Grave: Vereador de Chapecó é acusado de assédio por assessora…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Chapecó – A Câmara de Vereadores da cidade de Chapecó no oeste do estado está passando por uma situação muito delicada, segundo fontes, uma mulher – assessora parlamentar de um vereador, está sendo assediada por outro vereador da Casa.
Segundo informações obtidas pela equipe de jornalistas do Portal Hora Política, a mesa diretora, bancada feminina ou comissão de ética da Câmara Municipal de Chapecó poderá vir adotar alguma medida caso comprovado todos os fatos, aliás, diga-se de passagem muito sério.
Independente de ser um crime condicionado a representação da vítima, ela é a parte mais fraca e tem medo, afirmaram as fontes.
Há quem diga e confirme que o crime ocorreu, também a falta de ética e decoro ainda mais por ser no período de sessão, outros questionam até mesmo se o fato foi um assédio, ou um oportunismo para denegrir a imagem do parlamentar.
Tudo será confirmado em breve, tanto pela Procuradoria da Mulher na Câmara e outras autoridades responsáveis.


GRANDE: COM NÍVEL DE ENCONTRO POLÍTICO AMERICANO, PARTIDO LIBERAL REUNIU MAIS DE 2 MIL PESSOAS NO SUL DO ESTADO

Tubarão – Estrutura, organização e políticos de renome, foi com nível de encontro político americano que mais de 2 mil pessoas estiveram presentes no encontro regional Sul do PL, o partido mais forte e bem organizado do estado de Santa Catarina.
A Hangar 737 ficou lotada na quinta-feira (21), para o encontro regional Sul do PL. Cerca de 2 mil pessoas compareceram ao evento, que teve a participação de Deputados Estaduais, Federais, Secretários de Estado, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e do Presidente Estadual do Partido, Governador Jorginho Mello. Foram centenas de novas filiações.
Anfitrião do evento, o Deputado Estadual Estêner Soratto, Presidente do PL de Tubarão e coordenador regional da sigla, afirma que o encontro foi um sucesso. “Foi um grande evento de mobilização do PL da região Sul. Mostramos que estamos preparados para a eleição de 2024, para que as cidades da região repitam o modelo de gestão colocado em prática pelo nosso Governador Jorginho Mello e pelo nosso eterno Presidente Jair Bolsonaro”, comemora.
Entre os novos filiados do PL em Tubarão está o Vice-Prefeito Moisés Nunes. “O Moisés é um grande tubaronense. Um empresário de sucesso, idôneo, que construiu sua família aqui na cidade e que tem os valores do nosso partido”, comemora Estêner Soratto.
O Presidente Estadual do PL, Governador Jorginho Mello, descreveu o encontro regional como um evento extraordinário. “Nós vamos eleger um grande número de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores aqui no Sul. Vai ser uma grande eleição para o Partido Liberal”, garante.
Além do Governador Jorginho Mello, o evento contou com a participação da Deputada Federal Júlia Zanatta e do Deputado Federal Jorge Goetten. Os Deputados Estaduais Jessé Lopes e Ana Caroline Campagnolo, Presidente do PL Mulher de Santa Catarina, também estiveram em Tubarão. Líder do PL no Sul, o Secretário Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, marcou presença. O encontro ainda contou com Presidentes municipais do PL, PL Mulher e do PL Jovem do Sul.


SEGURANÇA DE PRIMEIRO MUNDO: POLÍCIA MILITAR REALIZA SIMULADO DE ATAQUE EM ESCOLA

Santa Catarina – A realização desse simulado reforça o compromisso da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), do Governo do Estado de SC através do governador Jorginho Mello (PL) e da Alesc através do deputado Mauro de Nadal (MDB), juntos trabalham incansavelmente para que as escolas permanecem seguras.
Uma unidade de ensino do município de Porto União foi palco de um simulado da Polícia Militar para prevenir ocorrências de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas. O treinamento foi realizado na manhã da quarta-feira, 20, no Núcleo de Educação João Fernando Sobral e teve o objetivo de avaliar as medidas de segurança previstas no Plano de Contigência de Segurança Escolar.
A capacitação foi realizada pela 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), por meio das ações permanentes do programa institucional da Rede de Segurança Escolar. Além do treinamento do policial militar, a técnica consiste em treinar os professores e funcionários para se defenderem de possíveis ações criminosas.
O simulado orientado contou com a participação ativa de todas as partes envolvidas, desde diretores de outras unidades de ensino do município, que foram convidados, até autoridades locais e serviços de emergência. Todas as etapas do simulado foram criteriosamente planejadas, desde a simulação do incidente até a evacuação segura dos alunos e a resposta rápida das equipes de segurança e resgate, garantindo a eficácia do treinamento e a segurança de todos os participantes.


EMPATIA

Caxambu do Sul – O governador Jorginho Mello (PL) e a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, entregaram na tarde da quarta-feira, 20, casas construídas pelo programa de habitação social do Estado para 15 famílias de Caxambu do Sul, no Oeste do estado. O investimento do Governo de Santa Catarina foi de mais de R$ 1 milhão e possibilitou a realização de um sonho para os beneficiados.
“Esse é um momento muito especial. Estamos entregando moradias para as famílias que mais precisam. Estamos fazendo isso em vários municípios. Isso traz dignidade e tranquilidade para essas pessoas que mais precisam. A partir de agora com a chave na mão elas terão um lar pra chamar de seu”, destacou o governador Jorginho Mello.


MICHELLE TEM RAZÃO

Brasil – A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) se manifestou após os 261 móveis do Palácio da Alvorada, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu terem sido levados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), serem localizados em “dependências diversas” do local. Em nota enviada pela ex-primeira-dama para o Portal Hora Política, Michelle citou o “desgaste emocional” causado pelo episódio e disse que “agora que a verdade veio à tona, as medidas judiciais serão adotadas”.
A ex-primeira-dama afirmou que a gestão petista queria “uma cortina-de-fumaça para tirar o foco da notícia de que eles gastariam o dinheiro do povo para comprar móveis luxuosos por puro capricho e sem licitação”.


MÉRITO FRANCISCO DIAS VELHO

Florianópolis – Liderança pública, preocupação com a população e competência para saber administrar coletivamente. O conceituado advogado e gestor público Filipe Mello (PL) recebeu a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho das mãos do vereador Renato Geske (PSD) em sessão solene feita pela Câmara Municipal de Florianópolis pelos 351 anos da cidade na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
“Feliz e honrado em receber a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho, da Câmara Municipal de Florianópolis. Agradeço aos membros do Poder Legislativo Municipal e, em especial, ao amigo e Vereador Renato Geske.” afirmou Mello.


TRÂNSITO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Brasília – Pleiteada há muitos anos por produtores rurais em todo o país, a regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas deu mais um importante passo na quinta-feira (21). O deputado federal Rafael Pezenti (MDB), que tem participado dos debates em Brasília sobre o tema, informou que foi publicada oficialmente pelo Ministério dos Transportes a Minuta de Resolução que será submetida à consulta pública e, posteriormente, deliberada em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Agricultores e setores da economia terão até 20 de abril para apresentar suas sugestões ao texto.


FELIZ ANIVERSÁRIO FLORIANÓPOLIS

Florianópolis – A capital do estado de Santa Catariana celebra neste sábado, 23, 351 anos de história. A programação em comemoração ao aniversário da capital catarinense está repleta de eventos, com shows, exposições e diferentes atividades. São 351 anos de encantos, belezas e memórias. Parabéns Florianópolis.


200 ANOS DO SENADO FEDERAL

Brasília – Os 200 anos desde a criação do Senado, em 25 de março de 1824, serão comemorados na segunda-feira (25) em Sessão Especial. Devem participar da sessão autoridades brasileiras e também delegações de representações estrangeiras. A sessão é um dos vários eventos programados para comemorar o bicentenário e está marcada para as 15 horas.
Confirmado a presença na sessão o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que representará o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e os ex-presidentes do Senado Edison Lobão e Eunício Oliveira, atualmente deputado federal. Também já confirmaram presença as delegações de Honduras, Cabo Verde, Moçambique e Angola.
A sessão deve ter duração de 1h30. O Hino Nacional será cantado da tribuna pelo solista Jean William, da orquestra regida pelo maestro João Carlos Martins.


LUCAS NEVES QUER LAGES

Lages – Quem vai concorrer ao pleito municipal da cidade de Lages contra a deputada federal Carmen Zanotto, é o deputado estadual Lucas Neves, pelo partido Podemos, Lucas vai largar na disputa focado tentando conquistar o comando da prefeitura da capital serrana. Não será fácil, Carmem Zanatto está muito bem posicionada e apresentará ao povo lageano uma baita campanha, inclusive apoiada pelo governador do estado de Santa Catarina, jorginho Mello (PL).
Segundo fontes o que pode enfraquecer a campanha de Neves e gerar até mesmo uma derrota rápida é o apoio da deputada estadual Paulinha, atual líder do partido Podemos, pois há quem diga que Paulinha está trabalhando como um rótulo para o deputado estadual Julio Garcia (PSD), tornando o partido Podemos um Partido B para o PSD no estado, segundo informações, Paulinha vetou e chegada de Gui Pereira no partido e tem demonstrado com frequência que está submissa ao Partido de Eron Giordani.


GIORDANI VAI DE ESTADUAL

Santa Catarina – Segundo fontes precisas ligadas ao PSD/SC, o atual presidente do partido, Eron giordani vai tentar sua eleição para deputado estadual em 2026, há quem diga que Eron gosta de trabalhar somente nos bastidores, sua preferência, mas segundo informações o filho de Edegar Giordani parece que vê necessidade para o partido a sua disputa para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Segundo os comentários que rolam nos bastidores da política catarinense, Giordani será uma sucessão de Julio Garcia que possivelmente vai se aposentar.


PROPINA NO PARANÁ

Paraná – O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), foi questionado sobre os depoimentos e áudios que mostram o recebimento de propina pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano (PSD).
Perguntado por repórteres durante um evento na quarta-feira (20) em Curitiba, o governador disse:
“Não sou comentarista político”, afirmou na saída do evento.
Ratinho Junior também é presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD), o mesmo de Traiano.


APOIO

Criciúma – Na manhã da sexta-feira (22) em Criciúma, lideranças do União Brasil declararam apoio à pré-candidatura de Arleu da Silveira a prefeito de Criciúma. Quem também oficializou apoio foi o partido Republicano de Criciúma, que anunciou apoio à pré-candidatura de Arleu para prefeito da cidade.
Arleu da Silveira está articulando, percorrendo, demonstrando a confiança e respaldo que sua candidatura tem conquistado entre diversos setores da sociedade criciumense.


PREFEITO DO PSD DIVULGA PESQUISA ELEITORAL SEM REGISTRO

Forquilhinha – O Juiz Eleitoral Júlio César Bernardes, da 98ª Zona Eleitoral, julgou procedente ação movida pelo PDT de Forquilhinha contra o prefeito José Cláudio Gonçalves (PSD), o Neguinho, por divulgação de pesquisa eleitoral sem registro. Nos dias 30/01/2024 e 02/02/2024 ele comentou dados das Eleições Municipais de 2024 sem registro perante a Justiça Eleitoral, por meio de entrevistas em programa de rádio.
Na ação, o juiz condenou Neguinho ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00 com base no art. 33, §3º, da Lei n. 9.504/97, e art. 17, da Resolução n. 23.600/19. Além disso, tendo em vista o descumprimento da decisão liminar id 122164769, condenou ainda o prefeito ao pagamento de multa no valor de R$ 10.000,00.


PL DE GUARAMIRIM DEFINE PRÉ-CANDIDATOS PARA CONCORRER AO PLEITO DE 2024

Guaramirim – O Partido Liberal (PL) de Guaramirim definiu na terça-feira (19) os pré-candidatos à majoritária. Adriano Zimmermann e Dênis Luiz Lunelli serão os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A executiva municipal teve o aval do Governador Jorginho Mello, dos deputados Maurício Peixer, Zé Trovão, Sargento Lima e Coronel Armando.


DESPEDIDA

Santa Catarina – O Estado se despediu de um nome importante de sua história: Paulo Konder Bornhausen. Deputado estadual, foi presidente da Alesc, secretário de Estado e vice-governador de Santa Cataria. Advogado por formação, ocupou vários cargos de destaque em instituições nacionais, com larga folha de serviços prestados ao País. Foi um empresário de muitas iniciativas e importante participação para o desenvolvimento catarinense. Paulo deixa um legado importante.


PODEMOS DECLARA APOIO À REELEIÇÃO DE EDUARDO FRECCIA

Palhoça – O Podemos realizou uma reunião, com atos de filiação, nesta segunda-feira (18), em Palhoça. Com a presença do deputado estadual Camilo Martins (Podemos), o partido declarou apoio ao pré-candidato a prefeito Eduardo Freccia (PL). No encontro, o partido também deliberou sobre o espaço para compor a majoritária, e deve indicar o nome para vice. Além do anúncio, o grupo apresentou os membros que compõem a executiva e pré-candidatos ao legislativo municipal.


SIGILOS

Brasil – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs em 2023 sigilos de 100 anos a informações que vão desde a agenda da primeira-dama, Janja da Silva, a comunicações diplomáticas sobre o ex-jogador Robinho, condenado e preso por estupro.
De acordo com a publicação, o governo negou no ano passado 1.339 pedidos de informação feitos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). A justificativa dada pelo governo foi de que as informações continham dados pessoais, protegidas por lei. Ao dar essa resposta, o efeito prático é colocar sigilo de 100 anos sobre as informações.


EM ENTREVISTA PARA A CNN, GILMAR MENDES ACERTA UM TAPA NA CARA DOS BRASILEIROS

Brasil – Entrevistado pela CNN Brasil, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes falou sobre a operação Lava Jato. A força-tarefa que reuniu um conjunto de investigações que culminaram em processos e condenações acaba de completar dez anos, com muitos dos seus julgamentos sofrendo reveses e anulações na última instância.
“A Lava Jato, como já disse, de certa forma é pai e mãe do bolsonarismo. Um retumbante fracasso. Erramos todos. O judiciário errou, criou um sistema errático, as corregedorias falharam”, afirmou Mendes.
Sobre as investigações de uma tentativa de golpe orquestrada pelo governo anterior, Mendes assinalou: “Estamos vendo de maneira muito mais clara do que poderíamos imaginar há três semanas atrás que estamos próximos das pessoas que urdiram, que tramaram, que armaram todo esse cenário.”


ISRAEL ROCHA É PSB-SC

Santa Catarina – O novo presidente do PSB de Santa Catarina foi anunciado na quarta-feira, 20: Israel Rocha. Ele tem 28 anos, é natural de Florianópolis, Rocha está filiado ao PSB desde 2014.
A escolha de Israel Rocha para liderar o PSB catarinense foi feita pessoalmente pela direção nacional e pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e consolida um movimento de renovação dos quadros políticos do partido. O PSB tem importantes lideranças jovens em atuação: o prefeito do Recife, João Campos, e a deputada federal e pré-candidata à prefeitura de São Paulo, Tábata Amaral, são dois exemplos.


INDÚSTRIA APRESENTA AGENDA LEGISLATIVA AO CONGRESSO NACIONAL

Brasília – Com propostas que priorizam os esforços de neoindustrialização e descarbonização, o setor industrial apresentou na terça-feira (19) a Agenda Legislativa da Indústria 2024, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e criada em parceria com as federações estaduais e do Distrito Federal.
FIESC participa da entrega do documento que detalha as propostas legislativas prioritárias para a indústria, como as que tratam da modernização do setor elétrico, da regulamentação do mercado de carbono, e da depreciação acelerada de máquinas e equipamentos.


SUINOCULTURA CATARINENSE

Santa Catarina – Na busca por soluções para o ICMS da suinocultura catarinense, o Deputado Altair Silva realizou uma importante audiência na Secretaria de Estado da Fazenda, com a participação do Secretário Cleverson Siewert, presidente da ACCS Losivanio de Lorenzi e outras autoridades. O objetivo foi encontrar formas de auxiliar os suinocultores catarinenses dando melhores condições e incentivos aos produtores, para que sigam produzindo e investindo em sua propriedade.. Essa iniciativa representa um passo significativo para a melhoria das condições de trabalho e competitividade dos produtores de suínos em Santa Catarina. A busca por soluções para questões tributárias é fundamental para garantir a sustentabilidade e o crescimento da suinocultura no estado.


NOVO ACESSO E NOVA SAÍDA NA BR-101

Palhoça – O deputado estadual Camilo Martins (Podemos), acompanhado do prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PL), procurou representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na manhã da quarta-feira (20), e tratou sobre a necessidade de abertura de um novo acesso e uma nova saída para a BR-101, dentro de Palhoça.
“Quem trafega pelo local sabe a dificuldade e o tempo que perdemos na entrada e na saída do bairro Pagani. Mais do que isso, essa falta de mobilidade nas marginais reflete diretamente dentro dos bairros. Nos últimos anos, ANTT e Arteris diminuíram os acessos e saídas da BR-101, e não consideraram o crescimento da cidade”, considerou o deputado Camilo Martins.


Foto destaque: Divulgação