as necessidades do cidadão, que muitas vezes trabalha em um município, mora e passa férias em outro.
Quando colocamos os Legislativos para conversarem, ampliamos não só a cooperação da gestão interna, mas fortalecemos políticas públicas municipalistas. Não se trata apenas de dar voz às Câmaras, mas de criar uma rede de suporte, formação e articulação entre vereadores e servidores de toda a região.
Como agente público comprometido com o futuro de Santa Catarina, sinto-me no dever de colaborar com este novo momento da UVESC. Por que não articularmos mais fóruns regionais periódicos, reunimos vereadores, prefeitos, representantes do Executivo estadual e da sociedade civil? Que tal um programa contínuo de capacitação técnica e política, voltado ao fortalecimento da atuação parlamentar em temas-chave como habitação, mobilidade e saúde?
É hora de mobilizar as câmaras legislativas para pensarem e atuarem em conjunto: de transformar boas intenções em pactos regionais; de fazer com que a política local dialogue com os anseios reais da população.
A união das Câmaras é o ponto de partida para o genuíno protagonismo municipal. Santa Catarina já demonstrou que tem muitas lideranças que enxergam isto e que trabalham na construção de soluções regionais. Por isso, quero somar-me nesta bandeira, dando voz ampla e conjunta ao municipalismo, garantindo um impacto positivo na vida do cidadão catarinense.


Foto: Divulgação