Tubarão recebe o grande encontro do PL no Sul do Estado…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Tubarão – Participação democrática, representatividade e desenvolvimento. Esses são alguns fatores que envolvem o encontro do PL, marcado para amanhã, quinta-feira (21), às 19h22, na Hangar 737, em Tubarão. O evento coloca em pauta o trabalho do partido no Sul do Estado para o ano eleitoral. O ato terá a participação do presidente estadual do partido, o governador de Santa Catarina Jorginho Mello, Senador Jorge Seif e Deputados estaduais e federais do PL.
Na região, a sigla possui diversos pré-candidatos a prefeito e vereador. “A vinda do Governador Jorginho Mello é para dar o pontapé inicial para o pleito deste ano. O PL vem forte em todos os municípios da região Sul”, afirma o deputado estadual Estêner Soratto, coordenador do PL na Amurel.
O Partido Liberal quer reforçar seus compromissos para as eleições deste ano, com foco nas ideias e propostas do partido. “Nossos pré-candidatos terão a oportunidade de fortalecer seus compromissos com as bandeiras e objetivos do PL, como Deus, pátria, família e liberdade”, fortalece Soratto.
O evento é aberto ao público e promete receber centenas de pessoas, de todo o Sul do Estado. Representantes do PL Mulher e do PL Jovem também marcarão presença. O evento terá intérprete de libras.


ECONOMIA DA CASA: ALESC DESTINA RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS

Santa Catarina – A Assembleia Legislativa iniciou o repasse de R$ 80 milhões ao governo do Estado para serem aplicados em projetos regionais, em áreas como saúde e infraestrutura. O montante é resultado da economia de gestão do Parlamento catarinense e será distribuído, de forma inédita, para as ações apontadas pelas seis bancadas regionais, constituídas na Alesc, por meio da lei complementar nº 828 de 2023.
“Nossa legislatura tem se pautado em uma coerência muito forte com a expectativa dos catarinenses pela boa aplicação do recurso público. Nesse sentido, a doação, de forma regionalizada, é uma inovação desta Casa, para fazer com que os valores economizados sejam revertidos em áreas prioritárias para a população”, destacou o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB).
Durante a sessão ordinária da terça-feria (19), Nadal citou a visita recente ao município de Blumenau, a convite da Bancada do Vale do Itajaí, quando foi anunciado o repasse de recursos para dois hospitais considerados estratégicos para a região.
“Deu para perceber a satisfação dos administradores em receberem este gesto importante do Parlamento, em reconhecimento a duas entidades que prestam serviço de excelência para os cidadãos. Cabe a nós, parlamentares, termos a sensibilidade de perceber os projetos que a sociedade anseia, e por meio destes recursos, levarmos mais esperança aos catarinenses.”
Parlamentares que integram as seis bancadas regionais enalteceram a iniciativa da Alesc.


ALOIZIO MERCADANTE: “NÓS PRECISAMOS DEFENDER O PAÍS.”

Brasil: O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse na terça-feira (19) que os brasileiros precisam parar de falar mal do Brasil.
“Nós precisamos defender o país. Valorizar, reconhecer as conquistas. Estamos com a inflação dentro da meta, taxa de juros caindo, passamos a ser a nova economia do mundo, o rating do Brasil melhorou e o risco soberano caiu”, afirmou.


EDUARDO BOLSONARO TEM RAZÃO

Brasil – Exagero. No dia em que Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por fraude em cartões de vacinação da covid-19, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou que prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não vai ser fácil” e questionou se a corporação vai “continuar sendo cachorrinho” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Com o relatório final do inquérito, o caso segue para o Ministério Público Federal (MPF), a quem cabe analisar se oferece denúncia formal à Justiça para abertura de ação penal. O ministro do STF, relator do caso, deu 15 dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar.


ELA

Biguaçu – Beatriz Borba (PL) vai dar a largada, a Assessora Parlamentar da Deputada Estadual mais votada na história de Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo (PL) vai disputar uma cadeira para Câmara de Vereadores da cidade de Biguaçu, articulada, Beatriz tem seus princípios, faz análises com propriedade e vai firme entrar na briga, assim como Campagnolo vai ser mais uma mulher vencedora na política, anotem.


CORAGEM

Criciúma – Quanto custa uma janela eleitoral? Dois anos como deputado federal ou quatro anos como prefeito? Segundo fontes ligadas a direção do PSD/SC, o deputado federal e atual Secretário de Meio Ambiente e Economia Verde do Estado de SC, Ricardo Guidi (PSD) está perdendo tempo, há quem diga que o deputado estadual Julio Garcia (PSD) e Eron Giordani não tem o mesmo relacionamento que tinham com Guidi, comentários nos bastidores afirmam que Ricardo deveria seguir seu caminho já iniciado, ou seja, concorrer para prefeito em Criciúma filiado ao Partido Liberal com apoio integral do governador de SC, Jorginho Mello (PL) e mais seus parceiros. Sem medo, com confiança. Até porque depois que terminar seu mandato de Deputado Federal pelo PSD, certamente Guidi deverá ingressar oficialmente no PL/SC, não tendo mais aberturas no PSD/SC, agora ou depois, os fatores não mudam.
Tendo apoio de Julia Zanatta ou não, segundo informações precisas, enquanto Arleu da Silveira (PSD) e Clesio Salvaro (PSD) percorrem Criciúma trabalhando na pré-candidatura, Guidi não está com coragem, deveria mostrar sua força, mas conhece os “métodos” de trabalho de Julio e Eron, por isso sabe que o jogo é pesado, está se sentindo inseguro, sabe que o PSD/SC é capaz de tudo e contra tudo, faz além da política.


NA FRENTE: PRESIDENTE DA ALESC LANÇA AVATAR FEITO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Santa Catarina – O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), acaba de lançar um avatar feito com o uso da inteligência artificial.
Como diz De Nadal, a ideia é usar a ferramenta para explicar propostas e ações, assim como novidades da atividade parlamentar. Ele cita como exemplo a possibilidade de explicar projetos voltados à segurança nas escolas.
Além disso, o deputado explica que a ideia é tratar do uso da inteligência artificial na política, principalmente durante o período eleitoral.
“A inteligência artificial, quando usada de maneira responsável, pode trazer muitos benefícios. Porém, se utilizada com maldade, pode arruinar reputações e criar muitos problemas. Por isso, devemos conscientizar a sociedade sobre benefícios e riscos da ferramenta”, destaca.
Para o deputado, o uso do avatar permite mostrar às pessoas o quão avançada está a tecnologia, e sugere a elas que percebam como pode se dar a sua utilização correta. E alertar para os riscos, caso a ideia seja fomentar a desinformação.


JUSTIÇA ELEITORAL CATARINENSE INICIA VISTORIAS DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

Santa Catarina – A Justiça Eleitoral catarinense já iniciou o processo de vistoria dos locais de votação que vão funcionar durante as Eleições Municipais de 2024. Santa Catarina possui cerca de 3.400 locais que vão abrigar mais de 17 mil seções eleitorais.
Durante as visitas são avaliadas questões de infraestrutura como instalações elétricas, mobiliário disponível e condições de acessibilidade. O objetivo é ajustar o que for necessário a tempo de receber os eleitores para o pleito.
Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) faz um levantamento dos materiais elétricos a serem adquiridos, como extensões e adaptadores, ou de pequenos reparos que podem ser resolvidos pelo próprio cartório eleitoral.
Quando há problemas de acessibilidade aos prédios e salas, a Justiça Eleitoral pode oficiar os órgãos municipais, estaduais e federais competentes para que ocorra a adequação do ambiente, ou então realocar pessoas com deficiência para seções mais bem preparadas para recebê-las.


Foto destaque: Divulgação