Sinpol-SC inaugura 1ª seccional em Chapecó…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Chapecó – A Seccional Oeste, do SINPOL-SC, foi inaugurada na noite da quarta-feira (06), em Chapecó. Durante o evento, momentos marcantes foram registrados com a presença de autoridades locais e policiais civis da região, além do descerramento da placa de inauguração.
Segundo a Diretoria do sindicato, a unidade visa expandir sua rede de atuação para os 104 municípios da região, com o objetivo de representar de forma abrangente e eficiente os Policiais Civis de Santa Catarina.
A cerimônia, que teve início às 18h, registrou a presença de autoridades locais como o Vereador de Chapecó e Vice-Presidente do SINPOL-SC, Cleber Fossá, o também Vereador de Chapecó e Superintendente da Grande EFAPI, Nelson Krombauer, representando o Deputado Estadual, Altair Silva, o Diretor de Polícia de Fronteira, Delegado Fernando Callfass, que esteve representando o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, além de outras presenças ilustres, como o Delegado de Polícia da 1ª DP de Chapecó, Danilo da Silva Fernandes, e o Secretário Parlamentar, Gelso Augusto Czarnobay, representando o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Estadual, Mauro de Nadal.
Localizada na Avenida 7 de setembro, no bairro Presidente Médici, a Seccional Oeste possui um ambiente amplo e moderno e será um local de referência para a categoria. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, e disponibilizará aos associados acesso a todos os benefícios disponíveis do SINPOL-SC, como por exemplo, Assessoria Jurídica e Atendimentos Psicológicos gratuitos, Seguro de Vida e Auxílio Funeral, além de diversos descontos em lojas e convênios.
O presidente do SINPOL-SC, Max Magno Vieira, ressaltou a importância da nova seccional como um espaço que promove a união e fortalece os laços entre o SINPOL-SC e os Policiais Civis da região Oeste.
Durante o coquetel de confraternização que seguiu o cerimonial de abertura, os convidados tiveram a oportunidade de interagir, trocar experiências e fortalecer os laços. O clima de união e colaboração que marcou o evento, promete impulsionar ainda mais as ações em prol da categoria no Oeste.


REPÚBLICA TCHECA EM SC

Santa Catarina – Na manhã desta quinta-feira, 7, a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, recebeu em seu gabinete a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková. A recepção à diplomata também foi acompanhada pelo secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner.
O objetivo da reunião foi aumentar a sinergia nas relações bilaterais. Além disso, há interesse da República Tcheca ter uma sede da Embaixada em Santa Catarina. A vice-governadora destacou o interesse em buscar novas parcerias com o país europeu.


SORATTO PROPÕE MUDANÇA PARA FACILITAR

Santa Catarina – O deputado Estadual Estêner Soratto (PL) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa sugerindo uma alteração na legislação pertinente ao serviço de gravação/remarcação de chassi em vidros de veículos. A proposta visa permitir que as empresas credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) para esse serviço possam executá-lo nas oficinas mecânicas onde for realizada a instalação dos vidros.
“A medida pode trazer benefícios significativos. Ela simplifica e agiliza o processo para os proprietários de veículos, evitando deslocamentos desnecessários e facilitando a regularização dos veículos. Além disso, a medida contribui para a redução da circulação de veículos em situação irregular, o que é fundamental para a segurança no trânsito e para a prevenção de crimes como clonagem”, afirma o deputado Soratto.
A indicação do deputado Soratto foi encaminhada ao presidente do Detran, para análise e possível implementação da mudança na legislação.

Ouça o Dep. Estêner Soratto

DESEMBARGADOR ALEXANDRE D’IVANENKO SE DESPEDE DA CORTE ELEITORAL

Santa Catarina – Na quinta-feira (7), o desembargador Alexandre d’Ivanenko, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, comandou sua última sessão plenária. Ele esteve à frente da Corte desde abril de 2023, e, anteriormente, ocupou os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral (2022).


NOVO DESAFIO PARA LEANDRO SORGATTO

Chapecó – O empresário Leandro Sorgatto presidirá o Partido Liberal (PL) em Chapecó. Em um vídeo postado por Sorgatto na quarta-feira (6), o presidente estadual e governador Jorginho Mello fala em organizar a sigla no município e comemorou a chegada de Sorgatto. “Faremos um grande partido em Chapecó. Ele é o nosso presidente do partido lá. Um grande líder que vai ajudar a construir a eleição desse ano”, disse o governador.
Em seu novo desafio, Sorgatto destacou que “temos um ótimo projeto político de direita para Chapecó e vamos anunciá-lo em breve”.
Sorgatto desfiliou-se recentemente do MDB, onde permaneceu por 30 anos, e sua filiação no PL deverá acontecer nas próximas semanas. Na última eleição concorreu a deputado federal e ficou na segunda suplência, após ter conquistado expressivos 38.605 votos na sua primeira eleição.


SANTA CATARINA VAI RECEBER 211 OBRAS E EQUIPAMENTOS DO NOVO PAC SELEÇÕES

Santa Catarina – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na quinta-feira, 7 de março, o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções e, dentro desse pacote que totaliza R$ 23 bilhões em investimentos, Santa Catarina vai receber 211 obras em 139 municípios.
Os investimentos que serão realizados nas áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.


CAROL DE TONI É FORÇA CATARINENSE EM BRASÍLIA

Brasília – A deputada Caroline De Toni é a nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos deputados. Ela foi eleita com 49 votos. É a primeira vez na história que uma deputada mulher catarinense assume o comando da comissão mais importante da Câmara.
Reeleita em seu segundo mandato, foi indicada pelo PL, mesmo em meio à resistência do governo Lula. Em seu primeiro pronunciamento, disse que os parâmetros de sua atuação serão pautados na Constituição da República e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados.


PARTIDO LIBERAL CRESCE E SE DESTACA EM SC

Santo Amaro da Imperatriz – No dia 22 de março, às 19:22, acontecerá uma grande noite de filiações do Partido Liberal catarinense na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, no CTG Boca da Serra, com a presença de várias autoridades o Partido Liberal realizará um importante evento que mostrará mais uma vez porque é o maior de Santa Catarina e o mais bem estruturado, no comando de diversos municípios e do estado, o PL/SC segue sua caminhada crescendo cada vez mais, sem discórdias ou falta de respeito com seus filiados.


O VIGOR DE CLÉSIO SALVARO E O PSD/SC

Criciúma – O Partido Social Democrático (PSD), mobilizou lideranças e entusiastas de toda a região Sul do estado na casa de eventos AM Master Hall, em Criciúma, na quarta-feira (06). Como publicado na coluna de ontem, 7, mais de 2 mil pessoas foram prestigiar o grande evento, o anúncio da pré-candidatura de Arleu da Silveira, apoiado por Clésio Salvaro, a prefeitura de Criciúma em 2024 também foi uma surpresa, igualmente a pré-candidatura de Ricardo Guidi, outro nome de peso no cenário atual.
O anfitrião, Prefeito Clésio Salvaro, foi prestigiado recebendo em massa no palanque lideranças partidárias não só do PSD, mas também de outros partidos que deverão estar juntos na corrida por cadeiras no legislativo e executivo em Santa Catarina.
Os discursos foram de compromisso com a implementação de ações eficazes que contribuam para o desenvolvimento da sociedade catarinense e a lembrança de que o PSD governa mais de 2 milhões de catarinenses em várias cidades do estado.


TRAMONTIN REFILIA AO NOVO

Blumenau – O ex-promotor de Justiça Odair Tramontin vai voltar para a política. Ele retorna ao NOVO, partido que já representou em duas disputas: ao cargo de prefeito de Blumenau em 2020 e a governador do estado em 2022.
Tramontin é uma das principais lideranças do partido NOVO. Promotor de Justiça por 35 anos e professor universitário da FURB, é o nome mais cotado para candidato a prefeito de Blumenau pela sigla nas próximas eleições municipais de outubro.
O ato de refiliação está marcado para hoje, sexta-feira (8), às 12h, no Restaurante Moinho, em um almoço por adesão.


PROGRAMA ESGOTAMENTO SOBRE RODAS

Santa Catarina – A CASAN vai adotar o programa Esgotamento Sobre Rodas para atingir a meta definida pelo governador Jorginho Mello de 50% de tratamento de esgoto até 2026. Atualmente o Estado tem 30% de cobertura.
A afirmação foi feita na quinta-feira (7) pelo presidente da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Edson Moritz, durante o Seminário de Gestão do Esgotamento Sanitário (SEGES) no auditório do Tribunal de Contas do Estado.
Atualmente, a CASAN atende pouco mais de 3 milhões de habitantes (40% da população do estado) em 194 municípios. Desse número, apenas 29% têm tratamento de esgoto em algum nível, com uma cobertura populacional de 34,2%. No entanto, segundo dados do Censo IBGE, 89,2% da população catarinense tem em sua casa um esgotamento sanitário adequado, sendo o 4º maior índice do Brasil. Essa discrepância acontece porque 21,40% dos catarinenses utiliza fossas sépticas – uma forma adequada de esgoto, mas que não passa por tratamento.


Foto destaque: Divulgação