Ricardo Guidi é a força em Criciúma…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Criciúma – Com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) em Criciúma na quinta-feira (4), Ricardo Guidi confirmou sua saída do PSD e assinou sua filiação ao PL, partido pelo qual deve concorrer a eleição municipal deste ano.
Com prazer e estima pelos munícipes de Criciúma, Guidi atualmente é o mais lembrado nas pesquisas e o mais aceito pelos criciumenses.
Com apoio da população, de diversos deputados estaduais, federais, vereadores, lideranças, além do governador de Santa Catarina, Ricardo entra na disputa levando também a carga positiva do pai, o ex-prefeito da cidade e muito querido por todos, Sr. Altair Guidi (In memoriam).


EM CHAPECÓ PL LOTA A CASA

Chapecó – Com a presença do governador Jorginho Mello, da Vice-governadora Marilisa Boehm, do Senador Jorge Seif, dos deputados federais Caroline de Toni, Daniela Reinehr e Zé Trovão, dos deputados estaduais Edilson Massocco e Maurício Eskudlark, e do Secretário da Agricultura, Valdir Colatto, o evento do PL – Chapecó reuniu pré-candidatos a prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresariais, além de apoiadores e entusiastas da direita raiz. O evento também serviu para marcar o novo momento do PL, mostrando a força política do partido em Chapecó e em toda a região.
O presidente municipal da sigla, Leandro Sorgatto, disse estar feliz por receber o governador com a casa cheia e entregar a primeira etapa da missão que recebeu de organizar o partido para o pleito de outubro, onde foram apresentados mais de 30 pré-candidatos a vereador para a nominata de Chapecó que terá chapa cheia, será diversificada por segmento e contará com nomes fortes e competitivos.


MDB FAZ 200 NOVAS FILIAÇÕES

Jaraguá do Sul – A janela partidária reforçou ainda mais o MDB em Jaraguá do Sul. De três, o partido pulou para cinco cadeiras na Câmara de Vereadores (45% das 11). E na noite de sexta-feira (5), mais 200 novas filiações foram abonadas pelo presidente municipal da sigla, deputado estadual Antídio Lunelli, pelo prefeito Jair Franzner, e pelo presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini.


MDB NA CAPITAL

Florianópolis – Em um movimento estratégico para revitalizar sua presença no cenário político da capital catarinense, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Florianópolis está pronto para as eleições de 2024.
O ato de filiações no Lira Tênis Clube simbolizou mais do que um encontro de membros e simpatizantes; foi um testemunho do renascimento do MDB em Florianópolis e do comprometimento de suas lideranças com o futuro político da cidade, contando com nomes de peso como o vereador João Cobalchini, o vereador Jeferson Backer, além do ex-vereador Marquinhos, dentre outros nomes.


NOVO EM SANTA CATARINA

Santa Catarina – Mais de 700 pessoas participaram do 5° Encontro Estadual do Novo Santa Catarina, em Blumenau. Durante o evento, a sigla deu um passo significativo rumo às eleições municipais de 2024 ao apresentar oficialmente mais de 350 pré-candidatos a prefeitos e vereadores(as).
Segundo o presidente estadual do Novo, Khalil Zattar, na última eleição municipal a sigla teve candidatos em apenas seis municípios e agora estará em quase 40. Em 2024, o Partido NOVO atingiu a marca de 50 mil filiados, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


TUBARÃO NA CAPITAL CATARINENSE DO TURISMO FERROVIÁRIO

Tubarão – O Deputado Estadual Estêner Soratto (PL) apresentou, na terça-feira (2), um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com o objetivo de transformar Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário. A proposta visa fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região, aproveitando o potencial histórico e cultural ligado à ferrovia.
O Passeio Turístico Ferroviário Trem da História, realizado em máquina a vapor, revigora a história e impulsiona o turismo regional, beneficiando mais de trinta municípios. O reconhecimento de Tubarão como Capital Catarinense do Turismo Ferroviário potencializará ainda mais esse setor, destacando-o nacionalmente.
Soratto acredita que a aprovação do projeto é fundamental para valorizar a história e atrair mais visitantes para a região.


VEREADOR NILTON DE CAMPOS E MAYQUINHO MAURÍCIO SE FILIAM AO PL

Tubarão – Na reta final da janela partidária, o PL reforçou seu time com duas novas filiações. Na quarta-feira (3), assinaram ficha de filiação o Vereador Nilton Campos e o empresário Mayquinho Maurício. As fichas foram abonadas pelo Presidente Estadual da sigla, o Governador Jorginho Mello, e pelo Presidente do PL de Tubarão, o Deputado Estadual Estêner Soratto.


PAULA ANACLETO SE FILIA AO PL

Tubarão – Atuante na política de Tubarão há muitos anos, a administradora Paula Anacleto assinou ficha de filiação no PL e é pré-candidata a Vereadora pela sigla. O trabalho realizado nos bastidores a levou a querer se envolver mais ativamente e a colocar o nome à disposição. A filiação ao PL consolidou o novo momento.
A chegada de Paula ao Partido Liberal foi comemorada pelo Presidente Municipal do PL, o Deputado Estadual Estêner Soratto. “A chegada da Paula Anacleto ao nosso partido é fundamental para reforçar a representatividade feminina em nossa política. Sua trajetória de dedicação e trabalho nos bastidores a qualifica como uma líder preparada para assumir uma cadeira na câmara”, afirmou.


190 ANOS DO PARLAMENTO CATARINENSE E 35 ANOS DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL

Santa Catarina – Em café da manhã realizado na quarta-feira (3), o presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB) apresentou o calendário de eventos em celebração os 190 anos do Parlamento Catarinense, assim como dos 35 anos da Constituição Estadual. Um roteiro para levar o parlamento estadual, incluindo sessões deliberativas e reuniões de comissões, para serem realizadas em cinco cidades catarinenses ao longo de 2024.
Nadal afirmou que as sessões percorrerão o estado, em Blumenau (7 e 8 de maio), Joinville (18 e 19 de junho), Criciúma (09 e 10 de julho), Lages (29 e 30 de outubro) e Chapecó (12 e 13 de novembro).
Já o horário tradicionalmente destinado aos partidos políticos na tribuna será aberto a entidades regionais, que poderão apontar as principais necessidades dos municípios aos deputados.
Alesc também promoverá um congresso, em novembro, para celebrar os 35 anos da Constituição Estadual. Serão três dias de evento, e estão previstas a participação do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de dois ministros do Supremo Tribunal Federal, entre outras lideranças.
Nadal também antecipou mudanças na estrutura administrativa, com a formalização do cargo de chefe de gabinete dos deputados estaduais, vinculado à presidência, mas com a extinção de um cargo no gabinete parlamentar. Também anunciou reajuste de 9,5% para os servidores do Legislativo.


FLÁVIO BOLSONARO TEM RAZÃO

Brasil – O senador Flávio Bolsonaro (PL) tem feito diversas críticas ao governo Lula nas redes sociais: “Lula vai transformar a Amazônia na maior carvoaria a céu aberto do mundo”; “É impressionante como tudo vai ficando cada vez mais caro no governo petista”; “Se for o filho do Lula, tá liberado”. O presidente Lula, por outro lado, voltou a dizer, na última terça-feira (2), que pegou um “país desmontado” ao tomar posse para o terceiro mandato e que a “falta de vergonha”, a “irresponsabilidade” e a “mentira deslavada” marcaram os últimos anos da política brasileira. Para falar sobre esses e outros assuntos, o Roda Viva – TV Cultura recebe o senador Flávio Bolsonaro nesta segunda-feira (8).


SALVARO BATEU NA PORTA DA CASA D’AGRONÔMICA

Criciúma – Durante uma visita à região de Criciúma, o prefeito Clésio Salvaro (PSD) entregou dois ofícios ao governador Jorginho Mello (PL), ao final da missa realizada no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus.
A primeira demanda refere-se ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, a segunda demanda diz respeito à continuidade das obras do Anel de Contorno Viário.
Um pedido no entanto estranho, pois foi Clésio Salvaro que afirmou recentemente em um evento do PSD/SC não precisar bater na porta da Casa d’Agronômica – residência oficial do governador de SC para garantir recursos para a sua região.
Mesmo assim, o governador garantiu ao prefeito que irá ligar para agendar uma reunião durante a semana para tratar dos assuntos.


GILSON MARQUES FOCADO NA RECONSTRUÇÃO

Florianópolis – Na noite da segunda-feira (1º), o deputado Gilson Marques (Novo) participou de um evento de apresentação da nominata de pré-candidatos a vereadores do partido Novo de Florianópolis. Com a casa cheia, todos os 24 pré-candidatos apresentaram suas principais bandeiras.
O evento contou ainda com o Deputado Estadual Matheus Cadorin, o Prefeito Topázio Neto, o Presidente Nacional do Novo Eduardo Ribeiro, e também o Presidente Municipal Bruno Ramos.


NOVO PAINEL DÁ MAIS TRANSPARÊNCIA

Santa Catarina – Já está no ar o novo painel que dá mais transparência ao andamento de projetos aprovados no Programa de Incentivo à Cultura (PIC). A nova ferramenta permite a pesquisa por campos, detalhando informações sobre a proposta cultural, valores captados, empresas incentivadoras e a prestação de contas.
Também é possível fazer a busca de informações por nome, proponente, ano, município, mesorregião, área cultural, e a situação (aprovado ou reprovado).
Uma das novidades em relação à plataforma usada anteriormente é a possibilidade de consultar os valores aportados e quais as empresas incentivadoras de um projeto.
“O PIC já se consolidou como uma ferramenta vital para o setor cultural de santa Catarina. Ele ainda pode ser considerado recente, por isso, está em constante processo de aperfeiçoamento. O novo painel vem para dar mais profissionalismo e lisura à administração”, explicou o presidente da FCC, Rafael Nogueira.


R$ 1 BILHÃO POR ANO NOS PRÓXIMOS 3 ANOS

Santa Catarina – O superintendente regional do DNIT em SC, Alysson Rodrigues, avaliou que seriam necessários R$ 1 bilhão por ano nos próximos 3 anos em investimentos nas rodovias federais sob a responsabilidade do órgão para melhorar significativamente a trafegabilidade e a qualidade das vias. A estimativa levou em conta investimentos em obras já em andamento, novos investimentos já em fase de projeto e também a recuperação e manutenção de rodovias por todo o estado.


REINVENÇÃO NOS NEGÓCIOS

Santa Catarina – Em evento na FIESC na quarta-feira (3), industriais abordaram as mudanças tecnológicas, ambientais e geopolíticas que desafiam as empresas a repensar seus negócios; o presente e o futuro da governança empresarial também estiveram na pauta dos participantes do Radar Reinvenção.


CELESC CADA VEZ MAIS FORTE

Santa Catarina – O Governo do Estado, por meio da Celesc, inaugurou na manhã da sexta-feira, 5, a nova subestação Abelardo Luz, instalação que vai melhorar a qualidade do fornecimento de energia para mais de 10.500 unidades consumidoras. A obra beneficiará diretamente aos municípios de Abelardo Luz, Ipuaçu, São Domingos e Ouro Verde, além de reduzir a demanda sobre toda a região de Chapecó, garantindo maior segurança energética.
Presente na inauguração da subestação, o governador Jorginho Mello (PL) ressaltou que, com a conclusão da obra, Santa Catarina dá um passo importante para garantir sua segurança energética, além de promover o desenvolvimento econômico e social da região. “Com essa nova subestação estamos garantindo a distribuição de energia elétrica de qualidade para as cidades do interior, além de atrair novos investimentos e gerar empregos para a população local. Também estamos avançando no fornecimento de energia trifásica e garantindo infraestrutura energética para o nosso agronegócio continuar crescendo”, comemorou o governador.


ACAFE 50 ANOS

Santa Catarina – A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que há meio século tem transformado o cenário educacional de Santa Catarina, lançou oficialmente as comemorações de seu cinquentenário. O evento de lançamento da campanha “Acafe: 50 anos desenvolvendo Santa Catarina pela Educação”, que contou com a presença do Governador Jorginho Mello (PL), Secretários de estado, Deputados, sociedade civil organizada e imprensa, ocorreu na noite da quarta-feira (03), em um jantar especial no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
“Vocês são um grande exemplo dessa Santa Catarina que nos orgulha, que é o estado mais competitivo do Brasil, com o maior número de carteiras assinadas, eu não tenho dúvida que a Acafe faz parte disso”, enalteceu o governador, também destacando a parceria com as universidades comunitárias na realização do projeto Universidade Gratuita, uma das principais bandeiras de seu governo.


Foto destaque: Divulgação