Com a presença do governador Jorginho Mello, TCE/SC abre primeiro Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) participou da abertura do primeiro Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário (Seges) – evento organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que promove o debate sobre a realidade da prestação dos serviços de esgotamento sanitário no Estado, incluindo a coleta e o tratamento de esgoto. Durante o encontro, na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 6, o governador, acompanhado do diretor-presidente da Casan, Edson Moritz, falou das metas e dos investimentos do Estado para avançar nos índices de saneamento básico em Santa Catarina .
“Fiz questão de estar na abertura do seminário pela importância do tema. Falar de esgotamento sanitário é falar de saúde pública. Sabemos que temos que avançar bastante aqui no estado pela falta de investimento ao longo das últimas décadas. Quando assumi o governo eu me reuni com toda a direção da Casan pra gente criar um grande plano de investimentos. Nossa meta é chegar no ano de 2026 com 50% da população tendo acesso à rede de esgoto tratado”, destacou o governador Jorginho Mello.
Além do governador, o seminário reuniu representantes dos órgãos de controle do Estado, prefeitos, prestadores de serviço e demais responsáveis pelo serviço de esgotamento sanitário nos 295 municípios catarinenses, com a finalidade de buscar soluções técnicas e financeiras para o cumprimento dos prazos previstos no Marco Regulatório do Saneamento Básico.
Nos dois dias do evento serão realizados vários painéis sobre a situação do esgotamento sanitário no Estado. O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Herneus de Nadal, considera o seminário uma oportunidade fundamental para que o tema seja amplamente debatido.


CRICIÚMA QUER RICARDO GUIDI, O PRINCIPAL PRÉ-CANDIDATO DO PSD

Criciúma – O PSD realizou um grande evento ontem à noite, 06, estilo convenção partidária norte-americana, em Criciúma, no AM Master Hall. O partido estimou mais de 2.000 pessoas presentes. Participaram 11 prefeitos do PSD e 10 vice-prefeitos, porém destas quase 2 mil pessoas, a maioria achou um fiasco o evento, tudo porque o PSD/SC está sacaneando Ricardo Guidi, um político de alto nível, que já foi deputado mais de uma vez, que possui experiência e credibilidade no cenário, o PSD/SC se quer marcou Guidi nas publicações das redes sociais, o fiasco ficou ainda maior quando não deram a “bola” para Guidi, nenhuma foto com os líderes do partido incentivando sua pré-candidatura, um boicote descarado, estamos presenciando se não, a maior decadência na história do partido em Criciúma, efeito da liderança estadual.
Para quase todos que estavam no evento, obviamente que o destaque foi o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Guidi que é o principal pré-candidato ao pleito municipal de Criciúma, feita a vontade dos munícipes da cidade, por fim, uma surpresa para a maioria dos filiados do PSD/SC presentes, a pré-candidatura também de Arleu da Silveira.


MULHERES MERECEM CADA VEZ MAIS

Itajaí – A 1ª Tenente Fernanda Corrêa Reck, que atua no Batalhão de Itajaí, é a primeira oficial bombeira militar, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), habilitada como piloto de avião multimotor. Ela realizou curso inicial de piloto privado (PP) particular e para pilotar o avião Carajá, que é multimotor, ela participou de mais uma qualificação sob instrução dos capitães Fábio Fraga e Álvaro Luiz Bilher Júnior, ambos do BOA.
Por ser uma Unidade Aérea Pública (UAP) operada por aviões multimotores, foi necessário cumprir as exigências do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) número 61, cuja ementa é: “licenças, habilitações e certificados para pilotos”, para conceder a habilitação de avião multimotor terrestre.


PAZ EM TODO O MUNDO

Brasília – Em visita oficial ao Brasil, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, foi recebido na quarta-feira (6) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e outros senadores. Eles defenderam a busca da paz em todo o mundo.
— Gostaria de externar a posição majoritária do Congresso Nacional no sentido de que nós pregamos a paz — e o Brasil é um país pacífico. As guerras, nós esperamos muito que possam ser interrompidas a partir do diálogo — pregou Rodrigo Pacheco.
O mundo necessita da paz e de direcionar suas energias em resolver os problemas de cidadania, principalmente a desigualdade — respondeu Pedro Sánchez, que depois foi recebido também na Câmara dos Deputados. 


CLIMA PRÉ-ELEITORAL NA ALESC

Santa Catarina – O clima pré-eleitoral da disputa municipal deste ano já começa a chegar aos debates do plenário da Alesc. Na sessão desta quarta-feira, 6, o deputado Matheus Cadorin (Novo), criticou o governador Jorginho Mello (PL) que durante visita a Associação Empresarial de Joinville- Acij , no início da semana, declarou que em época de eleições é “guerra na terra” em referência à disputa que pode haver entre  o atual prefeito, do Novo, Adriano Silva entre outros, com o secretário de Segurança Pública, deputado licenciado Sargento Lima (PL).
A reação da bancada do PL em defesa do governador foi imediata o deputado Ivan Naatz afirmou depois de ironizar que, “o partido Novo não é mais tão novo e diferente dos demais pois até já aceitou usar os recursos do Fundo Eleitoral”, Naatz  acrescentou que “o  que foi dito pelo governador não foi contra o povo e a cidade de Jonville. Foi relativamente ao processo eleitoral, algo extremamente normal dentro das eleições. Cada um tem seu candidato e usa suas armas para defendê-lo”, argumentou, avisando ainda que “nenhuma crítica ao governador ficará sem resposta neste plenário”.  


FUNCIONAMENTO DO GAECO EM SC CONTINUA

Santa Catarina – O documento, tradicionalmente firmado pelos chefes das instituições parceiras e pelo Chefe do Ministério Público, desta vez, de forma inédita, foi assinado pelo Governador do Estado, entusiasta do trabalho integrado entre os entes responsáveis pela segurança pública em Santa Catarina. O ato de renovação da parceria aconteceu nesta quarta-feira (6/3), na sede do MPSC. Assinaram o documento o PGJ, Fábio de Soua Trajano, e o Governador Jorginho Mello.


PCDOB DECLARA APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE LELA

Florianópolis – Na noite da terça-feira, 5, lideranças do Partido dos Trabalhadores e do Partido Comunista do Brasil estiveram reunidas para debater a conjuntura eleitoral de 2024. Os partidos são parceiros históricos e aliados. O pré-candidato do PT à prefeitura de Florianópolis, Lela, também participou do encontro.
Ao final das conversas o PCdoB de Florianópolis declarou apoio à pré-candidatura de Lela à prefeitura. A defesa do governo Lula é a prioridade para 2024.
Em breve os partidos da Federação Brasil da Esperança farão um evento com a presença de lideranças nacionais.
O PT de Florianópolis segue na construção de capital de Santa Catarina.


Foto destaque: Divulgação