Sucesso: Evento do MPSC – GEDCLIMA – une instituições…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Uma nova frente de atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) uniu instituições políticas, econômicas, sociais e Promotores de Justiça para atuarem em conjunto no Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas, o GEDCLIMA. O grupo multisetorial foi formalizado na tarde da quinta-feira (14), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
O presidente do GEDCLIMA, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, explicou que, a partir dos pilares ciência, lei e ação, o grupo promoverá estudos sobre as causas dos desastres climáticos de qualquer origem, bem como acerca de medidas aplicáveis para a prevenção, recuperação, mitigação e adaptação.
“Vamos discutir desde questões de alterações e inovações legislativas até o aperfeiçoamento da prevenção e atendimento às ocorrências relacionadas aos desastres, incluindo ações e campanhas de mobilização para mitigar os efeitos notórios das mudanças climáticas. O trato dos diversos setores não pode ficar limitado apenas à judicialização de ações para promover a justiça climática, precisamos de um esforço mais amplo em direção à autocomposição”, ressaltou Locatelli.
A criação do GEDCLIMA é um dos frutos de termo de cooperação assinado pelo MP catarinense com o MP do Rio Grande do Sul, em novembro de 2023. As duas instituições uniram-se para definir estratégias e ações de enfrentamento e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas que vêm causando desastres cada vez mais frequentes na região Sul do país.
O GEDCLIMA foi criado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, no dia 24 de janeiro desse ano, por meio de Ato (17/2024/PGJ). Terá como finalidade subsidiar a definição de estratégias de atuação para efetivar a defesa dos direitos relacionados a desastres socioambientais e mudanças climáticas em SC. O grupo também prestará apoio técnico e jurídicos a Promotores e Procuradores de Justiça em casos dessa natureza.


SC AMPLIA LIDERANÇA NA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA EM 2023

Santa Catarina – SC ampliou sua liderança no abate de suínos em 2023, com 29,5% do abate nacional. Foram abatidas mais de 16,9 milhões de cabeças, um aumento de 3,9% no comparativo com o ano anterior. O segundo lugar na produção de carne suína é do Paraná, com 21,2% do total produzido no Brasil, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 17%.
Para o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, os números confirmam a força do parque agroindustrial catarinense e reforçam a necessidade de melhorias nas condições logísticas para o escoamento da produção e acesso aos insumos, especialmente na região Oeste.


REUNIÃO DO CONSESP É BEM FALADA

Santa Catarina – A reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) nesta sexta-feira, 15, no Centrosul, em Florianópolis, conta com a presença de representantes de 24 estados e do Distrito Federal. Também com a presença do secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Sarrubbo, já o Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, foi representado pelo secretário-adjunto, Flávio Graff, pois está em tratamento de saúde ainda.
A programação começou às 9h e se estenderá até as 18h. Estão previstas apresentações, palestras, debates e deliberações internas. Será escolhida também a nova diretoria do Consesp. Entre os temas a serem abordados estão as tecnologias na segurança pública, a interação entre as forças de Segurança e o exemplo de Santa Catarina, a violência no campo, alterações legislativas, entre outros assuntos de alcance nacional.
A reunião do Consesp reúne os secretários de Segurança Pública dos Estados da federação e faz parte da programação do 3º Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname).
Em SC, a reunião está sendo organizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Paralelamente à reunião do Consesp, acontecerá um encontro dos chefes de inteligências das Secretarias de Segurança Pública.


SARGENTO LIMA MATOU A BASE DA PAULADA

Santa Catarina – Em um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado Sargento Lima (PL), atual secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, matou a pauladas o PSD de SC e afirmou que não subirá no palanque onde o partido estiver. Lima segue a mesma linha do ex-presidente Bolsonaro, que, há duas semanas, declarou que não queria saber do PL junto com o PSD, de Gilberto Kassab e Eron Giordani.
Lima afirmou que há “mentiras sendo ditas” por integrantes do PSD, como a de se colocarem como bolsonaristas e até tirarem fotos ao lado do ex-presidente para fundamentar estas declarações.
Destacou também que não estará de maneira alguma no palanque junto com o PSD, pois é o partido que propôs o processo de cassação do senador Jorge Seif (PL) – que chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


E SE ACONTECER?

Santa Catarina – Do outro lado, há quem diga que o PL/SC além da união com o PSD/SC em alguns municípios para as eleições deste ano, poderá até se unir com o PSD/SC nas futuras eleições estaduais de 2026, se caso o PT organizar nos bastidores a chegada de Gelson Merisio como comandante do espetáculo pelo lado esquerdo ao lado de Décio Lima (PT), combinando assim o PL/SC e o PSD/SC a entrada de João Rodrigues (PSD) para o Senado Federal e o cargo de vice prefeito para o PL em Chapecó, o que atualmente no cenário político atual é difícil de acontecer, ainda mais com essas verdades bem ditas do Sargento Lima (PL), no fim se analisarmos profusamente, o MDB/SC de Antidio Lunelli (MDB) tem grandes possibilidades de emplacar uma união saudável com o PL/SC de Jorginho Mello (PL) para vice-governador, deixando ainda mais claro a união do PSD/SC com o PT/SC nas eleições de 2026. Estamos prestes a ver Gelson Merisio e Julio Garcia juntos novamente.


ENCONTRO DO PL 1

Joinville – O mega encontro do Partido Liberal em Joinville promete, será no dia 16, amanhã, às 15H22, o local é no Racho Timbé, terá a presença de várias autoridades e do Sargento Lima, pré-candidato ao pleito municipal, um evento que ficará na história da cidade.


ENCONTRO DO PL 2

Tubarão – Outro grandioso evento de filiação do PL acontecerá na região Sul. Vai ser na quinta, dia 21 de março, às 19h22, em Tubarão, com a ilustre presença do Presidente Estadual do Partido Liberal, Governador Jorginho Mello, e dos deputados estaduais e federais, dando destaque também para o pré-candidato ao pleito municipal da querida Tubarão, Estêner Soratto. É uma ótima oportunidade para quem quer ser filiar ou ser candidatando.


RODRIGO DE ANDRADE É PL

Santa Catarina – O PL/SC fez mais de 70 filiações de 40 municípios diferentes na capital do estado, na presença de mais de 200 pessoas, uma grande liderança foi filiada, o vereador Rodrigo Andrade do município de São José. Estiveram presentes na filiação o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e algumas autoridades, como a pré-candidata a prefeita em São José, Adeliana Dalpont e o pré-candidato a prefeito em Joinville, Sargento Lima.


FIASCO DA UVESC

Florianópolis – Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Ao contrário do sucesso absoluto do evento do MPSC sobre defesa dos direitos relacionados a desastres socioambientais e mudanças climáticas, todos perceberam o fiasco que está sendo o evento Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais de Santa Catarina da União dos Vereadores de Santa Catarina na cidade de Florianópolis, evento que não é público, que não tem ligações com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc, a Alesc somente aluga o espaço, e é promovido por uma empresa particular. A questão tão comentada e falada nos bastidores não seria o problema do fracasso por falta de público assistindo os conteúdos repudiados oferecidos pela empresa promotora, mas sim, segundo fontes, é que vereadores oportunizam o evento para tirar diárias, retirarem suas credenciais e não ficarem no evento, aproveitam para saírem pela cidade de Florianópolis passear e “turistar”, ou seja, diárias e inscrições custeadas com o dinheiro do pagador de impostos para diversões e entretenimentos pela cidade de Florianópolis. Não é a primeira vez que milhares de comentários negativos circulam pelo cenário atual, em outros eventos promovidos pela mesma empresa para a Uvesc fatos iguais ocorreram, inclusive segundo informações foi encontrado vereadores passeando em shoppings no dia e horário do evento. Não podemos negar que é muito preocupante, inclusive há quem diga que o TCE/SC e o MPSC já estão analisando o caso grave e assim se entenderem, tomaram as medidas judiciais cabíveis, até porque o vento é apoiado pelo Federação Catarinense de Municípios – Fecam.
Comprovado o fiasco e a rejeição do evento promovido por uma empresa privada para a Uvesc, presidida pela então vereadora de esquerda Marcilei Vignatti (PSB), que no fundo tem o puro sangue do PT mas parece não admitir, estando conformada no PSB de Chapecó, o dinheiro da população é mal aplicado, e intencionalmente “queimado”. Triste realidade.


INAUGURADO O CIEDDE

Brasília – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, inaugurou na terça-feira (12), o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), que terá como objetivo a atuação coordenada da Justiça Eleitoral (JE) junto aos Poderes, órgãos da República e instituições na promoção da educação em cidadania, dos valores democráticos e dos direitos digitais.
No ato de inauguração, Moraes afirmou que uma das missões do Tribunal é garantir a liberdade na hora da escolha da eleitora e do eleitor. Segundo ele, a vontade do eleitorado vem sendo atacada por milícias digitais desde 2018, que, ao utilizar fake news e discursos de ódio, pretendem desvirtuar o mercado livre de ideias.


PRESIDENTE RECEBE PARTICIPANTES DO MBCB

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do Ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa, com participantes do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil – uma coalizão de esforços da cadeia da mobilidade que reúne o setor de bioenergia, autopeças, montadoras, entidades de tecnologia e engenharia, pós-venda e sindicatos de trabalhadores para refletir sobre os caminhos da mobilidade sustentável no Brasil.
O grupo identifica o enorme potencial do país para liderar globalmente o processo de transição energética com seus reflexos na mobilidade e aproveitou para parabenizar os recentes avanços alcançados pelo governo e pelo Congresso Nacional, a exemplo do Programa Combustível do Futuro, aprovado na Câmara dos Deputados.


LELA SE REÚNE COM LULA

Brasília – O pré-candidato do PT à prefeitura de Florianópolis, Vanderlei Farias, o Lela, se reuniu com o presidente Lula na tarde da terça-feira (12). O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também participou da conversa. No encontro eles falaram sobre a conjuntura política de Santa Catarina e a polarização em Florianópolis. Lula pediu empenho de Lela na defesa do governo e de todas as políticas públicas que estão sendo construídas e implantadas pelo governo federal. Ao final, Lela agradeceu pelos investimentos do PAC na cidade e aproveitou para convidar o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, para que participem do início da safra da tainha, tão tradicional em Florianópolis. Lula avaliará o convite.
Lela e o PT de Florianópolis seguem trabalhando na construção de uma frente ampla na cidade.


Foto destaque: Divulgação