Entrevista | Gerri Consoli

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial


Esse período que assumi a cadeira como Deputado Estadual, o balanço é bastante positivo, o meu trabalho foi muito propositivo. Assumi a cadeira com projetos prontos, com um cronograma de trabalho bem organizado que me possibilitou fazer muitas entregas para Santa Catarina, para o Alto Vale e para o Rio do Sul. Com exclusividade, Gerri Consoli, Deputado e Empresário em Santa Catarina, concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Plinio Ritter.

Plinio Ritter: Qual o balanço que o senhor faz de resultados neste período de interinidade?

Gerri Consoli: Esse período que assumi a cadeira como Deputado Estadual, o balanço é bastante positivo, o meu trabalho foi muito propositivo. Assumi a cadeira com projetos prontos, com um cronograma de trabalho bem organizado que me possibilitou fazer muitas entregas para Santa Catarina, para o Alto Vale e para o Rio do Sul. Por chegarmos de uma forma organizada, conseguimos um bom trânsito tanto no partido a nível estadual como dentro da própria ALESC. Fui muito bem recebido, consegui fazer um trabalho de equilíbrio com todos os deputados, participei ativamente de votações importantes e mais do que a votação, participei ativamente na construção dos projetos, sempre buscando o entendimento de todos e contribuindo para ajudar o governo e o estado de Santa Catarina.

Ritter: Você fez parte de quais comissões e quais bandeiras foram defendidas?

Consoli: Fiz parte da comissão de turismo e meio ambiente, fiz parte da comissão de defesa do direito do idoso, da comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, da comissão de pesca e agricultura, também participei por substituição a outros deputados da CCJ, da comissão de finanças e da comissão de agricultura.
Dentro das comissões permanentes que fui membro, meu requerimento trouxe para o alto vale, para a cidade de Rio do Sul, a audiência pública no dia 22 de junho, que deu a oportunidade de retirarmos da gaveta os projetos de mitigação de cheias que há muito tempo estavam parados, conseguimos evoluir com as licitações para a limpeza e manutenção das barragens, conseguimos encaminhar junto com o governo do estado para dar andamento ao compromisso com os indígenas para que eles não se oponham e não venham a gerar nenhum imprevisto para o projeto de manutenção da barragem de José Boitex. Também conseguimos junto ao governo do estado que empenhasse as obras, a construção das três micro barragens, canal extravasor de salto pilão no PAC 3 e ainda fui o proponente que desenvolveu o projeto de limpeza e reurbanização aqui de toda a parte do rio em Rio do Sul e municípios vizinhos. Ainda na comissão de defesa do direito do idoso fui o proponente da grande audiência pública que tratou e deu início ao trabalho para nós acabarmos com os empréstimos consignados fraudulentos. Na comissão de defesa e do direito da pessoa com deficiência pude fazer encaminhamentos e pude votar e aprovar diversos projetos de lei, como por exemplo, a regulamentação da equoterapia como política de saúde a nível de estado e diversos outros projetos que foram aprovados nesse meu período.

Ritter: A pauta da manutenção das barragens teve muita relevância para a região do Alto Vale. Como você trabalhou essa demanda de ordem prática?

Consoli: Desenvolvi um estudo da relevância desse projeto e aonde estava parado cada etapa. Criei um plano de trabalho de como dar celeridade e resolver e deixar os devidos encaminhamentos nesse meu período. Quando eu assumi a cadeira, imediatamente eu fiz um requerimento para a comissão de turismo e ambiente provocando a audiência pública que era necessária para gerar o grande debate, a partir desse debate eu fiz os encaminhamentos junto ao governo do estado e junto a todos os órgãos que tenham envolvimento direto com isso. Fizemos um plano de trabalho, colocamos em prática, daqui por diante nós estaremos monitorando e acompanhando para que isso não perca a celeridade e não deixe de serem executadas as obras. Foi com planejamento, com uma visão de resolver e de dar encaminhamento às licitações, principalmente de manutenção das barragens, tudo que acontecesse dentro do prazo que eu estaria na assembleia e que fosse sinérgico com todas as regiões aqui dos vales, o vale passou a trabalhar em unidade compreendendo que o conjunto de obras é que vai trazer o resultado. Foi um estudo bastante amplo, um plano de trabalho bastante arrojado e assertivo que colocamos em prática e vamos dar continuidade.

Ritter: O senhor obteve também algumas conquistas para sua região relacionadas à pauta da Saúde para Rio do Sul e todo o Alto Vale, quais conquistas foram estas?

Consoli: A conquista mais importante foi a mobilização, a mobilização para resolver as demandas da saúde. Trabalhei efetivamente e conseguimos desenrolar todos os trâmites para que os pacientes de saúde mental recebessem a internação, pacientes de caso grave estavam sendo mantidos em tratamento nas suas residências e isso não é adequado. Consegui criar uma força de trabalho sinérgica com todos os hospitais da região, tendo um hospital que será a porta de entrada e os outros hospitais serão os destinos desses pacientes. Trabalhei para que o EMOSC retornasse a coleta de sangue para o alto vale e será instalada e o crescimento da coleta se dará por demanda, então essa estrutura será reinstalada nas dependências do Hospital Samária. Ainda junto com a secretária de estado de saúde, hoje, Carmen Zanotto, trabalhamos para que a cirurgia de alta complexidade de orto e endo vascular efetivamente começassem a ser executadas, primeiro zerando fila para gerar uma produção e depois tornando -se permanente. Uma articulação para que nós não perdêssemos a oportunidade de garantir o tratamento adequado para os pacientes de câncer do Alto Vale quando nós falamos de radioterapia. As coisas estavam acontecendo, tudo girando ao nosso redor e efetivamente não se estavam concluindo os encaminhamentos, me informei sobre e tomei conta disso, num ato de celeridade ousadia garantir que as coisas se encaminhassem para que a radioterapia fosse uma realidade no Alto Vale do Itajaí.
Articulamos e contribuímos para a manutenção do Hospital Samaria, garantindo as atividades daqui para frente com um plano de trabalho onde nós vamos fazer com que esse hospital, atenda cada vez mais os cidadãos de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí. Contribuindo através da LDO, que foi minha emenda, que vai colocar a nível de estado como prioridade o repasse de verba para a construção da policlínica de Rio do Sul, que vai atender toda a região em baixa e média complexidade.
Além de diversos outros encaminhamentos importantes para saúde. Vamos ajudar toda Rio do Sul e vamos ajudar todo o Alto Vale do Itajaí

Ritter: Qual legado o senhor deixa desse período?

Consoli: A mensagem é, quando você tem um projeto verdadeiro, que você tem um propósito de resolver, é possível executar. O legado é a mensagem que eu deixo para a população de Rio do Sul, do Alto Vale e para o estado de Santa Catarina é que existem pessoas boas, homens e mulheres, que têm um propósito de ajudar outras pessoas, que se envolvendo na boa política, conseguem trazer resultados efetivos, indiferente se o espaço de tempo seja curto ou longo no mandato.
Estudar, planejar, construir um propósito e executar dá certo!

Foto: Divulgação