Santa Catarina é exemplo para o Brasil…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – A economia de Santa Catarina em 2023 cresceu 3,7%, uma alta que mais uma vez superou o crescimento do país, de 2,9%. Com isso, o PIB catarinense atingiu R$ 505,3 bilhões. O dado está no Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento, lançado na segunda-feira, 11. O informe do mês de março traz como destaque a divulgação dos primeiros dados do PIB estadual de 2023.
Mais uma vez os indicadores da economia catarinense trazem bons resultados, já que houve uma aceleração do crescimento quando comparado com o ano de 2022.
“É mais uma prova de que Santa Catarina é diferenciada. O empreendedorismo e a inovação do nosso povo sempre se apresentam nesses bons resultados pra economia do nosso estado”, afirmou o governador Jorginho Mello (PL).


ELEITORADO JOVEM VOLTA A CRESCER EM SC

Santa Catarina – Ainda que não sejam obrigados a participar das eleições, o número de jovens catarinenses que possuem 16 e 17 anos e já fizeram o seu título eleitoral voltou a crescer em 2024, em relação a 2020.
De acordo com os dados compilados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mês de fevereiro, Santa Catarina possui 33.872 eleitores nessa faixa etária, um aumento de 50,8% em relação aos jovens que estavam aptos a votar na última eleição municipal.
Esse aumento representa uma interrupção na sequência de queda que era observada, desde 2012, nas eleições para prefeitos e vereadores. A expectativa é que esses valores aumentem até o dia 8 de maio — prazo limite para emissão de novos títulos em função do fechamento do cadastro eleitoral.


TRUMP PRESIDENTE DOS EUA

Internacional – Por decisão unânime, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que o ex-presidente Donald Trump tem o direito de concorrer nas eleições presidenciais deste ano, anulando as decisões de tribunais estaduais que tentaram responsabilizá-lo pelo tumulto no Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Vantagem potencial para Trump, colocando em risco a reeleição de Joe Biden.


PRESIDENTES DO TCE/SC E DO TJ/SC ALINHAM NOVAS ETAPAS DO ACERTA/SC

Santa Catarina – O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), conselheiro Herneus De Nadal, reuniu-se, com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, para discutir as novas etapas do sistema de cobrança pré-processual de créditos tributários criado em parceria pelas duas instituições, o Acerta/SC. Também estavam presentes o vice-presidente e o corregedor-geral do TCE/SC, conselheiros José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, respectivamente, além de outros integrantes do Poder Judiciário.


AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR: COMITIVA CONQUISTA RECURSOS PARA SAÚDE E INFRAESTRUTURA DE SOMBRIO

Sombrio – O deputado estadual Tiago Zilli (MDB), acompanhou a comitiva de lideranças de Sombrio, que se reuniu com o Governador do Estado, Jorginho Mello (PL), em uma audiência realizada no Palácio d’Agronômica, em Florianópolis.
O encontro teve como objetivo principal discutir diversas demandas e reivindicações importantes para o município.
A prefeita de Sombrio, Gislaine da Cunha (MDB), liderou a comitiva e apresentou ao governador uma série de solicitações cruciais para o desenvolvimento local. Entre elas, destacam-se a continuidade da pavimentação asfáltica da Rodovia Guilherme Tiscoski, a construção de uma ciclovia conectando Sombrio a Balneário Gaivota e o pedido de repasse de recursos para conclusão das obras viárias.


ELA

Santa Catarina – A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e será a primeira mulher na história da Justiça Eleitoral catarinense responsável por conduzir uma eleição. O desembargador Carlos Alberto Civinski assumiu o cargo de vice-presidente e corregedor.
A cerimônia de posse foi realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A magistrada, que ocupava até então o cargo de vice-presidente e corregedora eleitoral, vai suceder o desembargador Alexandre d’Ivanenko.


FÓRUM DA MULHER EMPREENDEDORA

Concórdia – No Dia Internacional da Mulher celebrado anualmente, em 8 de março, foi a vez do município de Concórdia, no Oeste catarinense receber o Fórum da mulher Empreendedora.
Neste terceiro encontro promovido pela Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, mulheres do município e região participaram do evento, em busca de conhecimento. A proposta é realizada em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e outras instituições com o objetivo de debater iniciativas e caminhos para o empreendedorismo feminino.


PIORA NA AVALIAÇÃO DE LULA VEM DO NORDESTE E PELOS MAIS POBRES

Brasil – Em mais um sinal de alerta para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a avaliação positiva da atual gestão federal atingiu seu menor patamar desde o início do terceiro mandato do petista, segundo nova pesquisa Ipec. De acordo com o levantamento, 33% dos brasileiros consideram a gestão de Lula ótima ou boa — cinco pontos percentuais a menos que o registrado em dezembro, na sondagem anterior, e oito a menos na comparação com março do ano passado.
Outros 33% consideram o governo regular (eram 30% na última pesquisa) e 32% o avaliam como ruim ou péssimo (eram 30%). Ainda segundo o Ipec, 3% não souberam ou quiseram responder. A distância entre quem avalia positivamente e negativamente o mandato de Lula passou de 17 pontos para apenas um ponto no último ano.


COMISSÃO DA MULHER TEM APENAS HOMENS

São Paulo – Todos os sete integrantes da Comissão da Mulher, na Câmara de São Paulo, são homens. A única exceção neste mês da mulher seria Luana Alves (PSOL), mas ela recusou o convite para integrar o grupo. Participam da comissão —voltada também à saúde, à promoção social e ao trabalho — André Santos (Republicanos), Aurélio Nomura (PSDB), Hélio Rodrigues (PT), George Hato (MDB), Major Palumbo (Progressistas), Manoel Del Rio (PT) e Rodolfo Despachante (Progressistas). “Essa comissão, inclusive, é uma das menos concorridas da casa”, disse a vereadora do PSOL.


FIM DAS SAÍDAS TEMPORÁRIAS DE DETENTOS

Brasília – Parlamentares conservadores e da oposição articulam uma votação rápida do projeto de lei que restringe as saídas temporárias de detentos. Diante da tendência pela aprovação, o governo federal já estuda a possibilidade de promover vetos à proposta. Antes disso, o próprio autor do texto, o deputado federal Pedro Paulo, tem liderado um movimento contrário ao fim das saidinhas com apoio de governistas. A proposta original buscava aprimorar critérios para conceder o benefício das saídas temporárias e garantir fiscalização e monitoramento mais efetivos. O texto foi mudado na Câmara e passou a prever o fim do benefício, contando com 311 votos favoráveis e 98 contrários.


RECLAMAÇÃO DA ESQUERDA

Florianópolis – Segundo fontes próximas da direção geral do Partido dos Trabalhadores de SC está havendo reclamações profundas que Topázio Neto (PSD) está fechado com Jorginho Mello, Jair Bolsonaro (PL) e a direita catarinense, porém pelo que tudo indica, há quem diga que o PT/SC esqueceu que um dos ditos cabeças da Prefeitura Municipal de Florianópolis é de esquerda. Coisas que não dá para entender, entre as três opções, qual você escolheria? Carlos Eduardo Mamute, Fábio Botelho ou Gabriel Kazapi. Seguimos observando.


RODRIGO DE ANDRADE REFORÇA O TIME DO PL EM SÃO JOSÉ

São José – O Partido Liberal (PL) de São José recebeu um reforço significativo para seus quadros com a filiação do vereador Rodrigo de Andrade. A adesão foi marcada por evento de filiação realizado na noite da segunda-feira (11). A chegada de Rodrigo destaca o compromisso do PL em se fortalecer para a próxima eleição municipal, tendo como pré-candidata à majoritária a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL).
O evento de filiação contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Sargento Lima, do Deputado estadual Carlos Humberto, do ex-Deputado Bruno Souza, vereadores Marquinho (PL) e Alexandre Cidade (MDB) e lideranças políticas locais, que também fortalecem a importância estratégica do município para o cenário político estadual.


PARTIDO CHEGA, CHEGOU E FICOU

Internacional – O partido de extrema direita “Chega” obteve um dos desempenhos mais expressivos nas eleições legislativas de Portugal, no domingo (10). Criado há cinco anos, ele conseguiu cerca de 18% dos votos e quadruplicou sua representação no Parlamento.
Entre os parlamentares eleitos pelo “Chega” está um brasileiro. Marcus Vinicius Teixeira Soares dos Santos foi uma das sete candidaturas que o partido conseguiu emplacar na região do Porto.


TARCÍSIO DE FREITAS NA FRENTE

São Paulo – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem sua gestão aprovada por 33% dos eleitores da capital do estado. Para outros 37% dos paulistanos, seu governo é regular, e 26% o consideram ruim ou péssimo. Dizem não saber avaliar 3% dos entrevistados. Os números são da mais recente pesquisa Datafolha, realizada na cidade de São Paulo.


MARINA ESTÁ SUBINDO NAS PESQUISAS

São Paulo – Segundo a pesquisa Datafolha realizada presencialmente, com 1.090 pessoas de 16 anos ou mais em São Paulo, Marina tem 7% das intenções de voto, ela já aparece em empate técnico com a terceira colocada.
Como Secretária do Ministério da Economia de Paulo Guedes, Marina já mostrou que tem a coragem e a competência para fazer o que São Paulo precisa.


Foto destaque: Divulgação